Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na operação dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, o prestador de serviços poderá lançar efluentes em corpo receptor natural

  • a. quando não for classificado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente nem sujeito a outorga.
  • b.

    quando, apesar de padrões acima dos limites permitidos, aumentar a dose de desinfetante nas estações de tratamento de esgotos.

  • c.

    quando não afetar os usos antrópicos predominantes e não ultrapassar os padrões de sua classificação.

  • d.

    independentemente de sua classificação, quando não afetar a estética local nem favorecer a proliferação de insetos.

  • e.

    quando desenvolver estudos para condições favoráveis de vazão e capacidade de autodepuração.

Na fiscalização dos serviços de saneamento, a verificação das condições de preservação e proteção do manancial deve ser feita considerando-se

  • a.

    as condições de acesso, o isolamento, a sinalização e o cercamento do perímetro do manancial.

  • b.

    a quantidade de água, a presença de mosquitos e larvas e a vegetação aquática.

  • c.

    a distância ao centro consumidor, os indícios de eutrofização, o odor e o sabor da água.

  • d.

    a sinalização dos acessos, as variações de vazão, o odor e o sabor.

  • e. as condições de isolamento, a quantidade de água e a presença de sedimentos.

A prestação de servidos de saneamento deverá seguir princípios de qualidade, conforme estabelece a Resolução ARCE Nº 26, incluindo, entre outros a

  • a.

    informação, a segurança e a rentabilidade.

  • b.

    discrição, a eficiência e a rentabilidade.

  • c.

    regularidade, a continuidade e a disponibilidade.

  • d.

    discrição, a regularidade e a rentabilidade.

  • e.

    regularidade, a eficiência e a segurança.

Para obtenção das curvas isócronas, utilizadas no planejamento de trânsito e transporte de uma determinada região, deve-se realizar pesquisa de

  • a.

    velocidade e retardamento.

  • b.

    fluxos de tráfego.

  • c. origem e destino (O/D), por entrevista domiciliar.
  • d.

    ocupação de veículos.

  • e.

    estacionamento rotativo.

O lastro é um dos componentes da via permanente ferroviária. Uma das suas principais funções é

  • a.

    dar suporte adequado e seguro para os trilhos.

  • b.

    evitar o fenômeno do bombeamento de finos do subleito.

  • c.

    distribuir esforços do dormente.

  • d.

    garantir as estabilidades vertical, horizontal e longitudinal da via.

  • e.

    atuar na emenda mecânica dos trilhos, garantindo o traçado da via.

Com relação ao aspecto estrutural, pavimentos são estruturas construídas após a terraplenagem e que tem como função principal resistir aos esforços solicitados pelo tráfego e transmiti-los ao subleito, dentro de níveis adequados de tensões. Para desempenhar tal tarefa podem ser utilizados diferentes tipos de estrutura de pavimento, sendo os mais comuns o pavimento flexível, o semi-rígido e o rígido. No caso do pavimento com mecânica do tipo flexível, além da tensão vertical no topo do subleito, no dimensionamento da estrutura, deve ser analisada a tensão

  • a.

    vertical de cisalhamento no centro da camada de base.

  • b. vertical de compressão na superfície da camada de rolamento.
  • c.

    horizontal de compressão na face inferior da camada de concreto asfáltico.

  • d.

    horizontal de cisalhamento na superfície da camada de rolamento.

  • e.

    horizontal de tração na face inferior da camada de concreto asfáltico.

Em uma certa cidade, no dia 01/01/1996 a declinação magnética era 15° a oeste e o azimute magnético levantado no campo 206°.

O rumo verdadeiro de uma direção em 01/01/2006 é

  • a.

    10° SO

  • b.

    11° SO

  • c.

    26° SO

  • d.

    42° SO

  • e.

    190° SO

O elemento da via permanente ferroviária, que tem como função manter o trilho na posição correta e garantir a bitola da via denomina-se

  • a.

    dormente.

  • b.

    fixação rígida ou elástica.

  • c.

    sublastro.

  • b.

    placas de apoio.

  • e.

    aparelho de mudança de via (AMV).

Dentro do processo tradicional de Planejamento de Transportes, os fatores tais como área total ou construída por tipo de uso (industrial, comercial, serviços ou recreação); número de empregos por setor de atividade; vagas escolares e localização da zona (centro ou não centro) afetam na utilização dos modelos de simulação a etapa denominada

  • a.

    produção de viagens.

  • b.

    distribuição de viagens.

  • c.

    divisão modal.

  • d.

    atração de viagens.

  • e.

    alocação de tráfego.

O Manual de Estudos de Tráfego editado pelo DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes em 2006 fundamenta-se na metodologia preconizada pelo HCM − Highway Capacity Manual, versão 2000, que é uma referência em estudos de capacidade viária. De acordo com este manual, a capacidade de uma faixa de tráfego para fluxo ininterrupto, em vias expressas, para velocidade de fluxo livre de 100 Km/h, em veículos equivalentes em carros de passeio (ucp) por hora, é de

  • a.

    1600.

  • b.

    1900.

  • c.

    2000.

  • d.

    2300.

  • e.

    2600.

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