Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as configurações apresentadas nas figuras acima, julgue os itens subsecutivos, a respeito de mecanismos.
Considere que as figuras II e III apresentem mecanismos biela-manivela com pistão fora do eixo de manivela, em que o esquema da figura II mostra as posições dos pontos mortos superior e inferior e o esquema da figura III mostra que o deslocamento angular β é menor que o α. Nesses casos, para uma rotação constante das manivelas, esses mecanismos podem ser considerados de retorno rápido.Considerando as configurações apresentadas nas figuras acima, julgue os itens subsecutivos, a respeito de mecanismos.
Síntese cinemática consiste em se dimensionar um mecanismo para determinada finalidade, conhecendo-se, previamente, algumas condições de seu movimento; já a análise cinemática, com base nas propriedades geométricas, consiste em se determinar os valores das posições, velocidades e acelerações de seus elementos.Com relação aos processos de soldagem, julgue os itens que se seguem. Na soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, a função da alma é fornecer proteção contra os contaminantes atmosféricos, agir como purificadora, absorver impurezas e reduzir a velocidade de resfriamento do metal fundido, de modo a permitir, além do escape de gases, o controle do contorno, a uniformidade e a aparência geral do cordão de solda.
Com relação aos processos de soldagem, julgue os itens que se seguem. O processo MIG (metal inert gas) utiliza como fonte de calor o arco elétrico para fundir metais através de um eletrodo consumível de tungstênio.
A figura acima é uma representação esquemática do comportamento tensão-deformação em tração para materiais dúcteis e frágeis. Tendo como referência essa ilustração, julgue os itens a seguir.
O comportamento dos polímeros é significativamente alterado por variações de umidade relativa e de pressão, por isso são classificados como materiais higroscópicos de baixa viscoplasticidade.A figura acima é uma representação esquemática do comportamento tensão-deformação em tração para materiais dúcteis e frágeis. Tendo como referência essa ilustração, julgue os itens a seguir.
Resiliência pode ser definida como a capacidade de um material absorver energia quando é deformado elasticamente e, após o descarregamento, recuperar essa energia. Trata-se, portanto, da propriedade que alguns materiais têm para retornarem à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.A figura acima é uma representação esquemática do comportamento tensão-deformação em tração para materiais dúcteis e frágeis. Tendo como referência essa ilustração, julgue os itens a seguir.
No gráfico tensão × deformação ilustrado na figura acima, os coeficientes angulares dos segmentos lineares correspondem aos módulos de elasticidade dos materiais: podem ser considerados medidas de rigidez ou de resistência dos materiais à deformação elástica, ou seja, quanto maior for esse módulo, menor será a deformação elástica resultante da aplicação de determinada tensão (maior rigidez).No que concerne aos elementos de máquinas e aos controles de sistemas dinâmicos e de vibrações, julgue os próximos itens.
Considerando os sinais de vibração mostrados na figura abaixo, pode-se concluir que estão indicados (1) o valor da média aritmética; (2) o nível nominal de ressonância; (3) o valor de pico a pico; e (4) o valor de pico.
No que concerne aos elementos de máquinas e aos controles de sistemas dinâmicos e de vibrações, julgue os próximos itens. A inserção de gases em massas poliméricas aquecidas no interior de matrizes, por agitação mecânica do material plástico ou dissolução de gás diretamente na massa plástica, seguida de solidificação por resfriamento, constitui uma das formas de conformação de produtos termofixos de baixíssima porosidade.
No que concerne aos elementos de máquinas e aos controles de sistemas dinâmicos e de vibrações, julgue os próximos itens. Nas engrenagens, o módulo (M) é o número que caracteriza a engrenagem. Ele é obtido dividindo-se o diâmetro primitivo (Dp), em mm, pelo número de dentes (z); ou o passo (P) por π (3,1416). O módulo é o número que serve de base para se calcular a dimensão dos dentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...