Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As patologias em alvenarias podem ser decorrentes de erros de projeto e de execução. Dentre as diversas patologias possíveis em alvenarias está o arraste de materiais alcalinos (sais) à superfície da parede, gerando manchas esbranquiçadas comumente denominadas
eflorescências.
exsudação.
umidade.
enrijecimento.
afloramentos.
Elementos como peso próprio da laje e demais componentes do pavimento, dimensão dos panos de lajes, ciclo de concretagem dos pavimentos posteriores e sobrecarga de uso e cargas permanentes, segundo a norma vigente sobre fôrmas e escoramentos, aplicam-se a
condições a serem observadas no lançamento de concreto.
critérios técnicos de montagem de fôrmas.
análise das linhas neutras das cargas nas fôrmas.
estudo das linhas de influência dos esforços nas fôrmas.
fatores que influenciam no reescoramento.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Com relação aos elementos de construções de concreto armado, analise: I. As lajes são os elementos planos que se destinam a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, como de pessoas, móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica do espaço físico que a laje faz parte. II. Lajes nervuradas são lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis, enquanto lajes lisas são as apoiadas nos pilares sem capitéis. III. Lajes cogumelos são as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos está localizada nas nervuras, entre as quais pode ser colocado material inerte. IV. Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. Está correto o que consta em
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Solo reforçado consiste em uma massa de solo compactado dentro do qual são embutidos elementos reforçadores, normalmente na forma de tiras horizontais de aço. Em uma estrutura de contenção de solo reforçado, conecta-se um paramento (revestimento) às extremidades externas dos elementos reforçadores, para evitar que haja escape
do solo, porém o paramento não age como muro de contenção e deve ser suficientemente rígido para suportar qualquer deformação do aterro.
do solo, porém o paramento não age como muro de contenção e deve ser suficientemente flexível para suportar qualquer deformação do aterro.
dos elementos reforçadores, já que atua como muro de contenção e deve ser suficientemente flexível para suportar qualquer deformação do aterro.
do solo, já que atua como muro de contenção e deve ser suficientemente rígido para suportar qualquer deformação do aterro.
dos elementos reforçadores porém o paramento não age como muro de contenção e deve ser suficientemente rígido para suportar qualquer deformação do aterro.
Um oficial de manutenção foi designado para fazer uma pesquisa de vazamentos no reservatório suspenso de água. Os pontos em que deverá concentrar a sua análise são:
torneira de parede, recalque, ramais de distribuição e válvulas redutoras de pressão.
válvula de alívio de pressão, torneira de boia, flexíveis e ladrão.
torneiras de boias, registros, barriletes e extravasores.
colunas de distribuição, torneira de lavagem, registros e alimentação.
rede de distribuição, barriletes, ramal de descarga e sub-ramais.
O que evita o tombamento e o deslizamento de um muro de arrimo por gravidade é
o efeito do seu peso próprio, que faz com que surja uma força de atrito na sua interface com o solo.
o aumento do peso promovido pela sobrecarga incidente sobre a crista do maciço, intensificada pela presença de água infiltrada, que reforça a encravação no solo.
o esforço extra obtido pela presença dos cabos de aço atirantados por protenção e encunhados contra a contenção, por meio de bulbo preenchido.
a geometria mais simples e leve do maciço que associa o peso próprio do terreno em auxílio à força de atrito, gerando esforços positivos de flexão na base do muro.
a velocidade de execução promovida pela facilidade de trabalhar em solos de consistência desfavorável, capaz de aumentar o empuxo quando em presença de água.
Sobre instalações prediais é correto afirmar:
Nas ligações entre tubos e conexões de esgoto deve-se priorizar o uso de anéis de vedação de borracha acoplados às bolsas existentes nos tubos e conexões, proporcionando encaixe firme e estanque.
A solução limpadora é utilizada na ligação entre tubos e conexões novos e antigos, para que o adesivo aplicado funcione de mesmo modo em ambos os materiais.
Os adesivos para PVC adequados para uso em tubulações de esgoto sanitário são aqueles que contêm em sua formulação os mesmos formaldeídos que existem nos dejetos domésticos.
Nos casos de trechos de tubulações muito longos, e com o intento de se diminuir a perda de carga localizada, procede-se o aumento gradativo de diâmetros, de montante à jusante.
O PVC é um plástico largamente utilizado nas instalações prediais por ser especialmente resistente às altas pressões das instalações, inerte às ações do flúor e cloro presentes na água e imune à radiação ultravioleta.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para que os revestimentos de argamassa possam cumprir adequadamente as suas funções, é necessário que a argamassa apresente um conjunto de propriedades, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. É propriedade do material no estado endurecido a
incorporação de ar.
trabalhabilidade.
retenção de água.
retração na secagem.
resistência ao desgaste.
De acordo com a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), NÃO se aplica aos objetivos da Sinalização de Segurança:
identificar as saídas por meios de setas.
advertir quanto ao risco de queda.
alertar a obrigatoriedade do uso de EPI.
alertar para o uso de lâmpadas e luminárias à prova de explosão.
identificar locais com substâncias tóxicas, explosivas, corrosivas e radioativas.
Na pesquisa de vazamentos devem ser realizados testes no sistema hidráulico para a detecção das perdas físicas dificilmente detectáveis. Os equipamentos específicos utilizados para evitar intervenções destrutivas são:
sonda de fluxo, flapper e haste de perfuração.
tubo de transbordo, haste de escuta e sensor de cartucho anticorrosivo.
torre de inspeção, geofone manual e cabeçote de selo hídrico.
geofone eletrônico, haste de comporta e tubo de prospecção.
hastes de escuta, haste de perfuração e geofone eletrônico ou manual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...