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Considerando as informações da tabela acima, que apresenta indicadores de viabilidade de dois projetos de empreendimento imobiliário de uso residencial, e os conceitos de viabilidade econômico-financeira de projetos, julgue os itens que se seguem.
O valor presente acumulado do lucro imobiliário torna-se negativo no projeto A após 50 meses do primeiro desembolso financeiro a ele associado.Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Nos empreendimentos públicos, são realizados, frequentemente, vistorias, avaliação de imóveis, elaboração de perícias, relatórios técnicos e pareceres. Essas atividades ocorrem, por exemplo, nas desapropriações, sub-rogações e renovações de contratos de locação. Acerca dessas atividades, julgue os próximos itens. Os procedimentos avaliatórios usuais realizados para determinar indicadores de viabilidade da utilização econômica de um empreendimento baseiam-se no fluxo de caixa projetado desse empreendimento.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No recebimento de uma obra ou serviço de engenharia, o profissional responsável deverá realizar inspeções para verificar se o serviço executado está de acordo com as especificações dos projetos, com as normas técnicas vigentes, e com as boas práticas de engenharia. Acerca desse assunto e considerando as instalações hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Em uma garagem localizada no subsolo de uma edificação, há um sistema de coleta de efluentes oriundos de torneiras para lavagem de veículos. Nesse sistema, os efluentes são lançados em uma caixa de inspeção que, por sua vez, está ligada a uma caixa coletora a partir da qual eles são recalcados, por meio de bombas, diretamente ao coletor predial. Em decorrência de uma reforma na edificação, foi construído um banheiro para ser utilizado pelos funcionários responsáveis pela lavagem dos veículos. Assertiva: Nessa situação, considerando que o sistema em questão funciona de modo eficiente e que, após a instalação do banheiro, não houve aumento na vazão de efluentes, será possível aproveitar o sistema de recalque sem prejudicar sua eficiência.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Após um ano da assinatura do contrato, a empresa construtora responsável por uma obra pública de construção rodoviária pleiteou reajustamento nas medições. O fiscal calculou o valor com base em índices diferentes para terraplenagem, pavimentação e sinalização, conforme previsto em cláusula contratual de reajustamento, e, por fim, autorizou o pagamento.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O fiscal autorizou indevidamente o reajustamento: esse reajuste não pode ser feito antes de passado um ano da data prevista na ordem de serviço para início dos trabalhos.Considerando as informações da tabela acima, que apresenta indicadores de viabilidade de dois projetos de empreendimento imobiliário de uso residencial, e os conceitos de viabilidade econômico-financeira de projetos, julgue os itens que se seguem.
Para um valor médio de venda de cada unidade de R$ 200 mil, o equilíbrio financeiro do projeto A seria de R$ 20 milhões.Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
Para se atingir a umidade ótima durante a execução do serviço, desprezando-se as perdas provenientes da evaporação, será necessário adicionar mais de 135 L de água para cada m3 de material.Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No recebimento de uma obra ou serviço de engenharia, o profissional responsável deverá realizar inspeções para verificar se o serviço executado está de acordo com as especificações dos projetos, com as normas técnicas vigentes, e com as boas práticas de engenharia. Acerca desse assunto e considerando as instalações hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes. Ao contrário do que ocorre nas tubulações de esgoto, que devem ser instaladas com declividade mínima para garantir o escoamento dos efluentes, a declividade nas instalações de água fria não contribui para um melhor desempenho, uma vez que a tubulação funciona como conduto forçado.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em um canteiro de obras rodoviárias, um fiscal de obra verificou o seguinte:
I armazenagem de cimento asfáltico de petróleo (CAP) em temperatura ambiente;
II aquisição de cimento e estocagem desse material a granel, em montes despejados em estrados de madeira a céu aberto e cobertos por lonas plásticas, devido ao grande volume necessário e sua aplicação em sub-base de solo melhorado;
III escolha do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) como solução de revestimento da pista: esse material pode ser aplicado em períodos chuvosos; a região da construção da rodovia tem alto índice pluviométrico.
Com referência a essa situação, julgue os próximos itens.
Com base no que está descrito em II, é correto concluir que o cimento a granel foi armazenado corretamente.Acerca da incorporação imobiliária, julgue os itens subsequentes. Na incorporação em que a construção seja contratada pelo regime de administração, o lucro imobiliário será determinado pela variação dos custos de construção.
Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.
O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:
C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;
C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;
C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;
C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;
C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;
C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;
C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.
Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.
Dado o baixo volume de tráfego, é mais viável técnica e economicamente utilizar solução de revestimento em concreto betuminoso usinado a quente que solução de tratamento por penetração invertida.{TITLE}
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