Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao se projetar as instalações de água fria de um edifício deve-se prever que o volume de água reservado para o uso doméstico, sem considerar o volume de água para combate a incêndio, seja suficiente para suprir o consumo normal do edifício, no mínimo, o tempo necessário de
30 h.
24 h.
18 h.
10 h.
6 h.
Em uma rede predial de água fria com comprimento de 16 m foram instalados oito curvas de 90°, quatro Tês e dois registros de gaveta. Foram adotados os seguintes comprimentos equivalentes: curva 90° = 0,60 m; Tê = 3,50 m; registro de gaveta = 0,40 m. Se a pressão disponível a montante for 10,00 mca e a perda de carga unitária for 0,05 mca/m, então a pressão a jusante, em mca, é
9,88.
9,26.
9,07.
8,22.
7,02.
Nas instalações prediais de água quente,
as tubulações devem ser solidárias aos elementos estruturais, devendo ser alojadas em passagens projetadas para este fim.
as tubulações de água fria, que alimentam misturadores, podem estar conectadas a barrilete, colunas de distribuição e ramais que alimentam válvulas de descarga.
devem ser previstos registros de fechamento no início de cada coluna de distribuição e em cada ramal, no trecho compreendido entre a respectiva derivação e o primeiro sub-ramal.
deve ser permitida tubulação única desde que alimente válvulas de descarga, para alimentação de aquecedores e pontos de água fria, contanto que seja possível o retorno de água quente para a tubulação de água fria.
cada ramal, na conexão de ramais de retorno, não deve ser provido de válvula de retenção protegida de registro ou de dispositivo que possibilite o controle de vazão.
O interior das tubulações de esgoto sanitário, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Para garantir a acessibilidade a esses elementos do sistema, os comprimentos, em metros, dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, NÃO devem ser superiores a
10.
15.
20.
25.
30.
Em uma localidade onde a intensidade pluviométrica de projeto é de 150 mm/h, deseja-se projetar a rede de captação de águas pluviais de uma residência. Se a área de contribuição do telhado for 200 m2, a vazão de projeto, em litros por minuto, é
110.
360.
500.
760.
900.
5.
10.
15.
20.
25.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Dentro dos recursos não renováveis é possível identificar duas classes: a dos minerais não energéticos e a dos minerais energéticos. São recursos não renováveis de minerais não energéticos:
biomassa e energia eólica.
biomassa e urânio.
energia eólica e água.
fósforo e cálcio.
combustíveis fósseis e urânio.
Considerando os processos de tratamento de esgotos em função dos meios empregados na remoção ou transformação das características dos esgotos, são dispositivos de tratamento para remoção de substâncias orgânicas dissolvidas, semidissolvidas e finamente divididas:
crivos, grades e desintegradores.
caixa de areia e centrifugadores.
tanques de retenção de gorduras, tanques de flotação e decantadores com removedores de escuma.
filtros biológicos, lagoas de estabilização e tanques de lodos ativados.
tanques de flotação, tanques de precipitação química e filtros de areia.
Para o dimensionamento de bueiros, destaca-se que o regime de escoamento pode ser dividido em
duas categorias: o crítico, ocorrendo o mínimo de energia e o rápido, definido por ter uma declividade superior a do regime crítico.
duas categorias: o crítico, ocorrendo o máximo de energia e o subcrítico, definido por uma declividade superior a do regime crítico.
três categorias: o crítico, ocorrendo o mínimo de energia; o rápido, definido por ter uma declividade superior a do regime crítico e o subcrítico, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
três categorias: o crítico, ocorrendo o máximo de energia; o rápido, definido por ter uma declividade inferior a do regime crítico e o subcrítico, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
três categorias: o subcrítico, ocorrendo o mínimo de energia; o crítico, definido por ter uma declividade superior a do regime subcrítico e o lento, definido por uma declividade inferior a do regime crítico.
Na utilização da fórmula de Terzaghi, que permite avaliar a tensão de ruptura do solo sob uma sapata, deve-se empregar
pressões totais ou efetivas, desde que o solo seja arenoso.
pressões totais ou efetivas, desde que o solo seja argiloso.
somente pressões efetivas.
somente pressões totais.
pressões totais ou efetivas, independente da condição do solo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...