Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Ensaio de Penetração Padrão (SPT- Standard Penetration Test), durante a prospecção do subsolo, é correto afirmar:
Na amostragem, são anotados os números de golpes do martelo de peso 75 kg necessários para cravar cada trecho de 15 cm do amostrador. A resistência à penetração é definida como sendo o número de golpes necessários para cravar 30 cm iniciais do amostrador.
Quando não ocorre penetração total do amostrador, registra-se o SPT em forma de fração, por exemplo, 35/12, indicando que para 35 cm de penetração foram realizados 12 golpes.
A perfuração por lavagem é mais rápida do que pelo trado, entretanto, ela só pode ser utilizada abaixo do nível dágua, uma vez que, acima alteraria o teor de umidade do solo, assim como, as condições de amostragem.
A cravação do barrilete amostrador será interrompida quando se obtiver penetração inferior a 15 cm após quinze golpes consecutivos, não se computando os cinco primeiros golpes do teste, ou quando o número de golpes ultrapassar 45 em um mesmo ensaio.
Mesmo em sondagens realizadas com proximidade em planta, como por exemplo, a cada 10 metros, não é permitido o traçado de seções, entre materiais semelhantes do subsolo, supondo camadas contínuas.
Os solos denominados lateríticos
são pedologicamente evoluídos, com fração argilosa predominantemente caulinítica, apresentando elevada concentração de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. Em geral, apresentam-se na natureza não saturados e com elevado índice de vazios.
são pedologicamente evoluídos, com fração argilosa predominantemente montmorilonítica, apresentando baixa concentração de óxidos e hidróxidos de ferro e alta concentração de hidróxidos de alumínio. Em geral, apresentam-se na natureza saturados e com elevado índice de vazios.
não são pedologicamente evoluídos, com fração siltosa predominante, apresentando elevada concentração de óxidos de ferro. Em geral, apresentam-se na natureza não saturados e com baixo índice de vazios.
não são pedologicamente evoluídos, com fração arenosa predominante, apresentando elevada concentração de hidróxidos de alumínio. Em geral, apresentam-se na natureza, saturados e com baixo índice de vazios.
são pedologicamente evoluídos, com fração argilosa predominantemente caulinítica, apresentando baixa concentração de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. Em geral, apresentam-se na natureza, secos e com elevado índice de vazios.
Os solos residuais, bastante comuns no Brasil, originam-se na decomposição de basaltos e rochas cristalinas. São características de um perfil de solo residual
não acompanhar a topografia do terreno; apresentar camadas horizontais, partículas polidas e arredondadas, homogeneidade textural e resistência variando de camada para camada.
acompanhar, em geral, a topografia do terreno; intemperismo variar com a profundidade e atuar da superfície para o interior do terreno; apresentar pontos com diferentes resistências, matacões, significativa variação textural e grãos angulosos.
acompanhar ou não a topografia do terreno; apresentar camadas muito intemperizadas, partículas arredondadas e com homogeneidade textural; variar a resistência de camada para camada. Em geral, são transportados pela ação do vento.
acompanhar, em geral, a topografia do terreno; apresentar partículas polidas e arredondadas, homogeneidade textural contendo fração arenosa predominante com alto teor de umidade e depositado ao longo dos cursos dágua.
acompanhar ou não a topografia do terreno; apresentar camadas muito intemperizadas, partículas polidas, contendo fração argilosa predominante e depositado em ambientes lacustres, onde o agente transportador é a água.
