Questões de Engenharia Civil da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as configurações típicas de fissuras em alvenarias e as sobrecargas experimentadas.

 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 2 – 1 – 2 – 3.
  • B. 3 – 1 – 1 – 2.
  • C. 2 – 2 – 3 – 1.
  • D. 3 – 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 2 – 1 – 3.

A entrada de dados dinâmica no AutoCAD permite que os prompts e as dimensões sejam mostrados de forma dinâmica na geometria à medida que se intervém no desenho, seja criando ou editando. Analise as seguintes assertivas sobre o assunto:

I. O AutoCAD interage com o usuário pela linha de comandos e/ou pela interface dinâmica.

II. Todos os comandos podem ser acessados pelos menus e botões da Ribbon e alguns digitados.

III. Os comandos digitados vão para a linha de comandos ou para uma caixa ao lado do cursor na tela desde que a interface dinâmica esteja habilitada.

IV. Ao desenhar linhas, é possível entrar com novos valores de medidas de distâncias diretamente no cursor, os quais são imediatamente exibidos ao desenhar a geometria.

V. Há três tipos de entrada dinâmica: entrada de pontos para coordenadas, entrada de dimensionamento para valores de distância e entrada de dimensionamento para valores de ângulos.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas II e V.
  • B. Apenas I, III e IV.
  • C. Apenas II, III e IV.
  • D. Apenas I, II, IV e V.
  • E. I, II, III, IV e V.

A hidratação do cimento consiste em uma reação química entre a água e os compostos anidros para que se constitua um gel em torno destes. Em função da trabalhabilidade necessária, os concretos e argamassas normalmente são preparados com água em excesso, o que acentua o processo de retração, natural neste tipo de reação em um produto preparado com cimento, sendo de três tipos: retração química, retração de secagem e retração por carbonatação. Inúmeros fatores intervêm na retração de um produto à base de cimento, dentre as quais, a:

  • A. Quantidade de cimento adicionada à mistura: quanto menor o consumo de cimento, maior a retração.
  • B. Natureza do agregado: quanto menor o módulo de deformação do agregado, maior sua susceptibilidade à compressão e, portanto, maior a retração.
  • C. Quantidade de água na mistura: quanto menor a retração água/cimento, maior a retração de secagem.
  • D. Granulometria de agregados: quanto menor a granulometria dos agregados, maior será a quantidade necessária de cimento para recobri-los e, portanto, maior será a retração.
  • E. Composição química do cimento: quanto menor a quantidade de cloretos, como o CACl2, empregado como aditivo acelerador de pega, e álcalis, maior será a retração.

A cal hidratada é obtida pela reação entre a cal virgem, composta por óxidos de cálcio e de magnésio, com água, compondo-se uma combinação estável de hidróxidos de cálcio e de magnésio, elementos ideais para uso nas argamassas de assentamento e de revestimento. Assim, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Enquanto o cimento precisa de água para reagir e endurecer (cura), a cal hidratada reage com o CO2 do ar, transformando-se em carbonatos sólidos.

( ) A argamassa à base de cal hidratada pode ser feita para uso imediato, mas, quando é deixada em “descanso” (maturação de 16 a 24 horas), leva a maiores rendimentos, melhor liga e redução de microfissuras.

( ) A cal hidratada é um dos principais constituintes da argamassa, atribuindo-lhe elevado poder aglomerante, característica que o cimento não tem.

( ) A argamassa é uma mistura de cimento Portland, cal hidratada e água. A quantidade de cada um desses componentes é representada por uma proporção, ou “traço”, como 1:2:9, no qual o primeiro número representa o volume do cimento, o segundo o volume da cal e o terceiro o volume de água.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – F – V – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. F – V – V – F.
  • E. V – F – V – V.

É comum ao trabalho do perito criminal deparar-se com locais de desabamento, parcial ou total, de edificações imediatas a obras de escavação, em decorrência de empuxo ou tensões geradas no maciço de terra cuja condição de equilíbrio foi alterada. O perito engenheiro sabe que quando a escavação é _____________, surge a necessidade de se sustentar o talude vertical, cuja altura esteja ____________ da admissível sem escoramento. Comumente usam-se pranchas _____________ (longarinas), acomodadas a partir de certa altura, a contar do fundo. Essa altura deve ser sempre ____________ à metade daquela admissível sem escoramento. O intervalo, em altura, entre os eixos das pranchas tem de ser de 1m a 2m. Quando a tendência a desmoronamento é acentuada ou quando se interveem em solos _______________, faz-se necessário reduzir a distância entre pranchas tornando o escoramento contínuo de alto a baixo da escavação.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A. profunda – acima – horizontais – inferior – não coesivos
  • B. profunda – abaixo – verticais – superior – não coesivos
  • C. rasa – abaixo – horizontais – superior – coesivos
  • D. profunda – acima – verticais – inferior – coesivos
  • E. rasa – acima – horizontais – superior – não coesivos

