Lista completa de Questões de Engenharia Civil da FMP Concursos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. O tipo de fornecimento define o número de fases que irão alimentar a instalação elétrica. Está relacionado com a carga instalada. São atendidos em baixa tensão (127V/220V) aqueles consumidores que apresentarem carga (potência total) instalada igual ou inferior a 75kW. O padrão de cor utilizado para identificação dos condutores é verde para o condutor neutro, vermelho para o condutor fase, preto para o condutor retorno e azul para o condutor terra.
II. Comando simples é um único interruptor acionando um ou mais pontos de luz. Comando de duas seções são dois interruptores acionando dois conjuntos de um ou mais pontos de luz. Comando Three-Way (3 vias ou paralelo) utiliza dois interruptores de modo a acionar um ponto ou conjunto de pontos de locais distintos. O comando four-way (4 vias ou intermediário) é utilizado de maneira similar ao three-way. Entretanto, é possível acionar um mesmo ponto ou um conjunto de pontos de luz a partir de determinados locais.
III. Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC) é o componente da instalação elétrica que recebe os condutores oriundos de quadro de medição. Nele também se encontram os dispositivos de proteção. Circuito é o conjunto de equipamentos e condutores elétricos ligados ao mesmo dispositivo de proteção (disjuntor convencional ou DR). Disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos. Os circuitos de iluminação e tomadas devem ser distintos, salvo os casos em que a corrente do circuito comum à iluminação e às tomadas seja inferior a 16A e que este não seja o único circuito de tomadas e/ou iluminação de toda a instalação. Dessa forma, adota-se o critério de separação integral de circuitos de luz e força.
IV. Em circuitos residenciais, os condutores fase e neutro devem possuir a mesma bitola. Em instalações residenciais e/ou prediais, os condutores mais utilizados são de cobre com isolamento em PVC (policloreto de vinila), EPR (borracha etilenopropileno) e XLPE (polietileno reticulado). Basicamente, existem dois tipos de condutores, os fios e os cabos e a principal distinção entre eles está relacionada à flexibilidade dos condutores, uma vez que, à medida que a bitola do condutor aumenta, sua flexibilidade diminui.
V. Os aparelhos consumidores de energia elétrica são projetados para trabalharem em determinado valor de tensão com reduzida tolerância. À medida que a distância entre o medidor de energia e a potência da carga aumenta, a queda de tensão ao longo do condutor também aumenta. Em baixa tensão, em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais deve ser superior a 4%. O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito, quando a rede for monofásica devendo esse ter a mesma seção do condutor fase. O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra. Tal ligação tem por objetivo fornecer um caminho favorável e seguro ao percurso de correntes elétricas indesejáveis e inseguras.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. O sistema de hidrantes é um tipo de proteção instalado em edifícios, utilizado como meio de combater o incêndio. É composto basicamente por reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações, hidrantes, abrigos e registros de recalque. O sistema de hidrantes tem por objetivo dar continuidade à ação de combate a incêndio.
II. O reservatório de água é um compartimento construído na edificação destinado a armazenar uma quantidade de água, denominada reserva de incêndio, que efetivamente deverá ser utilizada exclusivamente para o sistema de combate a incêndio. A localização do reservatório pode ser: elevada, ao nível do solo, semienterrada ou subterrânea, devendo observar as normas técnicas pertinentes. Deve ser construído de maneira que possibilite sua limpeza sem interrupção total do suprimento de água do sistema.
III. O volume da reserva de incêndio a ser prevista é estabelecido, no mínimo, por 1/3 do volume de água previsto no consumo diário para a edificação. No caso de reservatórios subterrâneos, o conjunto de bombas que alimenta o sistema de combate a incêndio deve ter pelo menos duas bombas que atuem independentes e possam garantir que o sistema de combate a incêndio receba no ponto mais distante a pressão e vazão estabelecida nas normas.
IV. Os hidrantes ou mangotinhos devem ser distribuídos de tal forma que qualquer ponto da área a ser protegida seja alcançado por um esguicho ou dois esguichos, considerando-se o comprimento da mangueira de incêndio através de seu trajeto real e desconsiderando-se o alcance do jato de água. Para dimensionamento deve ser considerado o uso simultâneo dos dois jatos de água mais desfavoráveis considerados nos cálculos. O local mais desfavorável considerado nos cálculos deve ser aquele que proporciona menor pressão dinâmica no esguicho.
V. No caso da de mais de um tipo de ocupação (ocupação mista) na edificação, o dimensionamento dos sistemas deve ser feito para cada tipo sistema individualmente ou dimensionado para o de maior risco. Cada sistema deve ser dimensionado de modo que as pressões dinâmicas nas entradas dos esguichos não ultrapassem o triplo daquela obtida no esguicho mais desfavoráveis. Recomenda-se que o sistema seja dimensionado de forma que a pressão máxima de trabalho não ultrapasse 100mca (1000kPa).
