Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a rede representada na figura abaixo.

Os círculos representam os eventos, as letras as atividades e a duração, em semanas, é indicada abaixo de cada atividade. O tempo, em semanas, necessário para completar as atividades apresentadas é de

  • A.

    20.

  • B.

    18.

  • C.

    16.

  • D.

    15.

  • E.

    14.

Os documentos que devem fazer parte da juntada a ser apresentada para aprovação do projeto de construção de uma pista para um aeroporto municipal são o Projeto

  • A.

    Básico e o Projeto de Infraestrutura.

  • B.

    Viário e o Projeto Executivo de Obras.

  • C.

    de Infraestrutura e o Projeto de Expansão.

  • D.

    Básico e o Projeto Executivo de Obras e Serviços.

  • E.

    Executivo de Obras e Serviços e o Projeto Arquitetônico.

Considere as afirmações abaixo do cronograma físico-financeiro de uma obra com previsão de duração de seis meses.

I. O desembolso financeiro para o mês de maio é de R$ 106.288,00.

II. O desembolso financeiro realizado até o mês de abril é de R$ 106.380,00.

III. O serviço de Fundações corresponde a 15,60% do valor total da obra.

Está correto que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O método legal, dentre outros possíveis, a ser utilizado para garantir uma gestão democrática na elaboração do planejamento urbano de uma cidade, que leve em consideração os anseios da população local, é o

  • A.

    de consultas públicas, audiências públicas e debates.

  • B.

    de uso do Plano Diretor, que orientará as ações de construção e divisão do solo.

  • C.

    que utiliza-se da prática de audiências privadas com os setores de produção industrial.

  • D.

    de estabelecimento de colegiados de política sindical em função do zoneamento de cada área.

  • E.

    de estabelecimento de consultas públicas e audiências privadas com os conselhos de classe do município.

Através da realização do ensaio de sondagem à percussão ou Standard Penetration Test - SPT obtém-se o índice de resistência à penetração determinado pelo número de golpes correspondentes à cravação de

  • A.

    15 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 30 cm.

  • B.

    20 cm do tubo-padrão, após a cravação inicial de 15 cm.

  • C.

    25 cm do tubo-padrão, após a cravação inicial de 10 cm.

  • D.

    30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm.

  • E.

    45 cm do amostrador-penetrável, após a cravação inicial de 15 cm.

A sistemática gerencial a ser considerada no processo de planejamento de transporte urbano é a de

  • A.

    análise de interferência sonora e de densidade de tráfego.

  • B.

    análise entre planejamento urbano, de transporte e tráfego especial.

  • C.

    coordenação entre planejamento de transporte, de sinalização e de trânsito.

  • D.

    coordenação entre setores de planejamento urbano, de transporte e de trânsito.

  • E.

    coordenação entre setores de planejamento urbano, de sinalização e de trânsito.

A instabilidade de taludes é gerada pelo aumento dos esforços atuantes ou pela diminuição da resistência dos materiais que o compõe, levando ao escorregamento do material em valores acima da tensão de cisalhamento do mesmo. Como causas externas dessas alterações podem-se citar:

  • A.

    aumento da carga atuante no maciço e diminuição da resistência do solo.

  • B.

    mudança da geometria do talude e cortes ou aterros, no talude ou em terrenos adjacentes.

  • C.

    sobrecargas na superfície de pressão positiva e saturação em areias.

  • D.

    intensificação das atividades sísmicas e aumento da poro-pressão decorrente dos ventos.

  • E.

    perda de sensibilidade geotécnica dos materiais constituintes e intemperismo da região.

O Sistema que deve ser considerado para a definição da infraestrutura de atendimento aos usuários de um sítio aeroportuário é o que corresponde

  • A.

    à circulação e acesso.

  • B.

    à geração de demanda.

  • C.

    à proteção contra incêndio.

  • D.

    ao monitoramento e segurança.

  • E.

    à análise de dados de circulação de veículos de carga.

Para tratamento dos solos considerados moles, objetivando garantir suas propriedades geotécnicas de resistência e deformabilidade, são empregadas técnicas como

  • A.

    execução de colunas de pedra ou colunas de brita, que têm a função de reforçar a superfície adjacente do solo.

  • B.

    construção por etapas, que ocorre por meio da utilização de um volume de solo siltoso, compactado em camadas sucessivas de 30 cm.

  • C.

    instalação de drenos horizontais, que proporciona uniformidade na distribuição da umidade, garantindo perfeita estabilidade ao solo.

  • D.

    aplicação de sobrecargas temporárias, realizada por meio de uma pré-compressão do solo antecipando os recalques com ganho de resistência.

  • E.

    estacas de distribuição, executada antes da fase de aterro, a partir da cravação de elementos metálicos, com locação equidistante na superfície, executada de forma rápida e a baixo custo.

O período de tempo a ser considerado nos estudos para que um projeto de construção de uma pista aeroportuária atenda às projeções de demanda é de

  • A.

    5 anos.

  • B.

    10 anos.

  • C.

    25 anos.

  • D.

    20 anos.

  • E.

    30 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...