Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de patologias em edificações, assinale a alternativa incorreta.
As trincas de origem térmica podem surgir por movimentações diferenciadas entre componentes de um mesmo elemento, entre elementos de um sistema e entre regiões distintas de um mesmo material. Analise as afirmativas referentes a possíveis causas de movimentações diferenciadas.
I. Junção de materiais com mesmos coeficientes de dilatação térmica, sujeitos às mesmas variações de temperatura.
II. Exposição de elementos a diferentes solicitações térmicas naturais.
III. Gradiente de temperatura ao longo de um mesmo componente.
Assinale a alternativa correta.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as configurações típicas de fissuras em alvenarias e as sobrecargas experimentadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica, ou seja, estuda e tenta explicar a ocorrência de tudo o que se relaciona com a degradação de uma edificação. As manifestações patológicas encontradas com mais frequência nas edificações são: Correlacione a manifestação patológica representada por números e suas causas representada por letras.
Assinale a alternativa correta.
A figura precedente representa esquemas de trincas em laje de concreto armado. Assinale a opção que indica a origem da fissuração.
Os mecanismos de formação de fissuras são muitos, antes do início de uma intervenção deve ser feita uma inspeção do local para que seja feito o diagnóstico correto, o qual irá precisar a causa real do problema a qual deve ser corrigida. Atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada afirmação abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Fissuras passivas, nas quais a extensão e a abertura já se consolidaram, ocorrem em função de retração do concreto, sobrecargas que atuaram pontualmente ou outros fenômenos.
( ) Para a recuperação estrutural das fissuras passivas utilizam-se resinas elásticas.
( ) Fissuras ativas podem ocorrer em função de quaisquer solicitações cíclicas, movimentações térmicas, evolução de recalques de fundação, deformação lenta do concreto e outros fenômenos.
( ) Para a recuperação estrutural das fissuras ativas utilizam-se resinas rígidas.
( ) A profundidade da fissura pode ser determinada por observações visuais ou pela previa injeção de ar ou de água.
( ) Para determinar se a fissura é estável ou evolutiva além da observação ao longo do tempo, recorre-se aos selos de gesso, colagem de finíssimas lâminas de vidro ou medições com alongametros de altíssima resolução e sensibilidade.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
Para dar continuidade a uma obra que ficou parada por muito tempo antes do início da obra, deve-se verificar a integridade das armaduras. É preciso distinguir a diferença entre ferrugem e corrosão. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Ferrugem: Se sobre as armaduras formou-se uma camada de óxido de ferro na superfície resultante da umidade e oxigênio presentes no ar.
( ) Ferrugem apresenta coloração: marrom claro, castanho e até mesmo preto
( ) Pequenas deposições de ferrugem são removidas com um leve escovamento das barras com escova de aço podendo se utilizar a armadura.
( ) Corrosão significa um processo eletroquímico, devido a presença de umidade e oxigênio, diferença de potencial na barra corroída, motivada por encruamento localizado na barra de aço (região de dobras por exemplo), tensões muito diferenciadas ao longo da armadura, presença de fissuras na peça de concreto armado e outros fatores.
( ) Corrosão apresenta coloração mais escura quanto mais adiantado o estágio de corrosão: avermelhada, laranja.
( ) Se na escovação forem presenciados corrosões localizadas do tipo pites de corrosão e/ou redução da seção da barra maior ou igual a 10% da área resistente deverá ser consultado o projetista para execução de um reforço.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Os padrões mais comuns de fissuras em alvenarias são:
I. provocadas por recalques ou acomodação de fundação.
II. provocadas pela flexibilidade das estruturas horizontais de aço ou concreto armado.
III. provocadas por movimentações térmicas das lajes de cobertura.
IV. provocadas por flexão de vigas e lajes
Assinale a alternativa correta.
Uma das patologias das armaduras de concreto armado é um tipo de corrosão anódica localizada, caracterizada por causar uma cavidade com elevada relação entre o comprimento e o diâmetro. Ocorre apenas em determinadas regiões específicas, causando perda de massa. Apresenta alta taxa de crescimento e atua como amplificador das tensões de tração. Trata-se da corrosão
A corrosão da armadura é a principal causa de patologias em estruturas de concreto armado e protendido. Por esse motivo, o engenheiro responsável pela vistoria de uma obra com corrosão deve ser capaz de identificar, corretamente, os fenômenos indutores da corrosão e definir as técnicas de avaliação de estruturas de concreto armado para diagnóstico da durabilidade e posterior planejamento de recuperação das estruturas de concreto. Sobre a corrosão do aço no concreto, considere as seguintes afirmativas.
I A carbonatação do concreto envolve a reação do ácido carbônico com o silicato de cálcio hidratado presente na pasta de cimento hidratada, provocando a despassivação da armadura.
II O ataque por cloretos ao concreto ocorre pela presença dos íons cloro livres, provocando a dissolução local da camada passivadora e a migração de íons através dela.
III A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medição do cobrimento da armadura e por meio do esclerômetro de reflexão.
IV A avaliação da durabilidade do concreto frente à corrosão da armadura em estruturas de concreto armado pode ser realizada com o uso de técnicas de medida do potencial do eletrodo de referência e da resistividade elétrica.
Das afirmativas, estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...