Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os estados limites a se considerar no cálculo das estruturas de concreto são o último e o de serviço. Considera-se estado limite de serviço
a perda de equilíbrio da estrutura admitida como corpo rígido.
o esgotamento da capacidade resistente da estrutura, em seu todo ou em parte, pelas solicitações normais e tangenciais.
o colapso provocado por solicitações dinâmicas.
o esgotamento da capacidade resistente da estrutura, em seu todo ou em parte, considerando os efeitos de segunda ordem.
os problemas de descompressão, descompressão parcial e de compressão excessiva, no caso de estruturas em concreto protendido.
Considere as seguintes afirmações:
I. Para montar lajes pré-moldadas, basta apoiar vigotas pré-fabricadas sobre as cintas de amarração das paredes, no sentido da largura do cômodo, encaixar elementos leves, como lajotas ou placas de EPS, nos vãos intermediários e executar uma capa de concreto sobre o conjunto.
II. Durante a execução das alvenarias, o assentamento ou a amarração dos blocos de concreto podem ser do tipo junta a prumo ou junta desencontrada, também denominada amarrada. A junta a prumo é a mais recomendada, pois torna a alvenaria mais resistente.
III. Para evitar o aparecimento de trincas no encontro de paredes, a amarração dos blocos de concreto deverá ser realizada de forma entrelaçada, também denominada junta desencontrada, ou ainda, caso não seja realizada a amarração, deve-se optar pela ligação dos blocos com vergalhões.
Está correto que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Uma viga de concreto armado, submetida a momento fletor crescente, passa por três níveis de deformações, denominados estádios, os quais determinam o comportamento da peça até a sua ruína. Considera-se estádio II numa viga de concreto armado, submetida à flexão normal simples, quando
o diagrama de tensão normal ao longo da seção transversal é linear.
as tensões nas fibras mais comprimidas são proporcionais às deformações, correspondendo ao trecho linear do diagrama tensão × deformação do concreto.
apenas o aço passa a resistir aos esforços de tração.
a fibra mais comprimida do concreto começa a escoar, atingindo a deformação específica de 0,35%.
não há fissuras visíveis.
Considere as plantas de cobertura de um pequeno chalé, representadas nas figuras a seguir.
A quantidade total de telhas, para a execução do telhado do chalé, considerando perda de 10%, é
2.000
2.500
2.750
3.000
3.300
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O aço das estruturas metálicas é uma liga formada basicamente dos elementos ferro (Fe) e carbono (C). Sobre a adição de carbono é correto afirmar que o
teor máximo de carbono é de 17%.
carbono aumenta a resistência do aço, porém, o torna mais dúctil.
carbono diminui a resistência do aço, porém, o torna mais duro e quebradiço.
aumento do teor de carbono facilita as aplicações de soldagem.
aumento do teor de carbono produz redução da ductilidade do aço.
A cobertura de uma determinada edificação deverá ser executada com telhas cerâmicas tipo francesa. Se a projeção horizontal da estrutura do telhado for de 5 m, então, para que se atenda às especificações corretas de inclinação desse tipo de cobertura, sem que as telhas sejam fixadas com arame, a altura dessa estrutura deve estar compreendida entre, em metros,
0,6 a 0,8
1,0 a 1,2
1,3 a 1,5
1,6 e 2,0
2,3 a 2,5
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as figuras a seguir.
I. ruptura por rasgamento da chapa entre o furo e a borda ou entre dois furos consecutivos.
II. ruptura por tração da chapa na seção transversal líquida.
III. ruptura por corte do fuste do conector.
IV. ruptura por esmagamento da chapa na superfície de apoio do fuste do conector.
As modalidades de rupturas A, B, C e D correspondem, respectivamente,
I, III, IV e II.
II, IV, III e I.
III, II, I e IV.
III, IV, I e II.
IV, III, II e I.
As alvenarias de blocos de concreto podem ser erguidas sobre o baldrame ou radier. Primeiramente, é aplicada uma camada de argamassa de regularização ou nivelamento e, antes do início do assentamento da primeira fiada de blocos sobre a camada de regularização, recomenda-se
aplicar uma camada de chapisco para dar aderência à primeira fiada de blocos e, depois, revestir a parte inferior das paredes externas do lado de dentro com argamassa de impermeabilização.
levantar a parede de blocos, aplicar uma camada de chapisco para dar aderência e uma camada de massa fina ou reboco para dar acabamento final. Posteriormente, aplicar uma camada de argamassa impermeabilizante de 15 cm de altura apenas do lado de fora das paredes externas.
aplicar uma camada de argamassa de impermeabilização, utilizada também para assentar as duas primeiras fiadas de blocos e para revestir a parte inferior das paredes externas, tanto do lado de dentro como do lado de fora.
fazer um lastro com areia fina de aproximadamente 2 cm de espessura, evitando, desta forma, qualquer futuro problema com umidade nas paredes erguidas.
aplicar uma camada de 5 cm de espessura de argamassa de regularização e, posteriormente, usar a mesma argamassa para revestir as paredes externas até a metade de suas alturas, tanto do lado de dentro como do lado de fora.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
De uma peça de madeira ipê a ser empregada na construção de uma estrutura de madeira, foi retirada uma amostra com 72,9 g de massa. Após secagem em estufa, a amostra apresentou massa de 64,8 g, indicando teor de umidade de
11,1 %
12,5 %
17,6 %
22,4 %
25,0 %
Os pisos e pavimentos de concreto caracterizam-se por resistirem ao peso ou ao desgaste produzidos por veículos, máquinas, trânsito de pessoas e animais, entre outros usos, sendo, portanto, superfícies de apoio firme e seguras. Sobre a execução destes tipos de revestimento, é correto afirmar:
Em todos os pisos e pavimentos de concreto, as formas devem ter um ressalto no sentido transversal, possibilitando o aumento da resistência à tração do pavimento e evitando a formação de trincas e rachaduras.
Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja drenada e esteja bem seca, para não absorver a água do concreto. É muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam armaduras longitudinais a cada 5 m, evitando o aparecimento de trincas e rachaduras.
Nas faixas isoladas estreitas com largura inferior a 7,5 m, não há necessidade do ressalto do tipo macho-fêmea no sentido longitudinal nem no transversal pois, mesmo as destinadas a receber cargas mais pesadas, não estão sujeitas ao aparecimento de trincas e rachaduras.
Os pisos e pavimentos de concreto são executados com espessura de 5 cm e sobreposto ao terreno, desta forma, são menos susceptíveis ao aparecimento de trincas e rachaduras, independentemente de suas dimensões (largura e comprimento).
Para garantir maior durabilidade dos pisos de pavimentos de concreto, é recomendável que a área a ser concretada seja molhada antes, para não absorver a água do concreto e, ainda, é muito importante que nas faixas dos pisos e pavimentos existam juntas transversais a cada 3 m, evitando trincas e rachaduras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...