Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os tubulões são elementos estruturais de fundação profunda, em geral, dotados de uma base alargada, construídos concretando-se um poço revestido ou não, aberto no terreno com um tubo de aço de diâmetro mínimo de 70 cm, de modo a permitir a entrada e o trabalho de um homem, pelo menos na sua etapa final, para completar a geometria da escavação e fazer a limpeza do solo. Divide-se em dois tipos básicos: os tubulões a céu aberto, normalmente sem revestimento e não armados, no caso de existir somente carga vertical, e os tubulões a ar comprimido ou pneumáticos. Os tubulões a ar comprimido são utilizados em solos onde há a presença de
bolsões de ar pressurizados.
rocha e que não seja possível removê-la.
argila de baixa capacidade.
água e que não seja possível esgotá-la.
camadas de areia confinadas.
Sobre o projeto de instalação predial de água fria é correto afirmar:
Barrilete é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
Alimentador predial é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.
Ramal é a tubulação derivada da coluna de distribuição destinada a alimentar os sub-ramais.
Ramal predial é a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.
Coluna de distribuição é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial.
o circuito 1 é de alimentação de tomada.
a potência das lâmpadas é 60 W.
o interruptor representado é paralelo.
o circuito de iluminação é o circuito 2.
o quadro de distribuição é de sobrepor.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para o projeto de estruturas de edificações, a NBR 6120 classifica as cargas possíveis nas edificações em duas categorias. São elas:
carga ambiental e carga temporária.
carga permanente e carga temporária.
carga permanente e carga acidental.
carga ambiental e carga permanente.
carga residual e carga ambiental.
Atenção: As questões de números 75 a 80 referem-se à Legislação.
De acordo com a legislação do Estado do Ceará que disciplina o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e a concessão e permissão no âmbito da Administração Pública Estadual, o prazo máximo de outorga é de
6 (seis) anos para a permissão, vedada a prorrogação, salvo para evitar a descontinuidade dos serviços, pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses.
10 (dez) anos para a concessão, podendo ser prorrogada por igual período, a critério exclusivo do Poder Concedente, desde que haja interesse público e anuência da concessionária.
10 (dez) anos para a concessão, admitindo-se a prorrogação pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, para evitar a descontinuidade dos serviços.
6 (seis) anos para a concessão, admitindo-se a prorrogação até o prazo de 10 (dez) anos, a critério exclusivo do Poder Concedente.
10 (dez) anos para a concessão e permissão, admitindo- se a prorrogação apenas para a concessão, quando prevista contratualmente.
Para elaboração do projeto de fundações é necessário o conhecimento adequado do solo que servirá de suporte à fundação, o que normalmente se faz, primariamente, através de sondagens e ensaios para a determinação da resistência do material. No Brasil, o ensaio mais comum consiste na utilização de um cavalete que possibilita a cravação de um amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg, caindo de uma altura de 75 cm. O número de golpes (N) para o amostrador penetrar 30 cm possibilita a avaliação da resistência do solo, enquanto o tipo de material no interior do amostrador permite a identificação do tipo de solo. Este ensaio é conhecido como
VT − Vane Test.
SPT − Standard Penetration Test.
ST − Sondagem a Trado.
ST − Shacking Test.
CPT − Cone Penetration Test.
Sobre a instalação de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio é correto afirmar:
O dispositivo de recalque, instalado na fachada principal da edificação, deve ter sua introdução voltada para a rua e para baixo em um ângulo de 45°.
O alcance do jato compacto produzido por qualquer sistema de hidrantes não deve ser inferior a 6 m, medido da saída do esguicho ao ponto de queda do jato.
Os pontos de tomada de água devem ser posicionados nas proximidades das portas externas ou acessos à área a ser protegida, a não mais de 8 metros.
A altura dos pontos de tomada de água não deve ser inferior a 2 metros do piso.
A tubulação de incêndio deve ser fixada nos elementos estruturais da edificação através de suportes metálicos rígidos e espaçados em no mínimo 6 metros.
O aumento da temperatura em instalações elétricas pode ser decorrente de defeitos de instalação ou situações anormais de funcionamento. Para evitar danos, é usual a utilização dos dispositivos de proteção do sistema denominados
condutores.
transformadores.
interruptores.
disjuntores.
isolantes.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O uso de treliças em edificações, com as cargas aplicadas nos nós ideais, é um sistema construtivo composto de barras idealizado para resistir aos esforços solicitantes de
tração e compressão.
tração e flexão.
compressão e flexão.
cisalhamento e torção.
torção e flexão.
A quantidade de precipitação é normalmente expressa em termos da espessura da camada dágua que se formaria sobre uma superfície horizontal, plana e impermeável, com 1 m2 de área. Isso significa que uma precipitação de 30 mm equivale à queda de, por metro quadrado de terreno,
3 litros de água ou 3.000 litros por hectare.
3 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
3.000 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
30 litros de água ou 300.000 litros por hectare.
300 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...