Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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No trabalho de conservação e manutenção de rodovias, a definição de opções apropriadas de restauração é feita com base na avaliação funcional e na avaliação estrutural do pavimento. Em referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Quando são identificadas trincas isoladas no revestimento, o tratamento por selagem é eficiente no retardamento de sua evolução e da consequente necessidade de uma intervenção de restauração de maior magnitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trabalho de conservação e manutenção de rodovias, a definição de opções apropriadas de restauração é feita com base na avaliação funcional e na avaliação estrutural do pavimento. Em referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Quando existe perspectiva de aumento de tráfego, as opções de restauração ou reforço são aquelas que reestabelecem ou incrementam sua capacidade estrutural, por meio da incorporação de novas camadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensaio para a determinação de deflexões em pavimentos rodoviários com a aplicação da viga Benkelman é usado para determinar a capacidade estrutural do pavimento. Acerca desse método, julgue o item que se segue.

Os pontos do pavimento onde se medem as deflexões devem ser convenientemente marcados e localizados a uma distância prefixada da borda do revestimento. Além disso, a ponta de prova da viga Benkelman deve localizar-se entre os pneus da roda dupla, coincidindo com o ponto selecionado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os impactos ambientais cadastrados ao longo do segmento da rodovia compreendem o seu passivo ambiental, ou seja, o conjunto das degradações constituídas por externalidades geradas a partir da implantação da rodovia e de atividades antrópicas danosas ao corpo da rodovia e seu entorno. Acerca dos impactos ambientais decorrentes da implantação de uma rodovia, julgue os próximos itens.

Os impactos socioeconômicos incluem os conflitos de uso e ocupação do solo; as alterações nas atividades econômicas das regiões por onde a rodovia passa; as mudanças nas condições de emprego e qualidade de vida para as populações; o aumento de ruído, de vibrações, de emissões atmosféricas, que podem ter efeitos sobre a saúde humana; as desapropriações; os riscos aos patrimônios cultural, histórico e arqueológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tarefas de conservação de rodovias podem ser classificadas em grupos segundo sua natureza e finalidade específicas, como conservação corretiva rotineira, conservação preventiva periódica, conservação de emergência e restauração. No que se refere às tarefas de conservação de rodovias, julgue os itens a seguir.

Tapa-panela, recomposição de guarda-corpo e renovação de sinalização horizontal são consideradas tarefas de restauração da rodovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tarefas de conservação de rodovias podem ser classificadas em grupos segundo sua natureza e finalidade específicas, como conservação corretiva rotineira, conservação preventiva periódica, conservação de emergência e restauração. No que se refere às tarefas de conservação de rodovias, julgue os itens a seguir.

É considerada serviço de conservação preventiva periódica a recomposição do revestimento com mistura betuminosa a frio ou a quente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sinalização de indicação composta por placas visa principalmente orientar o usuário da via no seu deslocamento. No que concerne ao posicionamento de sinais de indicação nas rodovias, julgue o item subsequente.

O posicionamento longitudinal de sinais de indicação, para que haja legibilidade das mensagens contidas neles, é padronizado de acordo com o número de faixas da rodovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A drenagem dos pavimentos, no Brasil, é necessária nas regiões onde existe precipitação pluviométrica acima de 1.500 mm anuais e nas estradas com tráfego médio diário acima de 500 veículos comerciais. A respeito da drenagem de pavimentos, julgue o item seguinte.

Ao contrário dos subleitos argilosos, nos subleitos arenosos há sempre a necessidade de uma base de valor estrutural sob a camada drenante ou uma sub-base, para proteger a base drenante da intrusão de materiais finos provenientes do subleito que possam obstruir os poros dessa camada drenante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a construção de estradas com sub-base ou base de solo-cimento preparadas em usinas, o tempo decorrido entre o início da compactação e o acabamento final da camada não deve exceder a

  • A.

    5 horas.

  • B.

    4 horas.

  • C.

    3 horas.

  • D.

    2 horas.

  • E.

    1 hora.

A superfície acabada da sub-base ou base de solo-cimento deve ser imprimada. Contudo, a imprimação não deve ser aplicada em dias chuvosos, dias nebulosos prestes a chover e em dias com temperatura ambiente abaixo de

  • A.

    16°C.

  • B.

    20°C.

  • C.

    14°C.

  • D.

    10°C.

  • E.

    12°C.

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