Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As propriedades do concreto endurecido são normalmente determinadas pelo projetista de estruturas, enquanto as propriedades do concreto fresco são determinadas pela técnica de execução e, por consequência, pelo tecnologista do material. Cabe a este, então, conciliar as exigências e obter a dosagem de concreto mais econômica possível, pode ser entendida como o proporcionamento adequado dos materiais constituintes: cimento, agregados, água e aditivos. Sobre a dosagem, considere:
I. A dosagem deve obter um concreto que atenda às exigências de projeto, em especial com relação à resistência característica do concreto à compressão.
II. A trabalhabilidade do concreto está relacionada com o tamanho do agregado e não precisa ser considerada na dosagem.
III. O proporcionamento dos materiais deve considerar as características de agressividade da atmosfera, do solo e dos eventuais produtos em contato com a estrutura.
IV. A forma de transporte do concreto, desde a usina até a obra, não tem interferência com as operações de lançamento e adensamento.
Está correto o que consta em
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considere a seção transversal do pavimento da figura abaixo.
As camadas da seção transversal do pavimento são, respectivamente,
Na fase de projeto dos sistemas prediais, os vícios podem ocorrer por falhas de concepção sistêmica, erros de dimensionamento, ausência ou incorreções de especificações de materiais e de serviços, insuficiência ou inexistência de detalhes construtivos, dentre outros. É característica própria dos sistemas hidráulicos prediais a sua complexidade funcional e a inter-relação dinâmica entre os seus diversos subsistemas, além da enorme variedade de materiais, componentes e equipamentos constituintes. Tampas de acesso às câmaras do reservatório elevado executadas e instaladas de modo incorreto, com possibilidade de admissão de água contaminada em seu interior, é a causa de falha frequente em sistemas de
água fria.
água quente.
esgoto sanitário.
combate a incêndio.
águas pluviais.
A etapa de execução da obra estará sujeita a variações aleatórias de tal modo que não é possível prever com certeza qual será o resultado final. O controle da resistência à compressão do concreto é executado para comprovar se o que está sendo executado corresponde ao que foi adotado em projeto. Dentre os fatores que interferem na resistência à compressão, NÃO se pode citar
o abatimento do tronco de cone.
o adensamento.
a cura.
o lançamento.
o transporte, desde o preparo até o lançamento.
A fissuração do concreto tem influência decisiva na durabilidade da estrutura, uma vez que permite a entrada de agentes deletérios. A abertura mínima de fissura é de cerca de 0,13 mm, a partir da qual já pode ser vista a olho nu. O tipo de fissura provocado pela restrição do deslocamento da massa de concreto pelas armaduras e pelos agregados de grande dimensão é chamado de fissura por
retração plástica.
assentamento plástico.
assentamento do concreto.
retração térmica.
retração hidráulica.
Uma forma eficiente de proteção às estruturas de concreto é a aplicação de tintas, vernizes ou silicones hidrofugantes que possam aumentar a durabilidade da estrutura. A especificação de um sistema de proteção deve ser precedida de ensaios para a caracterização do material e para a verificação de sua compatibilidade com o substrato. No caso de tintas, são feitos ensaios para caracterização da tinta líquida e da película seca. Um ensaio básico para a caracterização da tinta líquida é a verificação
do grau de empolamento.
do teor de sólidos, resina e pigmentos.
do grau de calcinação.
da resistência a produtos químicos.
da cor e diferença de cor.
Os sistemas de classificação de solos mais comuns são o Sistema Unificado de Classificação (SUCS) e a Classificação Rodoviária do Highway Research Board (HRB). Ambos baseiam-se na granulometria do material analisado. Em ambos os casos, a porcentagem de material passante em uma peneira X é o fator que indica se o solo analisado é fino ou granular. Conforme o Sistema Unificado, o percentual considerado para a classificação como material fino, bem como a respectiva peneira de análise são
50% passante na peneira 40.
50% passante na peneira 200.
35% passante na peneira 200.
45% passante na peneira 200.
35% passante na peneira 40.
A execução dos revestimentos em argamassa tem uma sequência iniciada pelo preparo da base e seguida pela definição do plano de revestimento, aplicação das camadas e finalmente, pelo acabamento. Com relação ao preparo da base, o chapisco deve ser sempre aplicado nas fachadas e nas superfícies de concreto, com a finalidade de melhorar a aderência entre o concreto e a argamassa. Para melhorar a produtividade da obra, ao invés do chapisco tradicional utiliza-se ou o chapisco rolado ou o chapisco industrializado. Sobre este último, é correto afirmar:
Pode ser aplicado na fachada, tanto na estrutura quanto na alvenaria.
Só é necessário acrescentar água no momento da mistura.
Sua aplicação resulta em uma película rugosa.
É ideal para utilização interna, sobre a alvenaria.
Em razão da reflexão na aplicação, apresenta perda significativa de material caso o operário não seja experiente.
Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Na verificação de um muro de arrimo, seja qual for a sua seção, devem ser investigadas as condições de estabilidade referentes a
rotação de base, tombamento, deslizamento do maciço, suporte da fundação e ruptura plástica.
flexão, deslizamento da base, capacidade de carga da fundação e deformação plástica máxima.
rotação de base, deslizamento do maciço, suporte da fundação e deformação plástica máxima.
tombamento, flexão, capacidade de carga do solo e ruptura global.
tombamento, deslizamento da base, capacidade de carga da fundação e ruptura global.
O serviço municipal quando se concentra em ações de saneamento básico, visa trabalhar
no abastecimento de água às populações, com a mesma qualidade observada nas análises das amostras coletadas nos cursos de rios.
no acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resíduos sólidos, incluindo os rejeitos provenientes das atividades domésticas, comerciais e de serviços industriais e públicos.
na coleta, tratamento e disposição hidráulica das águas residuárias, compostas de resíduos líquidos industriais e entregues à população.
para consumir os recursos na construção de casas que alterne as facilidades sanitárias indispensáveis com a disponibilização de poços protegidos e fossa séptica.
no cumprimento dos padrões de acidez da água distribuída e na ocorrência de intermitência no abastecimento, de modo a interferir na quantidade e qualidade da água distribuída à população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...