Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a execução de sub-base de concreto rolado em pavimentos rígidos, deve-se adotar o seguinte procedimento:
Juntas longitudinais, caso necessárias, serão construídas entalhando-se ou cortando-se verticalmente a borda da camada, onde a face da junta deverá ser umedecida antes da colocação da camada adjacente.
A largura de cada pano de concretagem deverá permitir que as juntas longitudinais eventuais de construção fiquem situadas abaixo de futuras trilhas de tráfego.
O tempo decorrido entre a adição de água à mistura e o término da compactação deverá ser, no máximo, de 4 horas, desde que na camada seja utilizada água desmineralizada.
A superfície do concreto rolado deverá ser protegida contra evaporação de água por meio de uma película de plástico biodegradável aplicada em quantidade suficiente, da ordem de 1,8 a 2,5 L/m2, executada durante a fase de compactação.
À cada trecho de 2.500 m2 de sub-base deverão ser moldados aleatoriamente e de mesma partida, no máximo, 6 exemplares de corpos de prova, sendo que cada exemplar é constituído por 3 corpos de prova cilíndricos de 5 cm de diâmetro e de 15 cm de altura, para determinação da resistência à flexão.
Sobre a execução de sub-base de concreto rolado em pavimentos rígidos, é correto afirmar que:
PERÍCIA é a atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.
AVALIAÇÃO é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.
VISTORIA é a atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.
PARECER é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentadamente.
LAUDO é a peça na qual o especialista emite opinião fundamentada sobre determinado assunto.
Com o objetivo de melhorar as condições de estabilidade e reduzir a velocidade de escoamento das águas superficiais do talude, é obrigatório o uso de patamares para escavações com profundidade superior a
10 m.
9 m.
7 m.
6 m.
5 m.
Em uma ETA − Estação de Tratamento de Água, em que o consumo global diário de produtos químicos excede 500 kg, o leito da estrada de acesso deve permitir carga de pelo menos 10 t (toneladas) por eixo e as seguintes características: largura mínima de
8 m, rampa máxima 15%, e raio mínimo 20 m.
10 m, rampa máxima 20% e raio mínimo 50 m.
30 m, rampa máxima 10% e raio mínimo 6 m.
6 m, rampa máxima 10% e raio mínimo 30 m.
30 m, rampa máxima 6% e raio mínimo 10 m.
Um edifício comercial em estrutura de concreto armado e alvenaria de tijolos cerâmicos furados será revestido com argamassa de traço 1:2:7 (cimento:cal:areia) em massa de materiais secos.
Admitindo-se que a massa específica da argamassa fresca é igual a 2.000 kg/m3, com 10% de umidade em relação aos materiais secos, o consumo de cimento, cal, areia e água, será, em kg/ m3,
20, 80, 90 e 200
180, 720, 900 e 200
200, 800, 1.000 e 2.000
1.800, 7.200, 9.000 e 2.000
2.000, 8.000, 10.000 e 200
De acordo com a definição dos processos de tratamento, as águas superficiais provenientes de bacias não protegidas e que exigem coagulação para enquadrar-se nos padrões de potabilidade classificam-se como Tipo
E.
D.
C.
B.
A.
Os agitadores mecanizados da operação de mistura rápida em uma ETA − Estação de Tratamento de Água devem obedecer às seguintes condições:
I. A potência deve ser estabelecida em função do gradiente de velocidade.
II. Os períodos de detenção inferiores a 2s exigem que o fluxo incida diretamente sobre as pás do agitador.
III. O produto químico a ser disperso deve ser introduzido logo abaixo da turbina ou hélice do agitador.
IV. A potência fornecida à água por agitadores mecânicos deve ser determinada pela expressão: G = [P−1] . [μ−2 ] . [C] .
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O procedimento de inspeção em projetos de instalações prediais de água quente para a verificação da estanqueidade deve ser feito com água
fria a 40 °C e sem pressão hidrostática interna.
quente a 40 °C com pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática.
fria a 80 °C e sem pressão hidrostática interna.
quente 80 °C com pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática de serviço.
quente a 80 °C e sem pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática de serviço.
Sabe-se que o cálculo dos diâmetros dos tubos de uma rede interna, pressurizada até 5psi, é feito com o emprego da fórmula de Lacey. As unidades de medida de Q e S, no SI − Sistema Internacional de Unidades, são, respectivamente,
Nm3/h e mmca.
Nm3/h e m.
Nm3/s e mmca.
Nm3/s e adimensional.
Nm3/h e adimensional.
Em projetos e execução de instalações prediais de água quente, as vazões de projeto, salvo casos especiais, são determinadas com o funcionamento
simultâneo de todos os pontos de utilização.
simultâneo de todos os pontos de utilização instalados a jusante do trecho considerado.
não-simultâneo de todos os pontos de utilização instalados a jusante do trecho considerado.
não-simultâneo de todos os pontos de utilização instalados a montante do trecho considerado.
simultâneo de todos os pontos de utilização instalados a montante do trecho considerado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...