Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em projetos de instalações elétricas de baixa tensão, é correto afirmar:
Em cozinhas, copas, áreas de serviço e lavanderias, deve ser previsto, no mínimo, um ponto de tomada para cada 5 m ou fração de perímetro.
Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo, equipamento com corrente nominal inferior a 10 A deve constituir um circuito independente.
Em cômodos com área superior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mínima de iluminação de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.
A seção mínima do condutor de cobre para circuitos de iluminação é 2,5 mm2.
A potência mínima a ser atribuída a cada ponto de tomada em cozinhas, copas, áreas de serviço e lavanderias é 100 VA por ponto de tomada.
Em um circuito constituído por duas fases e um neutro, em relação à sua ligação no quadro de distribuição, o neutro
jamais poderá ser interrompido.
deverá ser protegido por disjuntor, no quadro de distribuição.
deverá permitir sua abertura durante o chaveamento para ocorrer a retificação do circuito, quando alimentando equipamentos simultaneamente, em circuitos distintos, por meio da ligação fase-neutro.
deverá ser ligado diretamente da rede de distribuição ao circuito do imóvel, quando uma das fases não esteja protegida por dispositivo de proteção.
deverá ser sempre desligado quando, depois da alimentação de energia, se tiver equipamentos ligados, uns a uma fase contra o neutro e outros, à outra fase contra o neutro, simultaneamente.
Na figura abaixo 4, 5 e 6 representam 3 partes de um mesmo edifício que foi dividido por juntas de dilatação. 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os aterramentos das estruturas
Analise:
I. Para que, ao longo do edifício, não existam problemas de aterramento, as instalações 1, 2 e 3 precisam ser ligadas entre si através de cabos adequados.
II. Se necessário, após a interligação dos três aterramentos, todos devem ser ligados a um quarto ponto de aterramento final.
III. Cada aterramento deve estar ligado a um DR em quadro específico e separado dos demais aterramentos, protegidos por disjuntores tipo DIN.
IV. Para a completa eficácia do aterramento global do edifício, a ponta de cada uma das hastes de cobre enterradas devem atingir a mesma cota no solo.
Está correto o que consta APENAS em
I e IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
I e II.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as seguintes afirmações sobre orçamentos e acompanhamento de obras:
I. A curva ABC representa os diversos insumos ou etapas em ordem crescente de preço. Essa técnica baseia-se no princípio, segundo o qual um grande número de serviços ou insumos é responsável por uma parcela mais significativa do custo total da obra.
II. O acompanhamento do cronograma físico permite aferir o cumprimento dos prazos e identificar e prevenir possíveis atrasos.
III. O acompanhamento do cronograma financeiro permite informar os recursos necessários ao andamento da obra.
IV. Preço é a importância necessária para que se obtenha um bem ou serviço.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere a rede PERT/CPM representada na seguinte figura:
Na rede PERT/CPM da figura, os círculos representam os eventos e as letras representam as atividades, cuja duração, em semanas, é indicada ao seu lado. O tempo previsto, em semanas, pelo caminho crítico dessa rede é
13
12
11
9
8
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação às técnicas mais adequadas para a disposição e o tratamento do lixo, considere as seguintes afirmações:
I. No aterro sanitário, o lixo lançado sobre o terreno é recoberto com o solo local formando câmaras, onde o material encontra-se compactado. São nessas câmaras que, ao término da biodegradação aeróbia, processa-se a biodegradação anaeróbia, com liberação de gás e de uma substância líquida escura denominada chorume.
II. Um aprimoramento do aterro sanitário é o aterro sanitário energético, no qual o chorume drenado é reaplicado nas câmaras do aterro, visando diminuir o grau de biodegradação da matéria orgânica e a produção de gás. Pois, o gás gerado não pode ser usado como combustível.
III. A compostagem do lixo, em larga escala, é uma adaptação do processo utilizado na produção de compostos de restos agrícolas para condicionamento do solo. As vantagens da compostagem são a menor exigência de área necessária para sua implantação e a reciclagem que propicia, desde que ocorra demanda para o composto produzido.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Atualmente, um SIG − Sistema de Informação Geográfica é visto como um sistema de informação computacional que adquire, guarda, manipula e mostra dados referidos espacialmente, visando à resolução de problemas complexos em pesquisas, planejamento e gerenciamento. Considere as afirmações abaixo:
I. Uma das principais características de um SIG, e que o difere dos sistemas tradicionais de gerenciamento de banco de dados, é a sua capacidade de combinar layers, contendo informações georreferenciadas, através de um processo conhecido como overlay.
II. O banco de dados é um dos principais elementos de um SIG, sendo considerado o centro do modelo, pois as operações do sistema são totalmente dependentes da disponibilidade e qualidade dos dados.
III. Fazem parte dos componentes do software e banco de dados do SIG: sistema de gerenciamento do banco de dados, sistema de processamento de imagens, sistema de apresentação cartográfica, sistema de análise estatística e sistema de análise geográfica.
IV. Uma das formas de um SIG representar algum aspecto ambiental de uma determinada área analisada é a utilização da representação vetorial (vector), onde os dados espaciais organizam-se por meio de uma malha de células (pixels).
Está correto o que se afirma APENAS em
IV.
II.
I e III.
I, II e III.
I, II e IV.
A Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, alterada pela Lei Federal nº 9.785, de 29 de janeiro de 1999, dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e constitui um dos principais dispositivos legais ambientais. Esta lei, conhecida por Lei Lehman, determina que não será permitido parcelamento do solo nas seguintes condições:
I. em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.
II. em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, sem que sejam previamente saneados.
III. em terrenos com declividade igual ou superior a 30% (trinta por cento), salvo se atendidas exigências específicas das autoridades competentes.
IV. em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação.
V. em áreas de prevenção ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.
Está correto o que se afirma em
III e V, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Um conjunto de escavadeiras será necessário para a escavação do subsolo onde será construído um edifício com contenção de paredes diafragma. Sabe-se que a máquina tem produção média de 30 m3/h, e sua área de segurança de giro e locomoção é de 15 m × 15 m. O terreno, já descontado a espessura das paredes diafragma, é de 30 m × 30 m, considerando uma altura de trabalho de 5 m. A profundidade de escavação deverá atingir a cota 85 m, a partir da cota inicial 100 m. Como o prazo de execução da obra é prioridade, poderá ser utilizado o maior número possível de máquinas. Considerando os dados acima, o número máximo de máquinas que podem trabalhar nesse canteiro é
Obs.: Despreze as
áreas e volumes das rampas de acesso.4
6
8
10
12
Considerando o desenho de uma planta baixa, de acordo com os procedimentos normalizados de desenho, é correto afirmar que
projeções e elementos não visíveis devem ser representados por meio de detalhamento, em folha avulsa, que deverá constar, necessariamente, da primeira página do projeto arquitetônico.
vãos de portas e janelas devem ser representados por linhas tracejadas que transpassem a extensão dos respectivos vãos, cuja espessura de traço indica o material a ser empregado nos caixilhos.
as indicações de cota nos espaços internos devem ser apresentados uma única vez, sendo válida para todo o pavimento em estudo, ao passo que as cotas externas, devem ser representadas a cada mudança de cota ou alinhamento do terreno.
os limites de vistas ou detalhes em cortes, totais ou parciais, devem ser representados interrompidos, por meio de linha seccionada por dois traços e ponto, em zigue-zague, de espessura 0,9 mm.
a linha de corte deve ser representada por uma linha traço-ponto, estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...