Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a norma RDC 50 da ANVISA, em estabelecimentos assistenciais de saúde que utilizem rampas para pacientes, a largura mínima destas rampas deve ser:
3,5m
3,0m
2,5m
2,0m
1,5m
Com relação ao que preconiza a norma regulamentadora NR 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) para alojamentos em canteiro de obras, é correto afirmar que:
devem ter área mínima de 3,00 m2 por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação.
devem ter área de ventilação de no mínimo 1/6 da área do piso.
as camas devem ter dimensões mínimas de 0,60mpor 1,90 m.
devem ter fogão de 2 bocas para aquecimento das refeições.
devem ter pé-direito mínimo de 2,4 m.
Com relação às espessuras admissíveis de revestimentos (e) de paredes internas, a norma ABNT NBR 13749: 1996 (Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas Especificação) fixa os seguintes limitesemmilímetros:
15 25
10 25
10 30
5 20
5 25
De acordo com a norma ABNT NBR 5444: 1989 (Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais), o interruptor intermediário ou Four-Way é representado pelo seguinte símbolo:
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Edificações - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O comando ZOOM no AutoCAD permite ao usuário manipular a imagem que a tela virtual apresenta, aumentando, para ampliar os detalhes complexos ou diminuindo de modo significativo a visualização. A opção de ZOOM que apresenta o desenho inteiro na área gráfica, no maior tamanho possível, é o ZOOM:
REALTIME
EXTENTS
PREVIOUS
WINDOW
CENTER
Com relação ao preconizado pela norma ABNT NBR 8160: 1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário), é correto afirmar:
Os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, não devem ser superior a 5 m.
Todo desconector deve ter fecho hídrico com altura mínima de 10 cm.
A declividade mínima em tubulações com diâmetro nominal superior a 100 mm deve ser de 5%.
Os desvios, as mudanças de declividade e a junção de tubulações enterradas devem ser feitos mediante o emprego de caixas de inspeção ou poços de visitas.
O coletor predial deve ter diâmetro nominal mínimo de 150 mm.
De acordo com a norma ABNT NBR 12693: 2010 (Sistemas de proteção por extintor de incêndio), o fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade através do processo de pirólise, deixando resíduos, é de classe:
E
D
C
B
A
De acordo com a norma ABNT NBR 11682: 2009 (Estabilidade de encostas), no caso de estabilidade de muros de gravidade e de muros de flexão, o fator de segurança mínimo do deslizamento na base deve ser:
1,2
1,5
1,8
2,0
2,5
Com relação ao preconizado pela norma ABNT NBR 6118: 2007 (Projeto de estruturas de concreto Procedimento) para lajes nervuradas, é correto afirmar que:
a espessura das nervuras não deve ser inferior a 10 cm.
a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/20 da distância entre as nervuras.
não é permitido embutir tubulações horizontais na mesa das lajes.
para espaçamento entre eixos de nervuras maior que 110 cm, a mesa deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas, respeitandose os seus limites mínimos de espessura.
para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa.
De acordo com a Deliberação n° 800, de 08 de setembro de 1965, que institui novas normas de posturas municipais e dá outras providências, a exploração de pedreiras, cascalheiras, olarias e depósitos de areias e de saibros, depende de licença da Prefeitura. Esta licença será processada mediante apresentação de requerimento assinado pelo proprietário do solo ou pelo explorador. Deste requerimento deverá constar, entre outros, a planta da situação, com indicação do relevo do solo por meio de curvas de nível, contendo a delimitação exata da área a ser explorada com a localização das respectivas instalações e indicação das construções, logradouros, os mananciais e cursos d'água situados em torno da área a ser explorada, em uma faixa de largura de:
100 metros
200 metros
300 metros
400 metros
500 metros
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...