Entende-se por fogo o resultado de uma reação química exotérmica autossustentada, envolvendo combustíveis (sólidos, líquidos e gasosos), comburente, que é o oxidante, luz e calor. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • A. Um incêndio tem início quando, em atmosfera com concentração de comburente suficiente, o calor, gerado pela fonte, aquece os vapores combustíveis até a temperatura de inflamação (flash point) evoluindo à temperatura de combustão (fire point), sendo que nesse ponto a combustão se mantém mesmo sem a presença da fonte de ignição.
  • B. Combustível, comburente e calor formam o tetraedro do fogo, que representa a interação entre esses três vértices e sua interdependência. Não há incêndio sem esses elementos em conjunto e em proporções estequiométricas.
  • C. O incêndio é uma reação química em cadeia, ou seja, uma reação cíclica que envolve combustível, comburente e uma energia de ativação, que se autoalimentará até que um destes for extinto: quando a concentração de oxigênio presente na atmosfera aumentar significativamente; quando a fonte de calor se esfriar; quando o combustível acabar.
  • D. Os combustíveis líquidos queimam diretamente: primeiro, transformam-se em vapor e, depois, queimam nesse estado como se fossem um gás.
  • E. A superfície dos combustíveis sólidos influencia a condição e propensão à queima, sendo uma condição importante para que um incêndio se desenvolva no tempo; assim, poeiras, com grande superfície de contato com o ar, devido à superfície ser imensamente maior por unidade do que o peso (baixíssima densidade), diminuem o risco de incêndio e explosão.

A perícia de engenharia foi acionada para levantamento de um local de incêndio. Chegando ao local dos fatos, o perito deparou-se com um parque de tanques de combustíveis onde ocorrera uma explosão vitimando dez pessoas, dentre elas, oito de forma fatal. O perito identificou, por exames no local e pela documentação apresentada, que houve intervenção de um soldador (uma das vítimas fatais) em um dos tanques combustíveis, que, apesar de encontrar-se vazio, não foi submetido à lavagem interna e medição para controle de explosividade de sua atmosfera antes da entrada do soldador. Sendo o perito do caso um especialista em explosões, seu laudo certamente NÃO apresentou que:

  • A. O incêndio foi desencadeado pela explosão decorrente da chama aberta em atmosfera em condições dentro da faixa de explosividade do combustível inicialmente armazenado no tanque.
  • B. A explosão envolveu combustão e liberação de calor, ocasionando um incêndio de grande magnitude em que a velocidade de propagação da chama foi elevada o suficiente de forma que combustível, comburente e calor reagissem instantaneamente.
  • C. A explosão causou, tanto pela onda de choque produzida como pela expansão dos gases, deformações de materiais, rupturas estruturais e, ainda, incêndios devido à propagação de chamas que frequentemente acompanham o fenômeno.
  • D. Há tanto misturas explosivas quanto substâncias puras, ambas suscetíveis à decomposição química em elevados volume, temperatura e pressão, à alta velocidade de propagação, quando sujeitas à energia de ativação, térmica, elétrica ou mecânica, classificadas, então, como térmicas, elétricas ou mecânicas. A explosão que se sucedeu foi, então, elétrica devido ao equipamento utilizado (solda elétrica).
  • E. O monitoramento diário das condições de armazenamento, o manuseio adequado e controlado, as condições locais seguras, sua disposição de acordo com as Normas e manutenção periódica são medidas preventivas fundamentais para se evitar acidentes envolvendo tanques de combustíveis.

Conhecendo-se a resistência dos materiais, a análise estrutural, dimensionamento e comportamento de estruturas de concreto armado, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O aço é mais elástico do que o concreto, pois seu Módulo de Elasticidade é maior do que o Módulo de Elasticidade do Concreto.

( ) O aço é utilizado na estrutura de pilares para que tenham seções menores do que se fossem constituídos exclusivamente de concreto simples.

( ) Ao se comprimir uma peça de concreto armado, tem-se uma redução de sua altura, que será igual tanto para o aço como para o concreto, já que são solidários, porém, as tensões no concreto são menores do que as tensões no aço.

( ) Pilares têm armadura em toda volta para que resistam a eventuais esforços de tração decorrentes da excentricidade das cargas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. F – V – V – V.
  • B. V – V – V – V.
  • C. V – F – F – V.
  • D. F – V – V – F.
  • E. V – F – F – F.

O resultado do estudo do custo das edificações nos fornece indicadores relacionados à geometria e à tipologia que nem sempre são intuitivos em uma primeira análise. Analise as assertivas abaixo considerando, quando aplicável, que a estrutura tem custo de material fixo por metro quadrado, independentemente do pavimento ou da forma deste:

I. Edificações com fundação direta (superficiais) têm sempre custo inferior à mesma edificação caso construída com fundação indireta (profunda), como estacas.

II. Para uma determinada área A, no pavimento tipo, um prédio alto, cuja projeção do pavimento seja uma elipse, tem custo de execução superior a um prédio de mesma área, só que com projeção circular.

III. Independentemente do sistema de isolamento térmico no último pavimento, sempre haverá retorno do investimento, baseado na economia de energia necessária para o condicionamento do local.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

No cálculo manual de uma laje retangular de concreto simplesmente apoiada nas quatro bordas e armada nos dois sentidos, para efeitos de dimensionamento dos apoios, é comum se dividir a carga em parcelas correspondentes a dois triângulos e a dois trapézios. Calculam-se suas áreas totais e multiplica-se pela carga por unidade de área e tem-se a reação dividindo a carga total pelo comprimento dos apoios. Sobre esse cálculo, assinale a alternativa correta.

  • A. Se a laje fosse engastada nos apoios, o cálculo da reação deveria ser feito de outra forma.
  • B. Esse cálculo conduz a um momento excessivo no menor vão da laje.
  • C. Esse cálculo, apesar de corriqueiro, é contra a segurança.
  • D. Deve-se calcular a reação simplesmente escolhendo os lados paralelos de apoio mais extensos.
  • E. Se for dada contraflecha antes da concretagem, as reações serão menores nos apoios.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...