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A figura acima ilustra uma sapata de concreto executada na construção de uma edificação, em que as armaduras de aço são indicadas pelos números 1 e 2 e a base de concreto magro, pelo número 3. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
A armadura indicada pelo número 2 é denominada armadura de espera.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Na construção desse aterro, a escolha errada do sistema de transporte acarretará prejuízo superior a R$ 658.000,00.Na pavimentação de uma pista com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o encarregado mediu a temperatura da massa antes do seu lançamento e, também, antes da compactação realizada com rolo compactador de pneus. A respeito desses procedimentos, julgue os itens subsecutivos. O CBUQ pode ser empregado como revestimento e como reforço de pavimento.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em relação a conceitos, especificações, técnicas e serviços de engenharia, julgue os itens seguintes. No que diz respeito ao aço empregado nas obras civis, classificam-se como barras os produtos obtidos por laminação e, como fios, os de bitola (Ø) igual a 10 mm, ou inferior, obtidos por trefilação. O comprimento usual das barras é de 11 m, com tolerância de ± 10%, e, de acordo com a relação entre a tensão e a deformação e o processo de fabricação, as barras e os fios podem ser de aço classe A ou B.
A figura acima ilustra uma sapata de concreto executada na construção de uma edificação, em que as armaduras de aço são indicadas pelos números 1 e 2 e a base de concreto magro, pelo número 3. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
A armadura de aço indicada pelo número 2 está sujeita a esforços de compressão, pois é responsável por transmitir o carregamento de parte da edificação diretamente para o solo.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Barragens - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma barragem, será construído um aterro compactado de 2.000.000 m3 de solos e o material para esse aterro será escavado e transportado da jazida da obra até a praça de trabalho. Há duas opções possíveis de transporte desse material, sendo uma delas o transporte por caminhões, o que requer a construção de uma estrada especial ao custo calculado, até o final da obra, de R$ 700.000,00. Estima-se que o custo de escavação, carga e transporte por caminhões será de R$ 0,85/m3, medido solto, incluindo-se todos os custos dos equipamentos e operação. A outra opção consiste no transporte por sistema de correias transportadoras, cujo custo de implantação é estimado em R$ 1.600.000,00 podendo o sistema ser vendido, após a conclusão do empreendimento, ao preço de R$ 150.000,00. O custo para a operação do sistema de correias, incluindo-se manutenção, propriedade, energia, entre outros, é calculado em R$ 0,50/m3, medido no aterro. Sabe-se ainda que a densidade do solo em questão apresenta os seguintes valores: 1,60 t/m3 (no corte), 1,20 t/m3 (solta) e 1,70 t/m3 (no aterro).
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Para a execução do referido aterro, o sistema de correias é mais econômico que o sistema de transporte por caminhões.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Na pavimentação de uma pista com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), o encarregado mediu a temperatura da massa antes do seu lançamento e, também, antes da compactação realizada com rolo compactador de pneus. A respeito desses procedimentos, julgue os itens subsecutivos. O trânsito na pista pode ser liberado logo após o resfriamento do pavimento lançado.
Em relação a conceitos, especificações, técnicas e serviços de engenharia, julgue os itens seguintes. O índice de esbeltez das barras secundárias não pode exceder em princípio o valor-limite de 500 quando tracionadas, com exceção dos tirantes de barras redondas pré-tensionadas.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
BDI é uma taxa adicionada ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas do construtor, além do risco do empreendimento, das despesas financeiras incorridas, dos tributos incidentes na operação, das eventuais despesas de comercialização e do lucro do empreendedor. Assinale a opção em que são apresentados os dois elementos que devem ser inseridos no cálculo da taxa do BDI para o orçamento de uma obra.
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