Questões de Engenharia Civil da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Método de cálculo de iluminação de interiores que se baseia na ‘teoria de transferência de fluxo’ e só se justifica quando aplicado a instalações de alto padrão técnico, em que é exigida maior precisão de cálculos. Esta teoria estabelece que, se uma superfície ‘A’ emite ou reflete um fluxo de modo completamente difuso, parte deste fluxo é recebida por uma superfície ‘B’. A percentagem do fluxo total emitido por ‘A’ que é recebido por ‘B’ é chamada fator de forma de ‘B’ em relação a ‘A’. Um recinto a iluminar é constituído por paredes, teto e chão, que atuam como superfícies refletoras de fluxo emitido pela fonte luminosa.” O método de cálculo de iluminação descrito é

  • A. da carga máxima.
  • B. do ponto por ponto.
  • C. das cavidades zonais.
  • D. do ponto de iluminação.

Em relação às instalações de esgoto sanitário em nível inferior à via pública, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os efluentes devem ser reunidos em uma caixa coletora e, então, lançados aos pontos adequados por elevação mecânica.
  • B. Ralo sifonado e caixas sifonadas podem ligar-se diretamente à caixa coletora, bem como a uma ou mais caixas de inspeção e destas para a caixa coletora.
  • C. A caixa deve ter tampa hermética, impermeabilizada e ventilada por um tubo ventilador primário e independente, e de diâmetro igual ou maior que o recalque, ter o fundo inclinado de modo a permitir o esvaziamento completo. Sua capacidade deve ser calculada de modo a atender com folga aos aparelhos a ela ligados e a uma emergência.
  • D. As bombas deverão ser de baixa rotação e, especialmente, à prova de entupimento para águas servidas, massas e líquidos viscosos, e do tipo centrífugo ou ejetores a ar comprimido. Deve ser prevista, obrigatoriamente, uma unidade de reserva, pelo menos. O comando será automático por chave-boia e chave magnética e, ainda, é conveniente a instalação de um dispositivo de alarme que informe quando as bombas estiverem defeituosas.

Nos telhados empregam-se calhas que, conforme o detalhe do projeto de engenharia ou mesmo em áreas e pátios, recorre-se, às vezes, a canaletas abertas ou recobertas com grelhas, tampas de concreto armado ou ferro fundido. No dimensionamento das calhas podem ser calculadas as mesmas por meio de fórmulas da hidráulica de canais, ou usar tabelas e ábacos que, evidentemente, foram calculados por fórmulas a partir de hipóteses quanto à precipitação pluvial. O cálculo do dimensionamento das calhas pode ser realizado através do emprego de equações clássicas de hidráulica de canais, a saber: equação da continuidade, Chezy e Manning-Strickler, onde S = área molhada; V = velocidade de escoamento; R = raio hidráulico (razão entre a área molhada e o perímetro molhado); I = declividade (altura disponível dividida pelo comprimento da calha); n = coeficiente de rugosidade; C = coeficiente de Chezy. NÃO corresponde a nenhuma das equações clássicas:

  • A. Q = S x V.
  • B.
  • C.
  • D.

O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra. Esse estudo considera o movimento da água a partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo saturado de umidade ou impermeável, escoa pela sua superfície, formando, sucessivamente, as enxurradas ou torrentes, córregos, ribeirões, rios e lagos ou reservatórios de acumulação. No escoamento superficial, tem-se as grandezas características. De acordo com o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Bacia hidrográfica ou bacia de contribuição de uma seção de um curso de água: área geográfica coletora de água de chuva que, escoando pela superfície do solo, atinge a seção considerada.
  • B. Coeficiente de deflúvio: relação entre a quantidade total de água escoada pela seção e a quantidade total de água precipitada na bacia hidrográfica; pode referir-se a uma dada precipitação ou a todas as que ocorrerem em um determinado intervalo de tempo.
  • C. Tempo de concentração relativo a uma seção de um curso de água: intervalo de tempo contado a partir do início da precipitação para que toda a bacia hidrográfica correspondente passe a contribuir na seção em estudo. Corresponde à duração da trajetória da partícula de água que demore menos tempo para atingir a seção.
  • D. Frequência de uma vazão Q em uma seção de um curso de água: número de ocorrências da mesma em um dado intervalo de tempo. Nas aplicações práticas em hidrologia, a frequência é, em geral, expressa em termos de período de retorno ou período de ocorrência T, com o significado de que, na seção considerada, ocorrerão valores iguais ou superiores ao valor Q apenas uma vez a cada T anos.

