Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a norma vigente para instalações de água fria, numa rede predial de distribuição, recomenda-se que as tubulações horizontais sejam instaladas com uma leve declividade, tendo em vista
preservação da potabilidade da água, tornando-a livre de sais dissolvidos.
prevenir o refluxo das sub-instalações para a tubulação que as interliga.
criar desbloqueio entre o ponto de ventilação e o respectivo ramal de alimentação.
que a falta de inclinação pode comprometer significativamente a satisfação do usuário.
reduzir o risco de formação de bolhas de ar no seu interior.
135,13.
250,00.
312,50.
338,98.
434,78.
5 - 6 - 8.
7 - 10 - 17.
10 - 12 - 15.
12 - 16 - 24.
7 - 10 - 16.
O projeto de um muro de arrimo consiste essencialmente em determinar ou estimar suas dimensões e verificar sua estabilidade frente aos esforços atuantes. Para se equilibrar a resultante lateral das pressões que provocam o empuxo de terra, torna-se necessário fazer com que as cargas verticais sejam
iguais à grandeza do empuxo, contando-se com o peso próprio do muro, ou então, com parte do próprio peso da terra, responsável pela carga lateral.
pelo menos iguais à metade da grandeza do empuxo, contando-se apenas com o peso próprio do muro.
pelo menos iguais ao dobro da grandeza do empuxo, contando-se com o peso próprio do muro, ou então, com parte do próprio peso da terra, responsável pela carga lateral.
pelo menos iguais à grandeza do empuxo, descontando-se o peso próprio do muro.
pelo menos iguais a um terço da grandeza d o empuxo, descontando-se com o peso próprio do muro.
I. viga de coroamento; II. gigante ou contraforte; III. sapata ou laje de fundação; IV. mísula; V. viga de ancoragem; VI. cortina.
I. mísula; II. viga de ancoragem; III. viga de coroamento; IV. sapata ou laje de fundação; V. gigante ou contraforte; VI. cortina.
I. viga de coroamento; II. sapata ou laje de fundação; III. mísula; IV. viga de ancoragem; V. cortina; VI. gigante ou contraforte.
I. cortina; II. viga de ancoragem; III. gigante ou contraforte; IV. sapata ou laje de fundação; V. mísula; VI. viga de coroamento.
I. viga de coroamento; II. viga de ancoragem; III. mísula; IV. sapata ou laje de fundação; V. gigante ou contraforte; VI. cortina.
Considera-se desmembramento, a
subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.
subdivisão do lote não se alterando a sua natureza, ou seja, ele continuará sendo lote, entretanto, implicará na abertura de novas vias de circulação.
subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
subdivisão de um lote em pequenos tecidos urbanos destinados às áreas de circulação pública, não implicando na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
separação de novos tecidos de expansão urbana municipal em loteamentos para edificações populares, implicando na abertura de novas vias e logradouros públicos e em prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
Um sistema de tratamento de águas residuárias é constituído por uma série de operações e processos físicos, químicos e biológicos que são empregados para a remoção de substâncias indesejáveis da água ou para sua transformação em outras formas aceitáveis. Nos processos físicos, são utilizados decantadores na remoção de
sólidos sedimentáveis, em suspensão na água residuária, podendo ser empregados no início do sistema ou como unidade de depuração final, após processos físico-químicos ou biológicos.
gorduras, óleos, graxas e outras substâncias com densidade menor que a da água, tendo função de proteger as unidades subsequentes contra entupimento de tubulações, incrustações, formações de espuma etc.
partículas de areia e também possuem como função básica a proteção de equipamentos e tubulações contra a abrasão e, de unidades do sistema contra o assoreamento.
sólidos em suspensão coloidal ou mesmo dissolvidos, substâncias que causam cor e turbidez, substâncias odoríferas, metais pesados e óleos emulsionados.
matéria orgânica adsorvida pela massa biológica, que é estabilizada por micro-organismos. São tanques com enchimento de pedras ou elementos plásticos, onde ocorre o desenvolvimento de uma fina camada de micro-organismos aeróbios.
I e II. Físico/Preliminar - III. Biológico/Secundário - IV. Físico//Terciário - V. Químico/Terciário.
I e II. Físico/Preliminar - III. Físico/Primário - IV. Biológico/Secundário - V. Químico/Terciário.
I e II. Físico/Primário - III. Físico/Secundário - IV. Químico/Secundário - V. Biológico/Secundário.
I e II. Físico/Básico - III. Físico/Preliminar - IV. Biológico/Terciário - V. Biológico/Terciário.
I e II. Físico/Primário - III. Físico/Terciário - IV. Físico/Secundário - V. Químico/Básico.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Em desenhos assistidos por computador, muitas vezes, faz-se necessário gerar um novo objeto paralelo a um objeto existente no programa AutoCAD. Para isso, utiliza-se o comando
ltscale.
mirror.
array.
offset.
mspace.
Os projetos que contemplam as condições de acessibilidade consideram o módulo de referência a projeção no piso ocupada por uma pessoa utilizando cadeira de rodas. As dimensões do módulo de referência, em cm, são, respectivamente,
65 e 105.
75 e 115.
70 e 110.
80 e 120.
90 e 130.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...