Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no Regulamento do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR, é correto afirmar que o Nível de Atuação Programática do Departamento de Estradas de Rodagem - DER/PR é composto por:
Gabinete, Assessoria de Planejamento, Auditoria Interna e Procuradoria Jurídica.
Conselho de Administração, Conselho Diretor, Diretor Geral e Superintendências Regionais.
Gabinete, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.
Conselho de Administração, Conselho Diretor, Assessoria de Planejamento.
Diretoria Técnica, Diretoria de Operações e Diretoria Administrativo-Financeira.
Na elaboração de projetos rodoviários as etapas a serem seguidas são, seqüencialmente, as seguintes:
Vôo e restituição, anteprojeto, levantamento ambiental, projeto básico e projeto executivo.
Vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.
Anteprojeto, vôo e restituição, projeto básico, levantamento ambiental e projeto executivo.
Levantamento ambiental, vôo e restituição, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo.
Vôo e restituição, projeto básico, anteprojeto, levantamento ambiental e projeto executivo.
A definição da obrigatoriedade da realização do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório de Impacto Meio Ambiental - RIMA para um empreendimento rodoviário, por parte do órgão ambiental responsável, ocorre na:
Fase anterior à licença prévia.
Fase de licença prévia.
Fase de licença de instalação.
Após a fase de licença de instalação e antes da fase de licença de operação.
Fase de licença de operação.
De acordo com o Highway Capacity Manual - HCM, a taxa de fluxo total de serviço (Sfi) em estradas de pista única com duas faixas é calculada através da seguinte expressão:
SFi = 2.800 x (v/c)I x fd x fw x fhv
Onde:
A estrada tem velocidade de projeto de 110 km/h. O comprimento do trecho é de 8,0 km. São encontrados 1,6 km de pista com proibição de ultrapassagem. A topografia é plana.
A tabela seguinte traz o Nível de Serviço para segmentos de estradas com pista única e duas faixas.
NÍVEL DE SERVIÇO PARA SEGMENTOS DE ESTRADAS COM PISTA ÚNICA E DUAS FAIXAS
* Velocidades em estradas com velocidade de projeto igual ou superior a 96 km/h.
Os valores de fd = 0,89; fw=1 e fhv =0,83 são dados.
Assinale a alternativa que contém a taxa de fluxo máxima no nível de serviço C:
681 vph.
703 vph.
744 vph.
889 vph.
807 vph.
Usando o mesmo enunciado da questão anterior, a taxa de fluxo máxima no nível de serviço E será:
1944 vph.
2006 vph.
2068 vph.
2074 vph.
2102 vph.
Dentre as condições ideais, considerada, no Highway Capacity Manual – HCM no dimensionamento da capacidade de vias, é correto afirmar:
Em rodovias de múltiplas faixas não deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,60 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual ou maior que 3,00 m.
Em rodovias de múltiplas faixas deve haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,30 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,40 m.
Em rodovias de múltiplas faixas pode haver pontos de acesso direto ao longo da mesma; em rodovias de múltiplas faixas a largura da faixa deve ser igual a 3,20 m.
Pesquisas de Origem-Destino feitas em 3 linhas de ônibus (v. figura) trouxeram os resultados apresentados nas tabelas a seguir, que resumem os embarques e desembarques de passageiros ocorridos em três trechos para cada linha. Pretende-se implantar uma linha tronco no trecho comum entre B-C. Admite-se a demanda do horário de pico como 10% da demanda diária, ocupação de projeto para o veículo de 68 passageiros e índice de renovação igual a 1. Com base nas informações fornecidas, a demanda de passageiros a ser atendida na linha tronco (sentido Oeste – Leste) no horário de pico será igual a:
6620 passageiros /h.
6690 passageiros /h.
710 passageiros /h.
669 passageiros /h.
662 passageiros /h.
Usando o mesmo enunciado da questão anterior, é correto afirmar que o número de viagens no horário de pico, no sentido Leste-Oeste, será igual a:
8 viagens/h.
10 viagens/h.
15 viagens/h.
20 viagens/h.
22 viagens/h.
As contagens volumétricas de tráfego fornecem como produto principal:
Levantamento quantitativo e qualitativo dos veículos que passam pelo posto de pesquisa.
Informações sobre a origem e destino dos veículos.
Informações sobre o tipo de carga transportada pelos veículos.
Informações sobre o peso dos veículos que passam pela seção pesquisada.
As informações b, c e d estão corretas.
Ao compararem-se pavimentos rígidos, de concreto, com pavimentos flexíveis, de asfalto, desde que ambos sejam executados em solo com alta capacidade de suporte, é correto afirmar que:
Os pavimentos rígidos exigem maior investimento inicial que os flexíveis.
Os pavimentos flexíveis exigem investimento inicial maior que os rígidos.
Os pavimentos flexíveis têm vida útil maior que os rígidos.
Os pavimentos rígidos têm vida útil maior que os flexíveis.
As respostas a e d estão corretas.
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