Questões de Engenharia Civil da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Em relação às camadas dos pavimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    As sub-bases são somente do tipo flexível.

  • B.

    As bases de macadame hidráulico são flexíveis.

  • C.

    Os revestimentos de paralelepípedos são rígidos.

  • D.

    As bases de solo tratado com aditivos cimentantes são semi-rígidas.

Em um projeto de drenagem urbana, os emissários deverão contar com poços de visitas para atender às seguintes situações:

  • A.

    Mudanças de declividade e a cada 75 m de trecho longo de 60mm de diâmetro.

  • B.

    Mudanças de direção e a cada 50 m de trecho longo de 40 mm de diâmetro.

  • C.

    Mudanças de diâmetro e a cada 100 m de trecho longo de 80 mm de diâmetro.

  • D.

    A cada 50 m de trecho longo de 40 mm de diâmetro e a cada 200 m de trecho longo de 80mm de diâmetro.

Em uma obra de pavimentação, a regularização, camada de espessura irregular construída sobre o sub-leito, deve ser executada sempre que possível em aterro, evitando que:

  • A.

    sejam executados cortes difíceis no material da "casca" já compactada pelo tráfego.

  • B.

    seja mantida uma camada já compactada naturalmente.

  • C.

    o equipamento de escarificação não atue sobre todas as camadas, inclusive as já compactadas.

  • D.

    a regularização dê à superfície características geométricas do pavimento acabado.

Na fase de planejamento técnico e econômico da construção, NÃO se deve obter:

  • A.

    orçamento detalhado da obra.

  • B.

    cronograma detalhado da obra.

  • C.

    relatórios para acompanhamento físico-financeiro.

  • D.

    especificações técnicas e de acabamentos da obra.

NÃO é uma etapa corretamente identificada do planejamento executivo de uma obra de engenharia civil:

  • A.

    Plano de ataque: com definição da época de início da construção.

  • B.

    Plano de execução: determinação da seqüência executiva, bem como sua quantificação por etapas.

  • C.

    Cronograma de utilização dos equipamentos: determinação da quantidade, do tipo e do período de ocupação dos diversos equipamentos necessários à execução dos serviços.

  • D.

    Dimensionamento do canteiro de obras e das instalações industriais: dimensionamento e elaboração do lay-out das instalações necessárias para a execução das obras.

NÃO se trata de uma forma de contratação de serviços de arquitetura devidamente comentada:

  • A.

    Preço global exige que o escopo e os produtos a serem gerados estejam claramente definidos.

  • B.

    Preço unitário é adotado quando não existe uma definição clara do escopo do serviço a ser realizado.

  • C.

    Preço global admite preço final fixo e inteiramente assumido pela prestadora do serviço.

  • D.

    Hora técnica ou tarifa é utilizada para os casos de atuação coletiva de qualquer grupo de profissionais.

Nas atividades de terraplenagem e escavação de rocha, um pedaço de rocha com diâmetro médio superior a 25 cm e inferior a 1 metro é chamado de:

  • A.

    matacão.

  • B.

    pedregulho.

  • C.

    bloco de rocha.

  • D.

    rocha alterada.

O defeito que exige reparo e conservação de revestimentos de paralelepípedos e blocos de concreto, segundo a seguinte seqüência de operações:

• remover as peças

• recompor o colchão de assentamento

• reassentar as peças

• comprimir as peças com placas vibratórias ou rolos compressores

• efetuar o rejuntamento

é classificado como:

  • A.

    rejuvenescimento.

  • B.

    perda de alinhamento.

  • C.

    superfície escorregadia.

  • D.

    ondulações e afundamentos.

O par "despesas de legalização do contrato e fianças bancárias ou cauções" de um contrato de prestação de serviços de arquitetura representa:

  • A.

    dois custos diretos.

  • B.

    dois custos indiretos.

  • C.

    um custo indireto e um custo direto.

  • D.

    um custo direto e um custo indireto.

O pavimento urbano deve atender à seguinte exigência:

  • A.

    Cor adequada.

  • B.

    Alta sonoridade.

  • C.

    Baixo coeficiente de atrito.

  • D.

    Alta resistência ao rolamento dos veículos.

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