Questões de Engenharia Civil da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

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Uma possível causa para as fissuras apresentadas no pilar da figura (1) é:

  • A.

    má colocação ou insuficiência de estribos;

  • B.

    topo do pilar com excesso de nata de cimento;

  • C.

    cimento com excesso de anidrita;

  • D.

    atraso no lançamento do concreto;

  • E.

    concretagem simultânea de lajes, vigas e pilares.

A opção que apresenta uma possível medida para correção das fissuras indicadas na figura (2) é:

  • A.

    efetuar proteção térmica conveniente;

  • B.

    reforçar cantos com nova armadura a 45°;

  • C.

    aplicar novo revestimento empregando adesivo base acrílica como ponte de aderência;

  • D.

    construção de sobrelaje armada aderida com epóxi combinada com sublaje armada em concretoprojetado;

  • E.

    colmatar as fissuras com estucamento.

Há algumas diferenças marcantes entre os projetos geométricos de uma ferrovia e uma rodovia. Dentre elas, pode-se citar o fato de que o projeto ferroviário:

  • A.

    possui inclinações maiores e raios maiores;

  • B.

    possui maiores variações de inclinação e raios maiores;

  • C.

    possui maiores variações de inclinação e raios menores;

  • D.

    possui menores variações de inclinação e raios maiores;

  • E.

    possui inclinações menores e raios menores.

Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:

  • A.

    das curvas;

  • B.

    do ar;

  • C.

    da temperatura;

  • D.

    da pressão;

  • E.

    da gravidade.

De acordo com a lei federal 12379/2011, as ferrovias integrantes do Subsistema Ferroviário Federal são designadas pelos símbolos “EF” ou “AF”. Desse modo, a ferrovia EF 354 é uma ferrovia:

  • A.

    longitudinal;

  • B.

    transversal;

  • C.

    diagonal;

  • D.

    de ligação;

  • E.

    de acesso.

A bitola de uma via férrea é uma característica fundamental tanto do seu traçado como da exploração econômica da ferrovia. Assim, em relação à bitola larga, uma via construída com bitola métrica usualmente:

  • A.

    possui curvas de maior raio;

  • B.

    tem maior resistência à tração;

  • C.

    demanda maior largura de plataforma;

  • D.

    possui material rodante mais barato;

  • E.

    demanda maiores gastos na construção de obras de arte.

Dormentes de madeira são amplamente empregados em vias férreas. Para garantir sua durabilidade, porém, é necessário realizar o tratamento químico da madeira, através de preservativos oleosos ou hidrossolúveis, de forma a torná-la tóxica a fungos e insetos. Um preservativo oleoso é:

  • A.

    CZA;

  • B.

    CCA;

  • C.

    Sal de Wolman UAR;

  • D.

    Woldanit CB;

  • E.

    Creosoto.

  • A.

    deenik;

  • B.

    GEO ou K;

  • C.

    pandrol;

  • D.

    grampo elástico simples;

  • E.

    grampo elástico duplo.

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