Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Acerca da classificação dos solos no âmbito da engenharia, assinale a opção correta.

  • A. De acordo com os sistemas AASHTO e UNIFICADO, os solos dividem-se em três categorias principais: solos de grãos finos, solos de grãos grossos e turfas.
  • B. Os sistemas de classificação dos solos utilizados na engenharia baseiam-se unicamente na distribuição granulométrica.
  • C. Na classificação AASHTO, o termo siltoso caracteriza as frações finas do solo com índice de plasticidade de 11 ou mais.
  • D. O índice de grupo (IG) é empregado para a avaliação da qualidade de um solo como material de subleito de uma rodovia.
  • E. Entre os solos classificados pelo sistema AASHTO incluem-se SW, GM e OH.

No contexto atual da distribuição física de cargas no Brasil, o modal de transporte com maior participação, em relação ao volume de cargas transportadas, é o

  • A. hidroviário.
  • B. dutoviário.
  • C. aeroviário.
  • D. rodoviário.
  • E. ferroviário.

Assinale a opção que corresponde ao modo de transporte utilizado para grandes volumes e que apresenta valor unitário baixo e pouca flexibilidade de entrega.

  • A. dutoviário
  • B. aeroviário
  • C. rodoviário
  • D. ferroviário
  • E. hidroviário

Com relação a parcelas de volume de tráfego que utilizam o sistema de transporte rodoviário, assinale a opção correta.

  • A. O tráfego transferido é aquele que surge ao se melhorar as condições de tráfego.
  • B. As expressões tráfego induzido e tráfego desviado designam as mesmas condições, sendo empregadas como sinônimas.
  • C. As pesquisas OD (origem × destino) são realizadas para se obter informações acerca do volume e da composição do tráfego.
  • D. O tráfego desviado é calculado com base em fatores de crescimento aplicados ao tráfego atual, relacionados principalmente ao crescimento demográfico e à renda da população.
  • E. O tráfego atual é definido como o número de veículos que circula em uma via, em ambos os sentidos, por unidade de tempo.

Sabendo que a seleção do tipo de serviço de transporte é realizada com base na análise de diversos fatores, assinale a opção correta.

  • A. As diferenças entre os transportadores no que diz respeito à capacidade de movimentar cargas com maior ou menor índice de perdas e danos estão relacionadas principalmente ao porte da empresa transportadora.
  • B. Os modais hidroviário e dutoviário são os mais caros, considerando-se o preço médio da tonelada por km.
  • C. O desempenho do transporte está relacionado ao tempo médio e à variabilidade do tempo de entrega.
  • D. O avião é o meio de transporte mais confiável, levando-se em consideração a variabilidade em relação ao tempo médio em trânsito do serviço de transporte.
  • E. O tempo de trânsito sofre menor influência da operação de coleta e entrega das cargas à medida que as distâncias de transporte diminuem.

Os cuidados que devem ser adotados para garantir a qualidade das peças estruturais na execução de estruturas de concreto armado incluem

  • A. impedir que os vibradores de imersão encostem nas armaduras, a fim de garantir melhor aderência do concreto com as barras de aço.
  • B. transportar o concreto com vibração constante, para evitar que ele entre em processo de cura antes do lançamento nas formas.
  • C. evitar molhar essas peças com água imediatamente após a concretagem, para evitar deformidades nas faces aparentes.
  • D. utilizar maçarico para realizar a dobra nas armaduras mais espessas, garantindo-se os raios de curvatura previstos nos projetos.
  • E. limpar as armaduras de aço com óleo vegetal, para evitar corrosões até o momento da concretagem.

A placa de trânsito apresentada corresponde a um tipo de

  • A. sinalização temporária.
  • B. sinalização vertical de regulamentação.
  • C. sinalização vertical de advertência.
  • D. sinalização vertical de indicação.
  • E. dispositivo auxiliar de sinalização.

A sinalização horizontal de vias na cor amarela é usada para

  • A. regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral.
  • B. demarcar ciclovias ou ciclofaixas.
  • C. simbolizar as áreas especiais de estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • D. separar movimentos veiculares de mesmo sentido.
  • E. regulamentar faixas de travessias de pedestres.

Com relação à hidrologia aplicada, assinale a opção correta.

  • A. Os cursos d’água efêmeros escoam durante as estações de chuvas e secam na estiagem, de um modo geral.
  • B. O coeficiente de compacidade, que varia conforme o tipo de solo, fornece uma indicação da eficiência da drenagem da bacia.
  • C. A área de drenagem de uma bacia hidrográfica é determinada normalmente por meio de levantamentos topográficos.
  • D. Tempo de concentração designa o tempo, contado a partir do início da precipitação, necessário para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial na seção em estudo.
  • E. O método das isoietas é o mais adequado para se definir a elevação média de uma bacia hidrográfica.

Acerca de escoamento em canais sob regime permanente e uniforme, assinale a opção correta.

  • A. No dimensionamento de canais de seções de máxima eficiência, ou seja, de máxima vazão, a solução viável é o aumento do raio hidráulico, mantendo-se constantes a área, a declividade de fundo e a rugosidade.
  • B. A fórmula de Manning é utilizada usualmente para o cálculo da viscosidade do fluido de escoamento.
  • C. No dimensionamento dos canais, a velocidade máxima permissível é determinada em função do material sólido em suspensão transportado pela água.
  • D. O raio hidráulico é obtido da relação entre a seção molhada das paredes do canal e a área molhada.
  • E. O escoamento ocorre em regime uniforme crítico quando a velocidade média do escoamento é maior que a velocidade crítica.
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