Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considere:
I. É um processo similar à brasagem, porém, realizado em temperaturas abaixo de 250 °C.
II. O metal de adição neste tipo de solda tem temperatura de fusão abaixo do ponto de fusão do metal de base.
III. É empregada nos casos em que as forças agentes na junta são pequenas, permitindo temperatura de trabalho entre 90 °C e 150 °C.
IV. Possibilitam a obtenção de juntas lisas e isentas de poros.
V. Utiliza metais de adição à base de estanho, chumbo e cadmio.
A respeito da soldagem com solda branca, está correto o que consta em
II, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Em sistemas de esgotos sanitários,
a declividade máxima a ser considerada nos trechos horizontais é de 0,5%.
as caixas de inspeção devem ter profundidade máxima de 1,6 m.
a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 20 m.
um tubo ventilador suplementar deve ser previsto a cada grupo de no máximo 8 bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.
a extremidade aberta de um tubo ventilador primário ou coluna de ventilação não deve estar situada a menos de 3 m de qualquer janela, porta ou vão de ventilação, salvo se elevada pelo menos 0,5 m das vergas dos respectivos vãos.
Sobre alvenaria estrutural, é correto afirmar:
Argamassas voltadas para alvenaria estrutural devem ser desprovidas de cal, além de terem seu traço limitado ao mínimo de 1:3 na relação cimento e areia.
Apenas blocos de concreto normatizados devem ser utilizados nas obras de alvenaria estrutural, preferencialmente peças que suportem acima de 20 MPa, a exemplo do que ocorre com estruturas de concreto.
Blocos cerâmicos só podem ser utilizados em alvenarias estruturais desde que a altura máxima da edificação não ultrapasse 20,0 m de altura, contados em uma única vertical.
O graute utilizado no preenchimento dos elementos estruturais e a argamassa utilizada no assentamento dos blocos da alvenaria devem ser compatíveis com a resistência dos blocos utilizados.
As cargas diagonais e/ou de flexão devem ser suportadas pelas paredes dos blocos de concreto, que tem suas paredes mais espessas quanto maior é a altura do edifício, chegando ao limite de 3 cm, segundo as normas.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em uma estrutura de concreto armado formada por vigas, lajes e pilares, a força que é aplicada em uma viga, perpendicularmente ao plano de sua seção transversal, no centro de gravidade, com a mesma direção do eixo longitudinal da viga e que pode tracionar ou comprimir o elemento, é a força
cortante.
normal.
momento.
flexão.
torção.
Em uma região onde ocorrem precipitações com intensidade de 90 mm/h, um curso d'água recebe a contribuição de uma bacia hidrográfica com 1 km2 de área. Se o coeficiente de escoamento superficial da bacia é 0,36, a vazão, em litros por segundo, que se pode esperar no rio, para cada precipitação, é
9.000.
90.000.
900.000.
9.000.000.
90.000.000.
Considere as afirmações sobre as características das argamassas de cal aérea:
I. Possuem mais coesão do que as argamassas de cimento de mesmo traço, necessitando de menos aglomerantes do que as de cimento para se obter uma massa com trabalhabilidade própria para rejuntamentos e revestimentos.
II. Retêm durante mais tempo a água de amassamento; as pedras, os tijolos e blocos das alvenarias, quando secos, retiram a água das argamassas de cimento mais rapidamente do que das argamassas de cal.
III. As resistências mecânicas das argamassas de cal são muito altas e dependem do seu traço, atingindo seu valor máximo quando a secagem da argamassa ocorre de maneira muito rápida.
IV. Quando a argamassa de cal recém colocada, isto é, ainda no estado plástico, secar muito rapidamente pela ação do sol e do vento, ocorrerá o aparecimento de fissuras.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e, III.
I, II, e IV.
I e III.
II e III.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
isostática, hiperestática e hipostática.
isostática, hiperestática e isostática.
hipostática, isostática e hipostática.
hipostática, hiperestática e isostática.
hiperestática, isostática e hipostática.
Para uma argamassa de traço 1:3:6 (cimento:cal:areia) em massa de materiais secos, admitindo-se que a massa específica da argamassa fresca é igual a 1.800 kg/m3, com 10% de umidade em relação aos materiais secos.
O consumo de cimento é, em kg/m3,
100
162
180
200
1800
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Por concreto armado entende-se o concreto com barras de aço nele imersas; o concreto é considerado armado com uma armadura de aço. O concreto armado é, pois, um material de construção composto, no qual a ligação entre o concreto e a armadura de aço é devida à aderência do cimento e a efeitos de natureza mecânica. O conjunto apresenta grande durabilidade. O concreto forma uma camada de proteção em volta das peças de armadura, impedindo a oxidação. As barras de aço da armadura devem absorver os esforços de tração que surgem nas peças submetidas à flexão ou à tração, já que o concreto simples possui alta resistência à
dilatação, porém pequena resistência à torção.
torção, porém pequena resistência à tração.
compressão, porém pequena resistência à dilatação.
compressão, porém pequena resistência à tração.
tração, porém pequena resistência à compressão.
Os agregados que possuem determinados teores de minerais silicosos amorfos, ou de quartzo cristalograficamente deformados por processos tectônicos,
são passíveis de reagir com álcalis do cimento Portland, podendo formar nestas condições produtos gelatinosos, que poderão se expandir e, consequentemente, provocar a degradação do concreto.
têm maior afinidade com o betume e, consequentemente, possuem adesividade muito elevada betume/agregado.
possuem resistência mecânica decrescente à medida que a porosidade e absorção dágua diminuem.
possuem alta tenacidade e não apresentam desagregações, podendo ter uso indicado como agregado de concreto hidráulico.
são passíveis de degradação com águas ácidas, podendo formar nestas condições produtos pulverulentos, que poderão ser utilizados como ligantes de outros agregados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...