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Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A classificação ABC é um importante instrumento aplicado no gerenciamento de obras, permitindo concluir não apenas sobre quais itens de um projeto devem ser controlados, mas também qual o grau de controle que deve ser aplicado a cada item. Analise os itens da tabela a seguir, pertencentes a uma determinada obra, e respectivo gráfico das porcentagens acumuladas.
Considerando a classificação ABC, identifique a opção correta.
Os itens 1, 2 e 3 pertencem à faixa de controle A ou C, necessitando graus de controle semelhantes.
Os itens de 1 a 5 pertencem à faixa de controle A ou B e, por isso, necessitam de um grau de controle mais elevado.
Os itens de 1 a 5 pertencem à faixa de controle C e, por isso, devem ter um grau de controle rigoroso.
Os itens de 7 a 12 pertencem à faixa de classificação C e, por isso, não têm importância e não precisam ser controlados.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de programação de obra, no que diz respeito a orçamento e composição de custo, julgue os seguintes itens.
Em uma composição de custo, o custo direto é resultado da soma de mão-de-obra e encargos sociais, materiais e equipamentos.
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Considere a composição de custos de uma estrutura prismática em concreto armado a ser construída para um berço de atracação de navios de um porto. A estrutura deve ser construída sobre uma camada de solo compactado, sendo algumas características listadas abaixo.
O preço total dos serviços, em reais, será
3.322.240,00
3.454.240,00
3.756.520,00
4.179.377,00
4.256.279,00
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Acerca de programação de obra, no que diz respeito a orçamento e composição de custo, julgue os seguintes itens.
Em uma composição de preços, retirando-se da taxa de benefício e despesa indireta (DBI) o percentual referente à administração central, o percentual restante é lucro líquido.
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O controle de qualidade no recebimento de materiais na obra é um fator de extrema relevância para consumidores e usuários finais, sendo a cal um dos materiais básicos mais tradicionais nas construções. As afirmativas que seguem dizem respeito aos testes que podem ser realizados com a cal.
I - O teste de finura mede a quantidade de resíduos retidos na peneira de malha 200 (0,075 mm); após ser dispersada certa quantidade de cal em água (100 a 150 gramas) esta é agitada por alguns minutos e passada na peneira de malha 200, com ajuda de um leve esguicho de água, e o material retido na peneira deve ser claro e na ordem de 70% em massa do total da amostra.
II - No teste do ácido, prepara-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adiciona-se à cal; não sendo verificado visualmente nenhum tipo de reação química, o material deve ser descartado, pois encontra-se contaminado por outros materiais residuais do processo de fabricação da cal.
III - No teste do ácido, preparando-se uma solução de ácido clorídrico (HCl) a 10% e adicionando-se à cal, se produzir grande efervescência quando colocada na cal, com desprendimento de bolhas volumosas e numerosas, é sinal de que o produto foi mal fabricado, contendo elevado teor de pedra crua, isto é, pedra não calcinada.
IV - Se a adição da solução contendo ácido provocar diluição tranquila, somente com ligeiro borbulhamento, e no final apresentar no fundo do copo uma boa quantidade de resíduos (superior a 20%), trata-se de cal de boa qualidade.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I
III.
IV.
I e II.
III e IV.
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Considerando os conceitos sobre prazo de garantia e vida útil, no desempenho de uma edificação, julgue os itens que se seguem. A contagem do prazo de garantia de um edificação inicia-se a partir do auto de conclusão, ou habite-se.
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Considerando os conceitos sobre prazo de garantia e vida útil, no desempenho de uma edificação, julgue os itens que se seguem. A avaliação da vida útil de projeto (VUP) de um edifício pode ser substituída pela asseguração do seu desempenho durante a vida útil requerida por uma terceira parte idônea (companhia de seguros).
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O Diário de Obra (DO) é um documento de informação, controle e orientação, preparado, de forma contínua e simultânea, à execução de qualquer obra rodoviária. Em relação ao teor e à forma de elaboração desse diário, julgue os itens subsequentes.
O DO é preenchido nos campos apropriados pela construtora, pela supervisora e pela fiscalização da contratante, não sendo permitidas discrepâncias entre os relatos e as anotações.
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O Diário de Obra (DO) é um documento de informação, controle e orientação, preparado, de forma contínua e simultânea, à execução de qualquer obra rodoviária. Em relação ao teor e à forma de elaboração desse diário, julgue os itens subsequentes.
O DO não se superpõe à medição da obra, sendo dispensável, nele, o lançamento ou registro de dados técnicos, de quantitativos e respectivas memórias de cálculo.
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O Diário de Obra (DO) é um documento de informação, controle e orientação, preparado, de forma contínua e simultânea, à execução de qualquer obra rodoviária. Em relação ao teor e à forma de elaboração desse diário, julgue os itens subsequentes.
Os acidentes ocorridos no decurso dos trabalhos, suas causas, consequências e métodos usados para corrigi-los devem, necessariamente, ser registrados no DO.
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