Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em medições angulares de precisão, com a finalidade de reduzir os erros instrumentais, deve-se verificar se o

  • A.

    eixo do nível da alidade horizontal (base) está perpendicular ao eixo principal horizontal.

  • B.

    eixo horizontal está perpendicular ao eixo de alidade (base).

  • C.

    eixo de colimação está paralelo ao eixo vertical.

  • D.

    zero do círculo horizontal está coincidindo com a direção zenital.

  • E.

    eixo principal vertical está coincidindo com o marco topográfico de referência.

Em fotos aéreas verticais, pode-se citar, como aspecto importante da paralaxe estereoscópica de pontos, que

  • A.

    é inversamente relacionada com a cota do ponto e menor para pontos em cota maior.

  • B.

    é inversamente relacionada com a cota do ponto e maior para pontos em cota maior.

  • C.

    é diretamente relacionada com a cota do ponto e maior para pontos em cota maior.

  • D.

    é diretamente relacionada com a cota do ponto e menor para pontos em cota maior.

  • E.

    independente das cotas dos pontos.

No centro de uma foto aérea, obtida com câmera de focal = 152 mm, aparece a imagem de uma rodovia com largura = 2,5 mm. Sabendo-se que este trecho está na cota 304 m e que a altura do vôo foi de 1520 m, a largura real da rodovia, em metros, é:

Considerar: cotas em relação ao plano de referência (nível do mar)

  • A.

    15,0

  • B.

    20,0

  • C.

    22,5

  • D.

    25,0

  • E.

    30,0

Com relação aos revestimentos utilizados em estradas ou ruas, também chamados de capa de rolamento, é correto afirmar que

  • A.

    o fator econômico é o que mais pesa na fixação de sua espessura.

  • B.

    a espessura, dependendo do tráfego previsto, pode variar de 5 a 15 cm.

  • C.

    podem ser sempre rígidos.

  • D.

    é possível compensar a diminuição da espessura do revestimento, melhorando a base e a sub-base.

  • E.

    a largura das demais camadas de um pavimento rodoviário, abaixo do revestimento, deve aumentar de baixo para cima.

A velocidade máxima a ser sinalizada em uma curva de 200 m de raio é de aproximadamente, em Km/h,

Dados: super elevação = 5% coeficiente de atrito pavimento/pneu = f = 0,15 aceleração de gravidade = g = 10 m/s velocidade do projeto = 10% maior do que a sinalizada

  • A.

    56

  • B.

    60

  • C.

    65

  • D.

    72

  • E.

    80

Na sinalização horizontal de vias de tráfego, é utilizada a cor

  • A.

    verde para proibir o uso da área demarcada.

  • B.

    amarela para a separação de fluxos de sentido oposto.

  • C.

    branca para a separação de fluxos de sentido oposto.

  • D.

    amarela para símbolos e legendas.

  • E.

    vermelha para a delimitação de área de circulação.

Uma edificação é apoiada sobre sapatas em solo argiloso normalmente adensado. Com o carregamento proveniente do peso da estrutura iniciou-se um processo de recalque por adensamento da argila. Como as sapatas têm dimensões e tensões de trabalho uniformes, espera-se que

  • A.

    as sapatas periféricas apresentem recalques maiores que as centrais.

  • B.

    as sapatas centrais não sofram nenhum recalque.

  • C.

    os recalques sofridos pelas sapatas sejam uniformes.

  • D.

    não ocorram recalques.

  • E.

    as sapatas periféricas apresentem recalques menores que as centrais.

Por problemas de interferência, o tubulão de um pilar de 40 tf deve ter sua base em falsa elipse. A maior dimensão dessa base, em metros, é

Dados: tensão admissível do solo = 4,0 kgf/cm2 menor dimensão da base = 1,00 m π = 3

  • A.

    1,00

  • B.

    1,25

  • C.

    1,50

  • D.

    1,75

  • E.

    2,00

Considere o desenho abaixo.

Uma torre com 80 tf de carga vertical e 20 tfm de momento, em qualquer direção e sentido, foi projetada sobre 4 estacas tipo Strauss, conforme desenho acima. O diâmetro, em cm, e a carga, em tf, são, respectivamente:

  • A.

    20 e 15

  • B.

    25 e 20

  • C.

    32 e 30

  • D.

    38 e 40

  • E.

    45 e 55

Considere o desenho a seguir.

 A tensão de compressão de um corpo de prova de alvenaria de bloco estrutural é de 10 MPa referida a área bruta. Utilizando um coeficiente de segurança igual a 5, as cargas máximas, em tf, por metro linear de parede, compatível com a resistência do bloco vazio e do bloco cheio de grout são, respectivamente:

  • A.

    95 e 190

  • B.

    76 e 152

  • C.

    57 e 114

  • D.

    38 e 76

  • E.

    19 e 38

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