Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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O engenheiro de uma empreiteira recebeu a tarefa de, mediante técnicas de análise de investimento, realizar o estudo de viabilidade econômico-financeira de um projeto de construção de uma linha de transmissão. As técnicas selecionadas pelo engenheiro foram a payback simples, o valor presente líquido (VPL) e a taxa interna de retorno (TIR).

Considerando as técnicas usadas pelo engenheiro, julgue os itens subsequentes, acerca da situação apresentada.

Para obter a TIR do projeto de construção da linha de transmissão, é necessário calcular a taxa de juros que torna o VPL igual a zero.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

É recomendável que o encarregado encoste o vibrador de imersão nas ferragens já concretadas até que surja água na superfície da laje de concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

O engenheiro deveria ter devolvido o lote devido à incompatibilidade do lacre do caminhão e o código na nota fiscal, por questões de segurança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

O engenheiro contrariou recomendação de procedimento de recebimento de concreto ao indicar o uso do primeiro jato de concreto para o ensaio de abatimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3. Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Para a realização dos ensaios de resistência do concreto dos pilares em laboratório, o engenheiro deveria ter confeccionado pelo menos um corpo de prova para cada metro cúbico de concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado


Com base na previsão de evolução da matriz de transporte de cargas no Brasil apresentada na figura acima e nas características dos modais, assinale a opção correta.

  • A. Os custos iniciais da implantação de rodovias são, em regra, maiores que os custos da implantação de ferrovias.
  • B. Quanto ao consumo de energia, os transportes hidroviário e ferroviário apresentam equivalência e são mais econômicos que o transporte rodoviário.
  • C. O aumento do custo do frete e da emissão de dióxido de carbono são desvantagens relacionadas à matriz prevista para 2025.
  • D. Em comparação com a matriz de 2005, serão demandados menos investimentos de recursos para a viabilização da matriz prevista para 2025.
  • E. Infere-se que havia equilíbrio na matriz de transporte de cargas brasileira em 2005.

Sabendo que a composição de custo unitário de serviço de armação de aço CA–50 inclui corte, dobra e instalação do aço, em kg, e considerando que uma semana de trabalho possui quarenta e quatro horas, julgue os itens que se seguem, a partir das informações da tabela.

Considerando-se que o preço de venda do serviço de armação seja igual a R$ 10,00 é correto afirmar que o BDI adotado é superior a 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da infraestrutura rodoviária brasileira e suas implicações para o setor rodoviário nacional, assinale a opção correta.

  • A. A flexibilização das rotas e a possibilidade de movimentação de pequenos volumes são algumas das vantagens apresentadas pelo transporte de cargas rodoviário, se comparado aos demais tipos de transporte de carga.
  • B. A utilização do transporte rodoviário como meio de transporte complementar é inviabilizada devido ao elevado custo de transposição de carga que o transporte rodoviário apresenta.
  • C. O estado de conservação do pavimento das rodovias gera pouco impacto no custo total do transporte de cargas rodoviário.
  • D. O Brasil possui uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, sendo grande parte dela pavimentada.
  • E. Em comparação com as rodovias de pavimento flexível, as rodovias de pavimento rígido acarretam maior custo de manutenção, menor segurança e maior consumo de combustível pelos veículos.

Sabendo que a composição de custo unitário de serviço de armação de aço CA–50 inclui corte, dobra e instalação do aço, em kg, e considerando que uma semana de trabalho possui quarenta e quatro horas, julgue os itens que se seguem, a partir das informações da tabela.

Considerando-se o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), é correto afirmar que o percentual de encargos sociais sobre preço da mão de obra horista é inferior ao percentual de encargos da mão de obra mensalista para o mesmo serviço de armação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabendo que a composição de custo unitário de serviço de armação de aço CA–50 inclui corte, dobra e instalação do aço, em kg, e considerando que uma semana de trabalho possui quarenta e quatro horas, julgue os itens que se seguem, a partir das informações da tabela.

Se forem mobilizados cinco armadores e cinco ajudantes, a produção semanal esperada da equipe será superior a 1.200 kg.

  • C. Certo
  • E. Errado
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