Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne a microdrenagem e seus componentes, julgue os itens subseqüentes.
É permitida a construção de depressão tanto junto às bocasde- lobo com grelha quanto às de abertura lateral na guia.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos estudos hidrológicos em bacias hidrográficas, a vazão do escoamento superficial costuma ser caracterizada por diversos valores, tais como vazão máxima, média e mínima, entre outros. A respeito desses valores característicos, julgue os seguintes itens.
A vazão mínima denominada Q7 10 é a vazão mínima média de 7 dias de duração e 10 anos de tempo de retorno.
Engenharia Civil - Materiais de Construção Civil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A seleção adequada de tintas e vernizes garante o bom acabamento e uma maior durabilidade das construções. Com relação a tais materiais, julgue os itens que se seguem.
As tintas e vernizes à base de epóxi são particularmente indicadas para pinturas de superfícies expostas à radiação solar.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A especificação de materiais e serviços procura caracterizar os diversos componentes envolvidos no processo construtivo, para que não haja dúvidas por ocasião de processos como licitações e acompanhamentos de obras. Acerca desse tipo de atividade, julgue os itens subseqüentes.
Placas lisas de gesso para forro devem ter resistência à flexão igual ou superior a 3,0 MPa.
Com relação às fundações, que são de fundamental importância para a estabilidade das construções civis, julgue os itens a seguir.
Denomina-se nega o afundamento de um elemento de fundação superficial, quando submetido a um carregamento igual a 100 kN em uma prova de carga estática.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O manejo adequado dos resíduos sólidos é uma ação essencial de saneamento e contribui para a melhoria da salubridade ambiental das cidades. Para tanto, diversos componentes do sistema de limpeza pública devem ser adequadamente estabelecidos. Relativamente a esses componentes, julgue os próximos itens.
Os recipientes primários rígidos podem ser utilizados para acondicionar resíduos de serviços de saúde.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em estações de bombeamento de água, esgoto e de outros fluidos líquidos, é muito freqüente a utilização de associações de bombas, que podem trabalhar em série ou em paralelo. Com relação a essas associações de bombas hidráulicas, julgue os itens que se seguem.
Na associação em paralelo, o acréscimo na vazão não é linear com o aumento do número de bombas, e a curva característica da associação é obtida das curvas originais de cada bomba pela soma das vazões unitárias para uma mesma pressão.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A construção de um edifício é tarefa complexa, feita em etapas. A boa execução de cada uma dessas etapas, com o acompanhamento objetivo por parte da fiscalização, permite que se tenha uma edificação que atenda aos critérios de segurança e de utilização. Para tanto, cuidados especiais devem ser tomados na execução das tarefas que compõem cada uma das etapas, havendo um conjunto de procedimentos previstos na literatura técnica para orientar tanto a execução quanto o acompanhamento. Com relação a edificação e seus cuidados, julgue os seguintes itens.
Deve ser prevista uma verificação de segurança à flambagem em tubulões totalmente enterrados.
Julgue os itens seguintes relacionados à higiene do trabalho e riscos ocupacionais.
Após a descompressão, os trabalhadores de tubulões a ar comprimido são obrigados a permanecer no canteiro de obra, cumprindo um período de observação médica.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na realização de estudos hidrológicos em bacias hidrográficas, é freqüente a determinação das vazões máximas, mínimas e médias, o cálculo da curva de permanência, estudos de precipitações máximas e estimativa das curvas I-D-F (intensidade-duraçãofreqüência), entre outras atividades. Julgue os próximos itens, referentes a esses estudos hidrológicos.
A vazão mínima com sete dias de duração e 10 anos de tempo de retorno, identificada como{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...