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Os objetivos do saneamento são: abastecimento de água; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos esgotos; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos - lixos; drenagem das águas pluviais; higiene dos locais de trabalho e de lazer, escolas e hospitais; higiene e saneamento dos alimentos; controle de artrópodes e de roedores (vetores de doenças); controle da poluição do solo, do ar e da água, poluição sonora e visual; saneamento em épocas de emergências.
II. A captação é o conjunto de estruturas e dispositivos construído ou montado junto ao manancial, para se efetuar a tomada de água destinada ao sistema de abastecimento. As obras de captação devem ser projetadas e construídas de forma a assegurar, em qualquer época do ano, condições de fácil entrada de água e, tanto quanto possível, da melhor qualidade encontrada no manancial escolhido. As obras de captação deverão ser implantadas, preferencialmente em trechos retilíneos do curso de água ou, quando em curva, junto à sua curvatura externa (margem côncava), onde a velocidade da água é maior.
III. Os reservatórios têm por finalidades: atendimento das variações do consumo; atendimento das demandas de emergência da cidade; melhoria e adequação das condições de pressão. Para definir a capacidade do reservatório de um sistema de distribuição, existem várias fórmulas e maneiras, porém na prática se adota 1/3 do consumo máximo diário. Um reservatório retangular em planta terá o menor comprimento de paredes se suas dimensões guardarem a relação x/y = 3/4. Um reservatório elevado será mais econômico se sua seção horizontal for circular. Os reservatórios cilíndricos têm dimensões econômicas, quando a relação entre a altura de água e o raio do reservatório estiver na proporção 1:1, ou h = R.
IV. A água no cenário urbano tem os seguintes destinos: o doméstico, quando a água é usada nas habitações e compreende as parcelas destinadas às finalidades higiênicas, alimentares, e à lavagem em geral; comercial e industrial variando de acordo com o tipo de estabelecimento; público que corresponde à parcela de água utilizada na irrigação de jardins, lavagem de ruas e passeios, nos edifícios públicos, alimentação de fontes, esguichos e chafarizes e demais equipamentos públicos.
V. A rede de distribuição é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, com a função de conduzir a água para os pontos de consumo. Nas redes de distribuição, têm-se dois tipos de condutos: principais e secundários. Os condutos principais, troncos ou mestres, são as canalizações de maior diâmetro, responsáveis pela alimentação dos condutos secundários. Efetuam o abastecimento de extensas áreas da cidade. Os condutos secundários, de menor diâmetro, são os que estão em imediato contato com os pontos de consumo ou ramais de entrada. A vazão de distribuição é calculada Q=PqK1K2/86400 "l/s"
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Betume é comumente definido como uma mistura de hidrocarbonetos solúvel no bissulfeto de carbonato. O asfalto é uma mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo de forma natural ou por destilação, cujo principal componente é o betume, podendo conter ainda outros materiais, como oxigênio, nitrogênio e enxofre, em pequenas porções. Alcatrão é uma designação genérica de um produto que contém hidrocarbonetos, que se obtém da queima ou destilação destrutiva do carvão, madeira etc.
II. Como mencionado acima tanto o asfalto quanto o alcatrão são materiais betuminosos, porque contêm betume e possuem propriedades muito parecidas.
III. Os agregados utilizados em revestimentos asfálticos de pavimentos podem ser de origem natural, artificial e reciclado. Os naturais incluem todas as fontes de ocorrência natural e são obtidos por processos convencionais de desmonte, escavação e dragagem em depósitos continentais, marinhos, estuários e rios.
IV. Os pavimentos são estruturas de múltiplas camadas, sendo o revestimento a camada que se destina a receber a carga dos veículos e mais diretamente a ação climática. Dentre as misturas usinadas podem ser subdivididas pela graduação dos agregados em densa, aberta e descontínua. A graduação descontínua se caracteriza por ter uma curva granulométrica com proporcionamento dos grãos de menores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos de dimensões intermediárias, completados por certa quantidade de finos, de forma a ter uma curva descontínua em certas peneiras.
V. A dosagem de uma mistura asfáltica tem consistido até hoje na escolha, por procedimentos experimentais, de um teor dito ótimo de ligante, a partir de uma faixa granulométrica predefinida. Durante a evolução dos procedimentos de dosagem, diversas formas de compactação de amostras vêm sendo desenvolvidas. Dependendo do sistema, as amostras podem ser quanto à forma, cilíndricas, trapezoidais ou retangulares e a compactação podem ser realizadas pelo impacto, amassamento, vibração ou rolagem.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Sub-base é a camada complementar à base, quando por circunstâncias técnicas ou econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. Segundo a regra geral, com exceção dos pavimentos de estruturas invertidas, o material constituinte da sub-base poderá ter características tecnológicas iguais as do reforço do subleito. Base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los. Revestimento é a camada, tanto quanto possível impermeável, que recebe diretamente a ação do trafego e destinada a melhorar a superfície de rolamento quanto às condições de conforto e segurança.
