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Julgue os itens seguintes, a respeito de infraestrutura viária e geotecnia. A determinação da caracterização geotécnica básica (granulometria, limites de consistência, peso específico, umidade in natura) conjuntamente à compactação e ao CBR são suficientes para a determinação do tipo de material a ser usado para compor a camada de base rodoviária.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à tecnologia dos materiais de construção civil, julgue os itens que se seguem.
Os materiais newtonianos são aqueles em que a taxa de cisalhamento não é proporcional à taxa de deformação, ou seja, aqueles em que a viscosidade do material não é constante ao se considerar temperatura e pressão constantes.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
O IGG é empregado para medir a irregularidade transversal da pista.
Julgue os itens seguintes, a respeito de infraestrutura viária e geotecnia. Na engenharia rodoviária, os materiais que compõem as estruturas de sub-base e base apresentam custo unitário superiores aos que compõem a terraplenagem, devido à necessidade de cumprirem requisitos geotécnicos que, via de regra, não se verificam dentro das faixas de domínio das rodovias a serem implantadas ou restauradas.
Com relação à tecnologia dos materiais de construção civil, julgue os itens que se seguem.
A fluência, que consiste na deformação lenta que acontece nos materiais devido à ação de cargas permanentes de longa duração, é, normalmente, um fenômeno indesejável que diminui a vida útil de um material.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
O equipamento utilizado para medir o IGG é o perfilógrafo.
Julgue os itens seguintes, a respeito de infraestrutura viária e geotecnia. Os pavimentos aeronáuticos e rodoviários se diferenciam, entre outros aspectos, pela magnitude da carga aplicada, pela pressão e largura dos pneus, pela secção geométrica e pela estrutura do pavimento, e apresentam, como característica comum, o número de repetições de carga aplicada ao pavimento durante a sua vida útil.
Com relação à tecnologia dos materiais de construção civil, julgue os itens que se seguem.
A plasticidade relaciona-se à deformação permanente que ocorre nos materiais devido à ruptura das ligações intermoleculares, cujas deformações subsequentes são permanentes, não desaparecendo quando a carga é retirada.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ― IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.
Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Uma possível causa das trincas do tipo couro de jacaré é o envelhecimento do ligante.
Julgue os itens seguintes, a respeito de infraestrutura viária e geotecnia. Na escolha do tipo de pavimento a ser utilizado nas diversas áreas da rede de pavimentos de um aeroporto, devem-se considerar questões de ordem técnica e econômica. A tendência é que se utilizem pavimentos flexíveis nas pistas e caminhos de circulação, devido às suas boas características de atrito, regularidade e conforto, e pavimentos rígidos nas áreas de estacionamento de aeronaves, devido à sua maior resistência química aos combustíveis, óleos e lubrificantes.
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