Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As instalações prediais de uma edificação são classificadas, quanto à sua função, em hidráulicas, quando se referem ao fornecimento de água fria ou quente, esgotamento sanitário ou sistema de combate a incêndio, elétricas ou de fornecimento de gás. A importância das instalações prediais está relacionada não só à necessidade de funcionamento ideal da edificação, mas também à quantidade de patologias por tais sistemas. Problemas como infiltrações e vazamentos podem ser decorrentes de detalhamento insuficiente do projeto ou de erros de execução. Dentre as iniciativas para conter os problemas decorrentes de falhas de projeto, tem-se
o plano de manutenção.
os procedimentos executivos.
o plano de controle de produção.
o plano de controle estratégico.
a especificação de materiais conformes.
Costuma-se denominar evapotranspiração o conjunto de processos físicos e fisiológicos que provocam a transformação da água precipitada na superfície terrestre em vapor. Sobre a natureza dos processos de evapotranspiração, é correto afirmar:
A evapotranspiração está ligada diretamente à umidade relativa do ar atmosférico, que é regulado pela Lei de Galton, onde o grau de umidade é determinado pela multiplicação de uma constante pela pressão do vapor de água no ar atmosférico.
A intensidade da evapotranspiração aumenta com o aumento do teor de sal na água, devido à diminuição da tensão superficial.
Uma grande umidade do ar provoca o fechamento dos poros das folhas, diminuindo assim a intensidade da transpiração nas plantas.
A perda por evapotranspiração é a quantidade de água evaporada ou transpirada por unidade de área horizontal durante um certo tempo, expressa normalmente em mm.
Intensidade de evaporação é a quantidade de água evaporada ou transpirada por unidade de área em certo tempo, medida em mm por hora.
Na Mecânica dos Solos, o fenômeno caracterizado pela ascensão da água acima do nível freático do terreno, através dos espaços intersticiais do solo, em um movimento contrário à gravidade, é denominado
permeabilidade.
saturação.
capilaridade.
compressibilidade.
umidade.
Os sistemas impermeabilizantes rígidos se diferenciam dos flexíveis pela composição, forma de aplicação e, principalmente, pela especificação de uso recomendada. Este processo é um dos mais econômicos entre os disponíveis na construção civil e é recomendado para estruturas que não sofrem deformação. É normalmente usado em cortinas, poços de elevadores e áreas enterradas, como piscinas, baldrames, fundações e reservatório inferior de água. Dentre as soluções a seguir, NÃO representa um sistema impermeabilizante rígido:
as membranas epóxi modificadas com adições.
os cimentos cristalizantes.
as mantas asfálticas.
as argamassas poliméricas.
os aceleradores impermeabilizantes.
Em termos de quantificação da evapotranspiração, é correto afirmar:
Para se medir a evaporação, são usados equipamentos designados evaporímetros, que constituem tubos dispostos no solo, em áreas livres e planas, distantes dos cursos d'água.
Devido à dificuldade de operação e manutenção dos evaporímetros flutuantes, dá-se preferência normalmente à implantação de evaporímetros nas margens dos cursos d'água.
O evaporímetro, tipo Piche, ou Califórnia, é constituído por um recipiente achatado, em forma de bandeja, onde se mede a variação de nível devido à evaporação.
A taxa de evaporação é reduzida em terrenos cujo nível freático encontra-se muito próximo da superfície, uma vez que a água permanecerá retida por capilaridade.
A transpiração é medida pela diferença entre o total perdido por evapotranspiração e a medida de evaporação.
pedregulhos, areias e argilas.
siltes, areias e argilas.
areias, britas e siltes.
britas, argilas e siltes.
argilas, siltes e areias.
O escoamento de base em uma drenagem de bacia hidrográfica, medido em seu exutório corresponde a água
retida na vegetação.
retida nas rochas cristalinas não fraturadas.
infiltrada nos aquíferos subjacentes.
que retorna à atmosfera por evapotranspiração.
de retenção nos argilominerais.
Na investigação do subsolo, a profundidade a ser explorada pelas sondagens de simples reconhecimento, para fins de elaboração de projeto geotécnico, é função do tipo de edifício, das características particulares da estrutura, de suas dimensões em planta, da forma da área carregada e das condições geotécnicas locais. A exploração deve ser levada a profundidades tais que incluam todas as camadas impróprias ou que sejam questionáveis como apoio de fundação, de tal forma que não venham a prejudicar a estabilidade e os comportamentos estrutural e funcional do edifício. As sondagens devem ser levadas até profundidade na qual o solo não seja mais significativamente solicitado pelas cargas estruturais, fixando-se como critério aquela profundidade onde o acréscimo de pressões no solo, devido às cargas estruturais aplicadas, é
igual a 15% da pressão geostática efetiva.
menor que 5% da pressão geostática efetiva.
menor que 1% da pressão geostática efetiva.
maior que 10% da pressão geostática efetiva.
menor que 10% da pressão geostática efetiva.
Para se determinar as vazões em cursos de água, pode-se estabelecer uma relação gráfica entre os níveis de água em uma seção, obtidos em um limnígrafo, e as suas vazões correspondentes. Para que haja uma correspondência inequívoca entre os níveis de água e as vazões, é necessário que
a seção considerada apresente baixa rugosidade.
não ocorram variações das vazões na seção considerada, independente do nível de água.
a variação do nível de água com a vazão se mantenha constante.
a velocidade da água se mantenha constante para o período de leitura considerado.
a topografia na seção considerada seja suave, com baixa declividade.
Para o dimensionamento de estruturas hidráulicas é fator condicionante a determinação da vazão máxima provável em uma seção de um curso de água. A estimativa da vazão máxima deve ser realizada por meio de
fórmulas empíricas que utilizam séries históricas de vazões máximas em uma bacia, como por exemplo, o método de Foster.
métodos indiretos, utilizando séries históricas de pluviosidade em uma bacia, como por exemplo, o método de Ven te Chow.
uma relação logarítmica entre o tempo de recorrência e as pluviosidades máximas anuais, como por exemplo, o método de Fuller.
métodos indiretos, que utilizam a relação estatística medida em uma série temporal de vazões máximas anuais, como o método racional, por exemplo.
métodos empíricos, que utilizam a correlação entre as enchentes e as chuvas que lhe deram origem, uma vez que os dados pluviométricos são de mais fácil obtenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...