Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Topografia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
7,9m
9,1m
10,3m
11,5m
12,7m
Engenharia Civil - Topografia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
50,0 m2
62,5 m2
75,0 m2
87,5 m2
100,0 m2
Engenharia Civil - Patologia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma possível causa para as fissuras apresentadas no pilar da figura (1) é:
má colocação ou insuficiência de estribos;
topo do pilar com excesso de nata de cimento;
cimento com excesso de anidrita;
atraso no lançamento do concreto;
concretagem simultânea de lajes, vigas e pilares.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A opção que apresenta uma possível medida para correção das fissuras indicadas na figura (2) é:
efetuar proteção térmica conveniente;
reforçar cantos com nova armadura a 45°;
aplicar novo revestimento empregando adesivo base acrílica como ponte de aderência;
construção de sobrelaje armada aderida com epóxi combinada com sublaje armada em concretoprojetado;
colmatar as fissuras com estucamento.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Há algumas diferenças marcantes entre os projetos geométricos de uma ferrovia e uma rodovia. Dentre elas, pode-se citar o fato de que o projeto ferroviário:
possui inclinações maiores e raios maiores;
possui maiores variações de inclinação e raios maiores;
possui maiores variações de inclinação e raios menores;
possui menores variações de inclinação e raios maiores;
possui inclinações menores e raios menores.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:
das curvas;
do ar;
da temperatura;
da pressão;
da gravidade.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
De acordo com a lei federal 12379/2011, as ferrovias integrantes do Subsistema Ferroviário Federal são designadas pelos símbolos EF ou AF. Desse modo, a ferrovia EF 354 é uma ferrovia:
longitudinal;
transversal;
diagonal;
de ligação;
de acesso.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A bitola de uma via férrea é uma característica fundamental tanto do seu traçado como da exploração econômica da ferrovia. Assim, em relação à bitola larga, uma via construída com bitola métrica usualmente:
possui curvas de maior raio;
tem maior resistência à tração;
demanda maior largura de plataforma;
possui material rodante mais barato;
demanda maiores gastos na construção de obras de arte.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Dormentes de madeira são amplamente empregados em vias férreas. Para garantir sua durabilidade, porém, é necessário realizar o tratamento químico da madeira, através de preservativos oleosos ou hidrossolúveis, de forma a torná-la tóxica a fungos e insetos. Um preservativo oleoso é:
CZA;
CCA;
Sal de Wolman UAR;
Woldanit CB;
Creosoto.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
deenik;
GEO ou K;
pandrol;
grampo elástico simples;
grampo elástico duplo.
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