II. Base de macadame de cimento é uma base construída com agregados graúdos, cujos vazios são preenchidos por um material de granulometria mais fina. Base de macadame hidráulico é uma base ou sub-base constituída de uma ou mais camadas de pedra britada, de fragmentos entrosados entre si e material de enchimento. Base de macadame betuminoso consiste de camadas de agregados interligadas por pinturas de material betuminoso. Além das bases anteriormente citadas, as bases de solo estabilizado e brita graduada são exemplos de bases flexíveis. Quando o material do subleito ou da sub-base for composto de solo siltoso ou argiloso, com mais de 35% passando na peneira n° 200 (0,074mm), a base corre o risco de sofrer a penetração, de baixo para cima, desse material fino, comprometendo as funções do material de enchimento.
III. Um projeto de rodovia pode ter subdivisões inter-relacionadas conforme suas necessidades próprias, mas, de uma maneira geral, os projetos de engenharia são informalmente padronizados, compreendendo os seguintes estudos: de tráfego, de viabilidade técnica, hidrológicos, topográficos, geológicos e geotécnicos e ambientais. Posteriormente seguem-se os projetos: de terraplenagem, obras de arte correntes, drenagem, pavimentação, interseções, retornos e acessos, obras complementares, de sinalização, desapropriação, de instalações para operação a rodovia. Outros são os orçamentos, planos executivos e os documentos para licitação.
IV. Seção transversal é a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente em determinado ponto do eixo longitudinal. A seção transversal da via poderá ser em corte, aterro ou mista. As seções transversais são perpendiculares ao eixo, nas estacas inteiras, e indicam a linha do terreno natural e a seção projetada.
V. A plataforma consiste da parte da rodovia compreendida entre os limites externos dos passeios ou entre os pés de corte e cristas de aterro, incluindo todos os dispositivos necessários à drenagem da pista. A pista de rolamento é parcela da área pavimentada da plataforma, designada e projetada para a utilização pelos veículos em movimento contínuo. Os limites laterais da pista de rolamento são os bordos da pista. A faixa longitudinal da pista, designada e projetada para uma fila de veículos em movimento contínuo chama-se faixa de rolamento. Acostamento é a parcela da área da plataforma adjacente à pista de rolamento, objetivando permitir que veículos em início de processo de desgoverno retomem a direção correta, proporcionar aos veículos acidentados, com defeitos ou cujos motoristas fiquem incapacitados de continuar dirigindo, um local seguro para serem estacionados fora da trajetória dos demais veículos e estimular os motoristas a usar a largura total da faixa mais próxima do acostamento.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar aos fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.
II. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que por suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Esses cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas. Umas das leis tipicamente econômicas é a lei da oferta e da procura. A estrutura do mercado pode ser classificada em: monopólio; monopsónio; oligopólio; oligopsónio; concorrência perfeita; e concorrência monopolística. Um segundo ponto de estudo de microeconomia é a produção, o custo e a eficiência. A produção é um processo que usa insumos para criar produtos, destinados ao comércio ou ao consumo.
III. Pode-se definir engenharia econômica como o estudo que compreende os métodos, as técnicas e os princípios necessários para se tomar decisões entre alternativas de investimentos, relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, tanto de empresas, como de particulares ou de entidades do governo, indicando a mais econômica. O estudo de engenharia econômica envolve: um problema a resolver ou uma função a executar, como, por exemplo, o transporte de material dentro de um almoxarifado; diversas alternativas possíveis, por exemplo, transporte manual, por empilhadeira, por carrinhos ou ainda por correia transportadora; avaliação de cada alternativa, determinando as vantagens e desvantagens, tais como custo, eficiência, distância, volume transportado, etc.; comparação e escolha da melhor alternativa, sendo que, neste caso, devemos otimizar alternativas, ou seja, minimizar custos ou maximizar lucros.
IV. Os juros são a remuneração do capital. Representam o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado ou o ganho de dinheiro gerado pelo capital empregado num investimento. A especificação dos juros é feita pela taxa de juros, definida como a razão entre os juros que serão cobrados no fim do período e o capital inicialmente empregado. Taxas fixas são aquelas que não se alteram durante todo o prazo da operação financeira, mesmo que exista mais de um período de capitalização. Taxas prefixada quando determinada ou definida no ato da contratação. Taxas pós-fixadas, quando o valor efetivo do juro é calculado somente após o reajuste da base de cálculo.
