Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O conceito a ser considerado pelo projetista na fase de planejamento das estruturas de concreto de uma edificação está corretamente descrito em:

  • A.

    Fck é o valor da resistência característica do concreto à compressão adotado como base de cálculo e está associado a um nível de confiança de 95%.

  • B.

    Lote é a quantidade de concreto que é submetida à análise de uma única vez, devendo ser homogêneo e corresponder a uma única população, ou seja, mesmo traço, cimento, agregado, relação água/cimento, entre outras.

  • C.

    A alteração da relação água/cimento no concreto não pode ser alcançada através de mudança no tipo de cimento, mas, sim, pela mudança dos agregados ou emprego de aditivos redutores de água ou superplastificantes.

  • D.

    A cura prolongada é importante no caso do emprego de cimentos com adições ativas, pozolanas e escórias, pois as reações são mais lentas e só ocorrem em presença de água.

  • E.

    A escolha da consistência do concreto (medida através do ensaio de abatimento de tronco de cone) é realizada em função do tipo de elemento estrutural.

O levantamento de defeitos nas placas dos pavimentos de concreto é o primeiro passo para determinar quais atividades de manutenção corretiva deverão ser executadas. Entretanto, para maior efetividade de tais medidas, é necessário conhecer também as origens e causas dos defeitos encontrados. Um dos defeitos mais comuns nos pavimentos de concreto é o escalonamento, que consiste no desnivelamento entre placas contíguas. Este defeito está normalmente associado

  • A.

    ao afundamento plástico.

  • B.

    à retração de secagem.

  • C.

    à retração plástica.

  • D.

    à fadiga do concreto.

  • E.

    à entrada e acúmulo de água.

Sabendo-se que a barra φ 6,3 mm pesa 0,25 kg/m, o consumo de aço, em quilos, para a montagem da estrutura apresentada é

  • A.

    32,68

  • B.

    42,36

  • C.

    46,22

  • D.

    56,75

  • E.

    78,96

A peça correspondente está correta e respectivamente descrita em:

  • A.

    Peça1 Peça2 Peça3 Peça4 Pendural Linha Perna Escora

  • B.

    Peça 1 Peça 2 Peça 3 Peça 4 Linha Escora Pendural Perna

  • C.

    Peça 1 Peça 2 Peça 3 Peça 4 Linha Perna Pendural Escora

  • D.

    Peça 1 Peça 2 Peça 3 Peça 4 Perna Pendural Escora Linha

  • E.

    Peça 1 Peça 2 Peça 3 Peça 4 Escora Perna Linha Pendural

Para a manutenção dos pavimentos de concreto, defeitos superficiais, como desgaste e fissuras curtas, podem ser corrigidos com um procedimento simples: a selagem. Quando a superfície do pavimento de concreto perde a texturização, são necessários serviços para a criação de novas ranhuras em sua superfície, cujo serviço é denominado de

  • A.

    resselagem.

  • B.

    griding.

  • C.

    retrofit.

  • D.

    grooving.

  • E.

    rubblization.

Para garantir a durabilidade das estruturas de concreto armado em ambiente classe III de agressividade, estabelece-se que o cobrimento nominal de concreto (para a tolerância de execução 10 mm) para vigas seja de, em milímetros,

  • A.

    20

  • B.

    25

  • C.

    30

  • D.

    35

  • E.

    40

Ao se projetar uma parede de alvenaria de vedação, deve-se prever:

  • A.

    contravergas sobre as portas e contravergas e vergas, respectivamente, sobre e sob as janelas.

  • B.

    colunas preenchidas com microconcreto, adequadamente espaçadas ao longo de todo o pano de alvenaria.

  • C.

    pinos de cisalhamento para garantir a ligação entre os blocos de alvenaria.

  • D.

    encunhamentos junto aos pilares, para assegurar a amplitude de trabalho do quadro de alvenaria.

  • E.

    vergas sobre as portas e vergas e contravergas, respectivamente, sobre e sob as janelas.

O Módulo de Referência é adotado para atender a acessibilidade de pessoas que utilizam cadeiras de rodas, cuja projeção em planta é dada pelas seguintes dimensões:

  • A.

    1,00 m × 0,60 m

  • B.

    1,20 m × 0,80 m

  • C.

    1,50 m × 1,00 m

  • D.

    1,60 m × 1,10 m

  • E.

    1,80 m × 1,20 m

A sinalização horizontal, em conjunto com os sistemas de sinalização vertical e sinalização semafórica, tem a função de orientar os motoristas quanto à localização no sistema viário, além de regulamentar questões de ultrapassagem, velocidade e estacionamento (dentre outras) e advertir quanto a potenciais pontos ou trechos que necessitem de maior atenção. Além do padrão de traçado das linhas, as cores também têm significados distintos. A cor branca, mais comum, tem a finalidade básica de

  • A.

    regulamentar ciclovias.

  • B.

    separar movimentos veiculares de sentidos contrários.

  • C.

    regulamentar ultrapassagem.

  • D.

    separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

  • E.

    indicar lombadas.

No que se refere a instalações de gás combustível canalizado, é correto afirmar:

  • A.

    A cada 5 metros de comprimento do abrigo da Central, serão exigidas, no mínimo, duas portas de acesso instaladas preferencialmente em pontos diferentes.

  • B.

    No caso em que o uso de mangueira for extremamente necessário, cuidar para que estas atravessem paredes, pisos ou outras divisões do compartimento, no ponto médio da menor dimensão, para que não prejudique os elementos estruturais.

  • C.

    A rede de distribuição deve ser embutida na alvenaria, sendo necessário, no caso de utilização de tijolos vazados ou outros materiais que permitam a formação de vazios, que esta seja fixada sem o preenchimento desses vazios, quer seja por meio de argamassa ou outro componente aglomerante, para que não crie pressão nas paredes da tubulação.

  • D.

    Nas conexões roscadas, as roscas devem ser cônicas ou trapezoidais (macho) e paralelas (fêmea), e a elas aplicado um vedante, tal como fita pentatetrafluor etileno, ou ainda vedantes compatíveis com o gás combustível, incorporadas com fios de cânhamo.

  • E.

    Para canalização com diâmetro menor ou igual a 1”, quando as ligações forem feitas por meio de soldas, ao diâmetro deverá ser acrescido mais 3/4”.

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