Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os sistemas de abastecimento de água são concebidos para extrair água da natureza, adequar a sua qualidade aos usos a que ela se destina e fornecê-la à população conforme sua necessidade. A respeito do funcionamento das estruturas que compõem um sistema de abastecimento de água, julgue os próximos itens.
Comparando os arranjos de bombas em um sistema de bombeamento em série e em paralelo, é correto afirmar que o arranjo em série permite um fluxo maior de água, enquanto que o paralelo fornece melhor rendimento do sistema.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir da planta com o diagrama unifilar acima, julgue os próximos itens.
O diagrama unifilar deve indicar para cada carga (ponto de luz, tomada ou aparelho específico), os seguintes elementos básicos: fonte (ponto de suprimento ou quadro de distribuição); circuito ao qual pertence; pontos de comando (interruptores e chaves associados) e condutores associados.
A legislação federal define responsabilidades dos participantes das incorporações imobiliárias e as condições técnicas e econômicas em que elas se realizam. Em relação à avaliação de custos unitários e ao orçamento de construção para incorporação de edifício em condomínio, assinale a opção correta.
No cálculo do valor do custo unitário básico, devem ser consideradas as despesas relativas às fundações especiais e obras complementares.
Os custos unitários básicos serão determinados pelos sindicatos estaduais da construção civil.
Os custos unitários básicos serão determinados pelos projetistas dos empreendimentos.
No cálculo do valor do custo unitário básico, devem ser consideradas as despesas relativas às taxas e aos impostos
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os sistemas de abastecimento de água são concebidos para extrair água da natureza, adequar a sua qualidade aos usos a que ela se destina e fornecê-la à população conforme sua necessidade. A respeito do funcionamento das estruturas que compõem um sistema de abastecimento de água, julgue os próximos itens.
O índice de perdas na distribuição de água pode ser estimado a partir da diferença entre o volume fornecido a determinado setor (macromedido) e o volume calculado a partir da leitura dos hidrômetros (micromedido).
Nos procedimentos judiciais que envolvem aspectos técnicos da engenharia, são empregados termos para conceituar questões e atividades específicas, e seu uso correto é essencial para o bom andamento dos processos. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A opinião dos assistentes técnicos quanto ao trabalho pericial resulta no laudo de engenharia.
As atividades técnicas do perito em um trabalho pericial resultam no laudo.
O parecer técnico sobre as atividades periciais é emitido pelo juiz.
O assistente técnico para os trabalhos periciais é nomeado pelo juiz.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na operação de redes de esgoto sanitário, as obstruções ou os entupimentos nas tubulações são problemas recorrentes. A baixa declividade de alguns trechos de tubulações associada a mudanças de declividade, direção, diâmetro, material, entre outros fatores, são pontos singulares críticos para a ocorrência dessas obstruções. A respeito dos dispositivos acessórios instalados nos coletores para evitar ou minimizar esses problemas e dos equipamentos empregados nas atividades de desobstrução e limpeza de coletores, julgue os itens que se seguem.
O terminal de inspeção e limpeza (TIL) é uma câmara acessível por meio de uma abertura existente na sua parte superior, no nível do terreno, destinada a permitir a reunião de dois ou mais trechos consecutivos e a execução dos trabalhos de manutenção nos trechos a ele ligados.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As estruturas de concreto armado devem ser dimensionadas de forma a absorver os esforços atuantes e garantir a estabilidade da construção em níveis de deformação satisfatórios, de modo a evitar o comprometimento de sua operacionalidade. Com relação ao projeto desse tipo de estrutura, julgue os itens subsequentes.
Após a fissuração de uma peça de concreto submetida à torção pura, com seção transversal retangular cheia, a parte mais substancial das tensões cisalhantes se concentra na região periférica da seção.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alvenarias e seus revestimentos são elementos da edificação que requerem condições adequadas de utilização, pois na edificação têm diversas funções, tais como isolamento e acabamento. Com base nesses componentes, julgue os itens seguintes.
Panos de alvenaria com grandes dimensões deverão ter previsão de pilaretes e cintas de amarração.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O tratamento de dados relacionados a obras civis demanda, freqüentemente, o emprego de técnicas estatísticas para que seja possível extrapolar os resultados para o conjunto de elementos em análise. No que se refere a processos e métodos estatísticos, julgue os itens que se seguem.
Para se determinar o desvio absoluto de uma série de dados é preciso que se saiba o valor médio desses dados.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação de bens está fundamentada em conceitos que procuram evitar a subjetividade desse tipo de avaliação. Acerca desse processo de avaliação e suas características principais, julgue os itens a seguir.
A precisão do trabalho avaliatório será estabelecida quando for possível medir o grau de certeza e o erro tolerável em uma avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...