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Figura IV ensaio de granulometria do material pétreo O diagrama da figura I representa, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de uma rodovia federal, de extensão de 50 km, cujo número N de projeto é 1,5 × 103. Foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a sub-base serão utilizados os materiais selecionados das jazidas E-11 e E-13, cujos ensaios geotécnicos são apresentados, respectivamente, nas figuras II e III. A pedreira fornece brita granítica. Para o tratamento superficial duplo, estão sendo produzidas duas faixas granulométricas de material pétreo, conforme a tabela da figura IV.
Com base nas informações e nos dados apresentados, julgue os itens a seguir.
O material da jazida E-11 pode ser empregado na sub-base in natura; já o material da jazida E-13 deve ser empregado com adição de areia ou brita, para que haja diminuição da plasticidade e da expansão, desde que observadas as condições específicas relacionadas às faixas granulométricas.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).
Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
No gráfico, o ramo descendente das curvas indica o aumento da quantidade de água na amostra compactada, sendo essa a razão do decréscimo do peso específico aparente seco.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Acerca das especificações e do dimensionamento dos pavimentos, em obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. No pavimento asfáltico, as pressões exercidas sobre o revestimento são concentradas em certos pontos da sub-base estabilizada.
Figura IV ensaio de granulometria do material pétreo O diagrama da figura I representa, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de uma rodovia federal, de extensão de 50 km, cujo número N de projeto é 1,5 × 103. Foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a sub-base serão utilizados os materiais selecionados das jazidas E-11 e E-13, cujos ensaios geotécnicos são apresentados, respectivamente, nas figuras II e III. A pedreira fornece brita granítica. Para o tratamento superficial duplo, estão sendo produzidas duas faixas granulométricas de material pétreo, conforme a tabela da figura IV.
Com base nas informações e nos dados apresentados, julgue os itens a seguir.
A falta de informação acerca do desgaste Los Angeles não prejudica o projeto, a execução e a performance do pavimento, visto que a maior parte da estabilidade do tratamento superficial por penetração simples deve-se à adesão conferida pelo ligante entre o agregado e o substrato, sendo secundária a contribuição dada pelo entrosamento das partículas.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).
Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O solo I tem características argilosas, pois o excesso de água faz surgir um fenômeno denominado borrachudo, caracterizado pela parte descendente acentuada do gráfico, ao passo que o solo II tende a ser um solo arenoso, haja vista que a compactação de areias se dá pela saturação do material, o que é demonstrado pela declividade mais suave da parte descendente do gráfico.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. O rolo pé de carneiro é mais eficiente na compactação de solos argilosos e siltosos, nos quais é necessário aplicar altas pressões para vencer a coesão do solo, o que possibilita a compactação uniforme de toda a espessura.
Figura IV ensaio de granulometria do material pétreo O diagrama da figura I representa, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de uma rodovia federal, de extensão de 50 km, cujo número N de projeto é 1,5 × 103. Foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a sub-base serão utilizados os materiais selecionados das jazidas E-11 e E-13, cujos ensaios geotécnicos são apresentados, respectivamente, nas figuras II e III. A pedreira fornece brita granítica. Para o tratamento superficial duplo, estão sendo produzidas duas faixas granulométricas de material pétreo, conforme a tabela da figura IV.
Com base nas informações e nos dados apresentados, julgue os itens a seguir.
O revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante não é recomendado para o número N desse projeto, já que não apresenta desempenho suficiente para suportar os esforços repetidos de tração na flexão, correspondente ao tráfego.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).
Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Considerando apenas o ensaio de compactação proctor, sendo atingido o grau de compactação especificado pelo projetista para os solos analisados, ambos poderão ser utilizados na execução do aterro.Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. O aumento da energia de compactação acarreta o aumento da densidade do solo, independentemente do tipo de solo a ser compactado.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os itens subsecutivos, acerca da metodologia e dos critérios adotados para o cálculo dos custos unitários de insumos e serviços, que são necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. O custo horário de um equipamento é a soma dos custos de propriedade, manutenção e operação referidos à unidade de tempo.
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