Folhas finas de metal têm sido utilizadas para telhados desde tempos ancestrais e permanecem sendo um material popular para telhados até hoje. Elas são instaladas com a utilização de engenhosos sistemas de juntas e fixações para garantir impermeabilidade. Emendas entre as folhas devem ter um espaçamento pequeno o suficiente para segurar adequadamente as folhas contra arrancamento pelo vento e absorver a expansão e a contração entre as folhas em função das variações de temperatura. Essas emendas também criam fortes padrões visuais que podem ser manipulados pelo projetista para enfatizar as qualidades da forma do telhado. Um telhado de folhas metálicas tem um custo reativamente alto, mas, quando adequadamente instalado, pode se esperar que dure por muitas décadas. Vários tipos de metais podem ser utilizados na produção de telhados de folhas metálicas. Quanto aos tipos de metais e suas características, para telhados de folhas metálicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Chumbo é um metal duro, dificilmente conformado, de grande durabilidade, que oxida com o tempo, formando uma cor branca sem brilho. É também um material tóxico, que requer precauções especiais com relação à saúde durante sua manipulação.

( ) Cobre é um metal relativamente macio, que oxida gerando uma bonita cor azul esverdeada em um ar limpo e um preto austero em uma atmosfera industrial; vários tratamentos químicos podem ser utilizados para obter e preservar a cor desejada.

( ) O zinco apresenta grande durabilidade e é produzido com uma liga de zinco com pequenas quantidades de cobre e titânio para melhorar a trabalhabilidade. Normalmente envelhece formando uma cor cinza escura e também pode ser tratado de várias formas para alterar ou preservar sua aparência.

( ) Folhas de cobre revestido com chumbo são, algumas vezes, utilizadas para combinar a maior resistência do cobre com a cor cinza esbranquiçada do chumbo e para evitar o manchamento dos materiais das paredes por óxidos de cobre, que podem ocorrer com o escorrimento de água da chuva de telhados de cobre não revestidos.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, F.
  • B. V, V, F, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, V, V.

Quanto à origem e à classificação dos solos, há vários conceitos a respeito dos solos residuais, sedimentares e de formação orgânica. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Solos sedimentares (ou autóctones) são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (quando transportados pelo vento), coluvionares (quando transportados pela ação da gravidade) e glaciares (pelas geleiras). As texturas desses solos variam com o tipo de agente transportador e com a distância de transporte.

( ) Solos residuais (ou alotóctones) são os que permanecem no local da rocha de origem, observando-se uma gradual transição do solo até a rocha.

( ) Solos de formação orgânica são os de origem essencialmente orgânica, seja de natureza vegetal (plantas, raízes) ou animal (conchas).

( ) O massapê é um solo residual, não laterítico, de cor escura, muito fértil, apresentando comportamento peculiar do ponto de vista geotécnico.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. V, F, V, F.

Sobre a locação de obras, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A locação é a operação proporcionalmente direta do levantamento.
  • B. Na locação, também chamada de marcação, os dados foram elaborados no escritório através de um projeto.
  • C. No levantamento, também chamado de medição, o profissional vai ao terreno obter medidas de ângulos e distâncias para, no escritório, calcular e desenhar.
  • D. A locação pode ser efetuada usando-se os dois sistemas de coordenadas universais: os retangulares e os polares. Como regra geral, pode-se afirmar que as coordenadas retangulares (cartesianas) são melhores para locar alinhamentos e as polares (direção e distância) para locar pontos.

“É aplicado a uma família de aglomerantes de composição variada, obtidos pela calcinação de rochas calcárias que, natural ou artificialmente, contenham uma porção apreciável de materiais argilosos. O produto goza da propriedade de endurecer sob a água, embora, pela quantidade de hidróxido de cálcio que contém, sofra também a ação de endurecimento pela carbonatação proveniente da fixação de CO2 do ar.” A descrição anterior refere-se à:

  • A. Cal aérea.
  • B. Cal gorda.
  • C. Cal marga.
  • D. Cal hidráulica.

Para a construção de redes de esgotamento sanitário a escavação mecânica é tida como mais econômica. No entanto, em locais com interferências não muito bem delineadas, pode ser necessária a escavação manual. A escavação mecânica, neste caso, é mais difícil de se controlar e, às vezes, pode provocar a quebra ou destruição das outras redes interferentes. Para a escavação mecânica os equipamentos mais utilizados são, EXCETO:

  • A. Retroescavadeiras para profundidades de valas até 2,50 m.
  • B. Escavadeiras hidráulicas para profundidades de até 5,00 ou 6,00 metros.
  • C. Clamshell e pás carregadeiras para carga de material solto nos caminhões.
  • D. Draglines para raspagens em terrenos de grande consistência e fácil acesso.

São tipos de desinfecção de esgotos de efluentes das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s), EXCETO:

  • A. Desinfecção com cloro.
  • B. Desinfecção com ozônio.
  • C. Desinfecção com dióxido de cloro.
  • D. Desinfecção com permanganato de cloro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...