V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se esses valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE) é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ≤ 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ≥ 0.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. O ensaio de tração é um dos ensaios mais utilizados na determinação das propriedades mecânicas da maioria dos materiais. No ensaio de tração, um corpo de prova com formas e dimensões padronizadas é submetido a uma força de tração uniaxial que tende a esticá-lo ou alongá-lo. O corpo de prova é fixado nas garras de uma máquina de ensaio que aplica esforços crescentes na sua direção axial. Durante o ensaio, são medidas a força e a deformação correspondente. A forma da curva tensão versus deformação tem a mesma forma da curva força versus alongamento. O ponto máximo nos dois casos está associado com o início da deformação localizada (não uniforme), denominada estricção.
II. O ensaio de dureza é provavelmente o ensaio mecânico mais frequentemente utilizado, tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisas. Existe mais de uma dezena de ensaios de dureza. Esses ensaios podem ser classificados, conforme a maneira com que o ensaio é realizado, em três tipos: por penetração. por choque e por risco. A propósito, a escala de dureza mais antiga é a escala Mohs, introduzida em 1822, e é baseada na capacidade de um material riscar o outro. A escala Brinell foi proposta em 1900 por J.A. Brinell. O ensaio consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D , sobre uma superfície plana por meio da aplicação de uma carga P.
III. Os tipos mais comuns de ensaio de impacto são: ensaio Charpy, ensaio Izod e ensaio de tração sob impacto. No ensaio Charpy, o corpo de prova é biapoiado horizontalmente e recebe o impacto de um pêndulo de peso especificado. O corpo de prova sofre uma flexão sob impacto e fratura com uma alta taxa de deformação. Na região próxima ao entalhe, aparece um estado triaxial de tensões. Este estado triaxial de tensões e a alta taxa de carregamento propiciam uma tendência para ocorrência de fratura frágil. A forma mais frágil de fratura em materiais é a clivagem.
IV. No ensaio de fadiga um corpo de prova ou componente é submetido a um carregamento constante: em alta temperatura, ele deforma-se plasticamente em centenas ou milhares de horas, mesmo que a carga seja menor que o limite de escoamento do material nesta temperatura. O ensaio de fadiga é realizado em temperaturas altas (e constante) e com uma tensão aplicada constante. No ensaio de fluência, mede-se o alongamento do corpo de prova em função do tempo.
V. A fluência ocorre, quando um material é submetido a carregamento cíclico. Em geral, quanto maior for o limite de resistência (determinado com auxílio de um ensaio de tração) do material maior será sua resistência. Por outro lado, quando um corpo de prova ou componente é submetido a esforços dinâmicos, repetidos ou flutuantes, o mesmo pode romper-se com uma carga muito inferior ao limite de resistência do material.
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS. Segundo Granato (2002), a corrosão das armaduras é uma das principais manifestações patológicas, responsáveis por enormes prejuízos. Como material de construção denso e resistente, pensa-se que o concreto armado tem uma duração ilimitada. No entanto, atualmente se constata um número crescente de estruturas prematuramente deterioradas por corrosão das armaduras de reforço. A corrosão das armaduras pode-se originar por uma ação química ou eletroquímica, resultando numa modificação do aço de forma contínua, até que todo o aço se transforme em ferrugem.
I. Corrosão química: A corrosão química ocorre pela dissolução da capa passivadora de corrosão, pelo ingresso (por meio externo) de íons de cloretos no concreto ou no caso de contaminação da massa do concreto, formando compostos de óxido de ferro (Fe2 O3).
II. Corrosão eletroquímica ou eletrolítica: Também denominada corrosão catódica ou simplesmente corrosão, ocorre em meio aquoso é o principal e mais sério processo de corrosão encontrado na construção civil. Nesse processo de corrosão, a armadura se transforma em óxidos e hidróxidos de ferro, de cor avermelhada, pulverulenta e porosa, denominada ferrugem.
III. Corrosão em espaços confinados: A corrosão em espaços confinados pode ocorrer, quando sobre a superfície do aço existe um espaço suficiente resguardado que evita o acesso contínuo de oxigênio, podendo criar zonas diferenciais de oxigênio que induzem à corrosão.
IV. Corrosão uniforme generalizada: A corrosão uniforme é o resultado de uma perda generalizada da película passiva, resultante da carbonatação do concreto ou a quantidade excessiva de íons cloretos. Também pode ocorrer por efeito de lixiviação de componentes alcalinos do concreto, devido à percolação de águas puras ou ligeiramente ácidas.
V. Corrosão galvânica: Esse tipo de corrosão pode-se dar, quando existem dois metais diferentes no meio eletrolítico. No aço do aço do concreto, essa situação se dará cada vez que em alguma zona se danifique, ou não se forma uma capa passivadora característica. Essa zona atuará como um ânodo, frente ao restante do material, em que permanece a passivação, o qual atuará como cátodo. Também se poderia apresentar quando o aço se encontra em contato com outros condutores mais nobres.
Estão corretas as afirmativas:
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