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Em medições angulares de precisão, com a finalidade de reduzir os erros instrumentais, deve-se verificar se o
eixo do nível da alidade horizontal (base) está perpendicular ao eixo principal horizontal.
eixo horizontal está perpendicular ao eixo de alidade (base).
eixo de colimação está paralelo ao eixo vertical.
zero do círculo horizontal está coincidindo com a direção zenital.
eixo principal vertical está coincidindo com o marco topográfico de referência.
Em fotos aéreas verticais, pode-se citar, como aspecto importante da paralaxe estereoscópica de pontos, que
é inversamente relacionada com a cota do ponto e menor para pontos em cota maior.
é inversamente relacionada com a cota do ponto e maior para pontos em cota maior.
é diretamente relacionada com a cota do ponto e maior para pontos em cota maior.
é diretamente relacionada com a cota do ponto e menor para pontos em cota maior.
independente das cotas dos pontos.
No centro de uma foto aérea, obtida com câmera de focal = 152 mm, aparece a imagem de uma rodovia com largura = 2,5 mm. Sabendo-se que este trecho está na cota 304 m e que a altura do vôo foi de 1520 m, a largura real da rodovia, em metros, é:
Considerar: cotas em relação ao plano de referência (nível do mar)
15,0
20,0
22,5
25,0
30,0
Com relação aos revestimentos utilizados em estradas ou ruas, também chamados de capa de rolamento, é correto afirmar que
o fator econômico é o que mais pesa na fixação de sua espessura.
a espessura, dependendo do tráfego previsto, pode variar de 5 a 15 cm.
podem ser sempre rígidos.
é possível compensar a diminuição da espessura do revestimento, melhorando a base e a sub-base.
a largura das demais camadas de um pavimento rodoviário, abaixo do revestimento, deve aumentar de baixo para cima.
A velocidade máxima a ser sinalizada em uma curva de 200 m de raio é de aproximadamente, em Km/h,
Dados: super elevação = 5% coeficiente de atrito pavimento/pneu = f = 0,15 aceleração de gravidade = g = 10 m/s velocidade do projeto = 10% maior do que a sinalizada
56
60
65
72
80
Na sinalização horizontal de vias de tráfego, é utilizada a cor
verde para proibir o uso da área demarcada.
amarela para a separação de fluxos de sentido oposto.
branca para a separação de fluxos de sentido oposto.
amarela para símbolos e legendas.
vermelha para a delimitação de área de circulação.
Uma edificação é apoiada sobre sapatas em solo argiloso normalmente adensado. Com o carregamento proveniente do peso da estrutura iniciou-se um processo de recalque por adensamento da argila. Como as sapatas têm dimensões e tensões de trabalho uniformes, espera-se que
as sapatas periféricas apresentem recalques maiores que as centrais.
as sapatas centrais não sofram nenhum recalque.
os recalques sofridos pelas sapatas sejam uniformes.
não ocorram recalques.
as sapatas periféricas apresentem recalques menores que as centrais.
Por problemas de interferência, o tubulão de um pilar de 40 tf deve ter sua base em falsa elipse. A maior dimensão dessa base, em metros, é
Dados: tensão admissível do solo = 4,0 kgf/cm2 menor dimensão da base = 1,00 m π = 3
1,00
1,25
1,50
1,75
2,00
Considere o desenho abaixo.
Uma torre com 80 tf de carga vertical e 20 tfm de momento, em qualquer direção e sentido, foi projetada sobre 4 estacas tipo Strauss, conforme desenho acima. O diâmetro, em cm, e a carga, em tf, são, respectivamente:
20 e 15
25 e 20
32 e 30
38 e 40
45 e 55
Considere o desenho a seguir.
A tensão de compressão de um corpo de prova de alvenaria de bloco estrutural é de 10 MPa referida a área bruta. Utilizando um coeficiente de segurança igual a 5, as cargas máximas, em tf, por metro linear de parede, compatível com a resistência do bloco vazio e do bloco cheio de grout são, respectivamente:
95 e 190
76 e 152
57 e 114
38 e 76
19 e 38
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