Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para dimensionar um sistema de captação de águas plu- viais de uma residência, esquematizado abaixo, é preciso calcular a área de contribuição máxima que pode atingir o sistema e, depois, calcular a vazão que atingirá a calha. Desta maneira, sabendo que:
Pode-se afirmar que os valores para a área de contri- buição e para a vazão na calha serão, respectivamente,
44 m² e 147,35L/min
46 m² e 151,65L/min
48 m² e 155,87L/min
50 m² e 161,35L/min
52 m² e 167,69L/min
Após a conclusão de uma edificação em alvenaria estrutural não armada, foi necessário embutir, posteriormente, uma tubulaçao elétrica de em parede de pé direito de 300 cm, com porta de 220 cm de altura em uma de suas extremidades. Para a instalaçao correta desta tubulação, deve-se
retirar os blocos peça por peça e executar a tubulação com desvios a 45º e emendas a cada metro.
cortar com talhadeira e marreta, somente na horizontal, por cima da porta e embutir a tubulaçao.
executar corte a 45º na parece e assentar a tubulação elétrica com argamassa rica em cimento.
efetuar cortes unicamente com máquina, somente na horizontal e embutir a tubulação.
executar cortes com máquina somente na vertical e embutir a tubulação, preenchendo com argamassa.
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é obrigatório para as obras verticais e obedece aos parâmetros estabelecidos na NBR 5914. Esse sistema pode ser externo à edificação ou embutido na sua estrutura. Neste caso, o sistema é concebido por
malha ou gaiola de Faraday distribuído pelo poço dos elevadores para permitir a dissipação das energias acumuladas pela incidência da defasagem e da diferença de potencial entre a extremidade das antenas e a lança de captação da descarga elétrica do pára-raios.
cabos de cobre entrelaçados à armadura dos pilares e segmentados a cada 6 metros, permitindo a formação do arco elétrico necessário para a dissipação do calor promovido pela ação da descarga elétrica e condutividade térmica decorrentes da fricção dos elétrons na armadura das lajes.
barras de aço galvanizado a fogo incorporadas à armadura dos pilares e ou vigas em toda extensão da altura do edifício, com o objetivo de realizar o aterramento das instalações elétricas e transmitir a descarga atmosférica dos pára-raios ao solo.
prumadas de arame de aço galvanizado de Ø 4,2 mm, distribuídos ao longo do perímetro da armadura das vigas, proporcionando a conexão dos aparelhos elétricos que estejam sendo utilizados ao mesmo tempo em cada uma das unidades pertencentes ao andar.
tirantes confeccionados em malha de arame de aço doce com banho de cobre de 0,005 mm de espesura, distribuídos na extensão da laje, formando um campo impermeável à penetração de corrente elétrica proveniente de intempéries e de fluxo termoquímico.
Para verificar o desligamento da energia elétrica ocorrido na cozinha do Tribunal, após avaliação verificou-se a existência de um defeito de isolamento entre um condutor ativo e um condutor de terra, causando a interrupção automática da alimentação. Neste caso, o dispositivo responsável pela detecção do defeito e pelo desligamento é
disjuntor diferencial.
relé térmico.
disjuntor magnético.
relé de impulso.
contator bipolar.
O engenheiro responsável pela obra deve orientar os funcionários para o uso e guarda dos Equipamentos de proteção individual -EPI. Num trabalho de concretagem do 8º andar de um edifício, o profissional responsável deve usar, obrigatoriamente,
protetor auricular, óculos de proteção, capacete, avental, luvar de raspa de couro.
luvas de látex, botas de borracha, calças de PVC, capacete, cinto de segurança.
parneira, botas de couro, capacete, avental de raspta de couro, protetor auricular tipo concha.
cinto de segurança, luvas de látex, sapatos de couro com biqueiro de aço, protetor facial.
capacete, óculos de proteção, sapato de borracha, máscara tipo ampla visão.
No nivelamento de uma área, o nível é colocado no ponto A com altura de aparelho de 1,50 m. As leituras de mira dos pontos B (RN=0), C e D estão indicadas abaixo.
Nessas condições, os níveis dos pontos A, C e D são, respectivamente:
0 ; 0,80 e 0,40
0,70; 1,40 e 1,80
0,70; 1,50 e 1,10
1,50; 0,70 e 1,10
3,70; 3,00 e 2,60
A função de um retificador é transformar corrente
trifásica em corrente alternada monofásica.
contínua em corrente alternada.
alternada bifásica em corrente alternada monofásica.
trifásica em corrente alternada bifásica.
alternada em corrente contínua.
Considere a figura abaixo.
Qual das linhas tracejadas da figura acima, identificadas pelas letras a, b, c, d, e, poderá corresponder coerentemente a um curso d'água?
a
b
c
d
e
Luz de emergência é um equipamento exigido pelo Corpo de Bombeiros, como item necessário à segurança dos usuários de um edifício. Tais luzes se acendem
em qualquer emergência ao simples acionamento.
sempre que se aciona um hidrante.
sempre que a temperatura ultrapassa 80 °C.
sempre que falta energia elétrica.
acionadas no Quadro Geral de Luz.
Em uma instalação elétrica, executam as funções de comando e proteção:
disjuntor e fusível.
gerador e transformador.
quadro de luz e resistor.
contator e bateria.
interruptor e eletroduto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...