Lista completa de Questões sobre Projeto e Execução de Edificações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma parede de alvenaria acabou de ser emboçada hoje com argamassa pronta industrializada. O acabamento final definido para essa parede será feito com pintura látex PVA. O local onde a obra está sendo feita é próximo ao litoral, onde a umidade ambiente é constante. Sabendo-se, ainda, que o cronograma da obra está atrasado, considere:
I. Apesar do atraso na obra, será necessário aguardar um tempo mínimo de 30 dias de cura da superfície de emboço para que se possa executar a pintura. II. Se, após o período de secagem/cura do emboço, manchas de mofo ocorrerem na superfície, as mesmas devem ser removidas com solução de água sanitária e escovação. III. No caso de tinta látex PVA, é possível aplicar um selador acrílico no dia seguinte ao emboço, para acelerar o início dos trabalhos de pintura. IV. Aplicando-se acelerador de cura de concreto sobre a argamassa é possível adiantar o início dos trabalhos de pintura, desde que se aplique o fundo preparador inicialmente. Está correto o que se afirma APENAS emI e II.
I e III.
II, III e IV.
I, II e III.
III e IV.
Considerando a legislação vigente, são exemplos de compartimentos de permanência prolongada numa edificação:
cozinhas e antecâmaras.
instalações sanitárias e área de serviço.
escadas e rampas e garagens.
anfiteatros e depósitos.
refeitórios e laboratórios didáticos.
Na planta de situação dos projetos arquitetônicos, a colocação no desenho da via pública na posição vertical ou horizontal do papel, ocorre em função
da mutação do norte verdadeiro quando paralelo ao meridiano verdadeiro.
da alteração do norte verdadeiro pelo norte magnético.
da inclinação da posição da direção do norte verdadeiro.
da alternância entre o plano magnético e a declinação magnética no desenho.
do posicionamento do eixo de rotação da terra em sobreposição ao Hemisfério Norte.
Um prédio da Defensoria Pública deverá ser ampliado. Os ambientes novos receberão acabamento argamassado nas paredes, onde as etapas executivas do revestimento e os produtos aplicados seguirão o procedimento convencional, devendo receber chapisco aplicado com colher de pedreiro. Em relação a esse chapisco, considere:
I. Utilizado nos casos em que o revestimento deverá ser assentado com cimento cola ou quando forem previstas juntas de assentamento superior a 3,0 mm. II. Empregado para facilitar o revestimento posterior, melhorando a ancoragem, podendo ser acrescido ou não de adesivo. III. Constituído por uma camada ou camadas superpostas, contínuas e uniformes, com o consumo de cimento, preferencialmente, decrescente, sendo maior na primeira camada, em contato com a base. Sobre o chapisco, está correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Em uma edificação pretende-se instalar condutores horizontais de águas pluviais com diâmetro interno de 300 mm. Para fins de dimensionamento, a altura da lâmina dágua, em mm, a ser considerada é
150.
200.
120.
250.
300.
No sistema de impermeabilização por cristalização verifica-se que
a aplicação ocorre por meio de primer, em que as juntas são coladas através de fita e cola, tendo os encaixes e acabamentos para as tubulações emergentes e ralos, constituídos por peças pré-fabricadas específicas capazes de conferir alongamentos de até 400%.
a aplicação ocorre sobre o piso, laminado e ancorado com alta resistência ao trânsito e às intempéries, em cor e textura definida, sendo um compósito em poliéster flexível, estabilizado contra ação das intempéries e parafinado em cor única ou cor desejada, podendo reproduzir a paginação decorrente do revestimento existente.
a execução das emendas ocorre por sobreposição do material para garantir a fixação em todos os pontos de sua extensão, realizada com aplicação de calor, sendo que o sistema requer, ainda, a aplicação de um revestimento que o proteja contra cortes e trânsito direto de pessoas.
a camada estanque é aplicada diretamente sobre a base, geralmente sem outras camadas complementares, permanecendo flutuantes ou soltas sobre a regularização ou berço, o que permite que absorvam menos esforços mecânicos provenientes do substrato.
o produto aplicado na superfície do concreto e seus componentes químicos ativos reagem com os compostos da pasta de cimento e com a umidade presente nos capilares do concreto para formar uma estrutura cristalina insolúvel.
Um técnico de apoio especializado − Edificação foi designado responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços de revestimentos em argamassa e orienta o profissional executor a respeitar o tempo de cura entre camadas. Tendo como base a legislação e normas vigentes, que preconiza que quando se fizer uso de argamassa preparada em obra, após a aplicação do chapisco, para que seja aplicado o emboço ou argamassa única deve-se aguardar, no mínimo,
1 dia.
3 dias.
7 dias.
14 dias.
28 dias.
No acompanhamento de uma obra, ao iniciar a execução do sistema de impermeabilização, o técnico responsável consultou o memorial descritivo que apresenta o produto como segue: camada impermeável semiflexível resultante da aplicação de composto químico bi componente, na forma de membranas ou mantas, sendo facilmente aplicado; no primeiro caso, com trincha ou desempenadeira, conferindo excelente aderência e excepcional resistência mecânica final. O processo apresentado é conhecido como sistema de impermeabilização
poliuretânica.
cimentício.
polimérico.
emulsônico.
asfáltico.
I, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
janela de duas folhas, largura, altura e altura de peitoril.
janela de uma folha, largura, altura e altura de peitoril.
janela de correr, altura, largura e platibanda.
janela de correr de uma folha, altura, largura e platibanda.
janela guilhotina, altura, largura e recuo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...