Questões de Engenharia Civil da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Para a drenagem provisória no canteiro de obras, deve-se verificar a necessidade da construção de valas com inclinação mínima para o escoamento rápido de águas pluviais e tomar o cuidado de mantê-las sempre desobstruídas. A inclinação mínima deve ser de

  • A. 0,25%.
  • B. 0,5%.
  • C. 1%.
  • D. 2%.
  • E. 3%.

De acordo com a classificação do grau de tratamento de esgotos em estações, relacione adequadamente as colunas. (Os números são usados mais de uma vez.)

 

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 2, 2, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2, 2.
  • C. 2, 1, 2, 2, 2.
  • D. 2, 1, 2, 1, 1.
  • E. 2, 2, 1, 1, 1.

Numa escavação, seja para simples drenagem ou outros fins, como, por exemplo, a colocação de tubulações enterradas, cuidados quanto a desmoronamentos devem ser tomados. O escoramento deve ser feito conforme o tipo de terreno e considerando as profundidades acima de

  • A. 1,25 m.
  • B. 1,75 m.
  • C. 2,25 m.
  • D. 2,75 m.
  • E. 3,25 m.

A sondagem de simples reconhecimento à percussão é conhecida como SPT, que significa

  • A. Standard Pierrot Test.
  • B. Spation Potetion Test.
  • C. Standard Potetion Test.
  • D. Spation Penetration Test.
  • E. Standard Penetration Test.

A relação entre a resistência no estado natural e a resistência no estado amolgado foi definida como sensitividade à argila, podendo ser expressa como:

  • A. Sensitividade = Resistência no estado indeformado / Resistência no estado amolgado.
  • B. Sensitividade = Resistência no estado amolgado / Resistência no estado indeformado.
  • C. Sensitividade = Resistência no estado amolgado x Resistência no estado indeformado.
  • D. Sensitividade = Resistência no estado amolgado + Resistência no estado indeformado.
  • E. Sensitividade = Resistência no estado amolgado – Resistência no estado indeformado.

Considerando 1.000 veículos em um período de 15 minutos, a taxa de fluxo equivalente horário será de 4.000 UCPs. A composição do tráfego pode ter diferentes veículos. Utilizando o conceito de Unidade Carro de Passeio (UCP), o volume pode ser expresso em veículos por hora (vph), tráfego misto, ou em unidades equivalentes (UCP) ao carro passeio, conforme tabela apresentada.

Assinale a alternativa que apresenta a equivalência, caso todos os veículos sejam ônibus ou bicicleta.

  • A. 1.000 ônibus e 1.000 bicicletas.
  • B. 1.778 ônibus e 1.778 bicicletas.
  • C. 1.778 ônibus e 20.000 bicicletas.
  • D. 20.000 ônibus e 1.778 bicicletas.
  • E. 20.000 ônibus e 20.000 bicicletas.

De acordo com os comandos mais usados no programa AUTOCAD, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Line: cria um segmento de reta, cada segmento pode ser editado separadamente.
  • B. Polyline: cria uma série de segmentos de retas conectados formando um só objeto.
  • C. Rectangle: cria um retângulo no qual é possível dimensionar no tamanho desejado.
  • D. Hatch: hachura de uma área aberta no projeto, não pode ser utilizado, por exemplo, no desenho de pisos azulejados, preenchimento de paredes etc.
  • E. Arc: cria um arco que pode ser definido a partir de três pontos ou de outros parâmetros, como, por exemplo, a localização do seu centro e o comprimento do raio.

Os sistemas de tráfego são baseados em três pilares que completam adequadamente a imagem a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que substituem correta e respectivamente as interrogações.

  • A. Fiscalização e punição.
  • B. Educação e pesquisas.
  • C. Educação e fiscalização.
  • D. Punição e policiamento.
  • E. Educação e aprendizado.

No projeto de drenagem urbana, os desenhos devem apresentar os seguintes itens, EXCETO:

  • A. Perfis.
  • B. Planilhas de cálculo.
  • C. Planta da bacia esgotada.
  • D. Planta da situação da rede.
  • E. Projeto de obras especiais e órgãos acessórios da rede.

Na definição da hierarquia de uma via predomina o reconhecimento do seu papel funcional (tipo de uso principal da via pelo tráfego). As características físicas da via devem ser adaptadas ao cumprimento de sua função (limitado pelas condições locais ao longo da via). A adequação das características físicas identifica categorias de via em cada nível funcional (expressas/semiexpressas, arteriais I e II etc.). Quais são os fatores que permitem estabelecer a hierarquia viária?

  • A. Controles de via, de parada e de tráfego.
  • B. Controles de via, de sinalização e de passagem.
  • C. Controles de destino, de parada e de passagem.
  • D. Controles de conduta, de parada e de passagem.
  • E. Frequência de interseções, controles de velocidade e de veículos pesados.
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