Nos muros de arrimo, a resultante lateral das pressões que provocam o empuxo de terra deve ser equilibrada de tal forma que as cargas verticais sejam ao menos iguais ao dobro da grandeza do empuxo. Tal situação, só alcançada em se tratando de muros de arrimo, leva em consideração dois casos: o peso próprio do muro ou parte do próprio peso de terra, responsável pela carga lateral. No primeiro caso, têm-se os muros de
estrutura elástica e, no segundo caso, os muros de estrutura maciça, de concreto ciclópico.
gravidade ou estrutura elástica e, no segundo caso, os muros de estrutura plástica, de concreto ciclópico.
gravidade, estrutura maciça ou ciclópica e, no segundo caso, os muros de estrutura elástica, de concreto armado.
estrutura plástica ou estrutura maciça e, no segundo caso, os muros de estrutura elástica, de gravidade.
estrutura elástica, de concreto armado e, no segundo caso, os muros de estrutura plástica, de concreto ciclópico.
Solos são materiais que resultam do intemperismo ou meteorização das rochas, por desintegração mecânica ou decomposição química e biológica. Dentre estes agentes do intemperismo, destacam-se: temperatura, pressão, agentes químicos, e outros. Quanto à formação, eles podem ser: residuais e transportados. Os solos transportados pela ação dos ventos e da gravidade são denominados, respectivamente, de
eólicos e coluvionares.
lateríticos e aluvionares.
eólicos e lateríticos.
glaciares e aluvionares.
eólicos e lateríticos.
63,50.
83,50.
100,50.
120,50.
112,50.
argiloso com mais de 50% de material passado na peneira 200.
arenoso com menos de 50% de material passado na peneira 200.
arenoso com mais de 50% de material passado na peneira 200.
siltoso com menos de 50% de material passado na peneira 200.
siltoso com mais de 50% de material passado na peneira 200.
Em projetos de impermeabilização,
água sob pressão positiva é a água, confinada ou não, exercendo pressão hidrostática inferior a 1 kPa de forma indireta na impermeabilização.
camada de proteção mecânica é o estrato com a função de apoio e proteção da camada impermeável contra agressões provenientes do substrato.
imprimação é a película, base solução ou emulsão, aplicada ao substrato a ser impermeabilizado, com a função de favorecer a aderência da camada impermeável.
camada berço é o estrato com a função de evitar a aderência de outros materiais sobre a camada impermeável.
impermeabilização flexível é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.
Avalie as manifestações patológicas em construções.
I. Eflorescências são depósitos salinos carregados pela migração do oxigênio intermolecular, presente nos elementos da construção.
II. Bolor é o desenvolvimento de microorganismos (fungos) capazes de deteriorar pinturas e revestimentos.
III. A fissuração do revestimento pode ser causada pela sua incapacidade de resistir a tensões devidas às deformações intrínsecas e às deformações da base.
IV. A perda de aderência do revestimento se dá por falhas na interface das camadas ou na interface com a base ou substrato.
Está correto o que se afirma em
II, III e IV, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II, III e IV.
Durante a fase de pintura de um imóvel, na etapa de acabamento, foi constatada a presença de bolhas na película de tinta que cobria as paredes internas do referido imóvel. As causas mais prováveis para a ocorrência desse tipo de patologia são:
o fundo preparador de parede foi diluído e aplicado juntamente com a tinta de acabamento; um fundo para madeira foi aplicado após a limpeza da resina, com estopa e Thinner; a parede foi lavada após ter sido pintada com tinta PVA de acabamento acetinado.
o reboco fraco ou calcinado; a pintura foi executada em dias chuvosos; a superfície foi lavada após a cura total da tinta, fato que deve ter demandado cerca de 7 dias.
a tinta de acabamento foi utilizada sem que houvesse a limpeza da superfície; a superfície não foi lixada corretamente na preparação; a pintura foi executada antes da cura total do revestimento/substrato.
um fundo preparador para uso em ambientes internos foi aplicado em situações sujeitas ao intemperismo; a pintura foi executada sobre caiação, sem que tenha sido preparada; execução de queimação na superfície em que a massa tenha sido aplicada.
a superfície foi pintada com tinta antimofo sem que houvesse a preparação de superfície; tinta de base água aplicada sobre emboço calcinado; execução da remoção do pó com pano seco embebido em solução limpadora de madeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...