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Para os carregamentos abaixo representados, os gráficos A e B correspondem, respectivamente a:
Esforço Normal e Momento Fletor.
Esforço Normal e Esforço Cortante.
Esforço Cortante e Momento Fletor
Esforço Cortante e Esforço Normal.
Momento Fletor e Esforço Cortante.
Em relação à resistência dos materiais, é correto afirmar:
Tensão tangencial é tensão resultante da aplicação de uma força que atua perpendicular à seção transversal da peça.
Módulo de resiliência é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, se eleva o valor da tensão até o limite de proporcionalidade.
Tensão admissível é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, o valor da tensão se eleva até o limite de ruptura.Tensão admissível é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, o valor da tensão se eleva até o limite de ruptura.
Módulo de elasticidade representa o valor máximo da tensão abaixo da qual o material obedece à lei de Hooke.
Material frágil é aquele que apresenta grandes deformações antes de se romper, ao contrário do material dúctil.
Em relação aos requisitos e critérios de desempenho de uma estrutura, é INCORRETO afirmar:
Durabilidade: Sob as condições ambientais à época do projeto, quando submetida à manutenção/ conservação, a estrutura deve manter sua capacidade funcional durante sua vida útil.
Sob a ação de cargas gravitacionais, temperatura, vento, recalques de fundação (NBR 6122), os componentes estruturais não devem apresentar deslocamentos superiores aos preconizados em norma; nem fissuras com aberturas maiores que os limites da NBR 6118, NBR 9062, etc... ou abertura superior a 0,6 mm.
Quando submetida a impacto de corpo mole, a estrutura não deve sofrer ruptura ou transpassamento e nem causar danos aos componentes a eles acoplados.
O desempenho estrutural é garantido por meio da garantia da estabilidade e resistência estrutural, ou seja, do controle das deformações ou fissurações do sistema estrutural.
Como forma de avaliar o desempenho estrutural, o desaprumo da edificação não deve ser considerado junto à ação do vento, devendo-se observar o pior caso.
Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:
I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;
II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;
III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;
IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.
Estão corretos os itens:
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
I, II, III e IV
Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.
I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).
II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.
III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.
IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.
V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.
Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
As bases empregadas na construção da infraestrutura de um pavimento podem ser agrupadas em duas categorias. São elas: rígidas e flexíveis. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos tipos de bases rodoviárias:
A base de solo cimento consiste em uma base construída com agregados graúdos (ex.: brita), com vazios preenchidos por material granular mais fino.
A base de macadame hidráulico é uma camada composta por pedra britada e material de enchimento introduzido nos vazios, com auxílio de água.
A base de macadame betuminoso emprega o cimento portland como material aglutinante e de preenchimento de vazios.
O solo betume é um tipo de base estabilizado que emprega brita para a correção da granulométrica do solo, sem a adição de aglutinante.
A base de solo brita pode ser estabilizada de forma natural somente com a mistura granulométrica do solo, sem adição de material graúdo.
O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.
I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.
II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.
III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.
IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.
V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
Em um projeto de Arquitetura é especificada a taxa de ocupação que é a razão entre:
A área da projeção horizontal de uma edificação e a área total do terreno.
A área do pavimento térreo e a área total do terreno.
A área do maior dos subsolos e a área total do terreno.
A área total da edificação e a área total do terreno.
A área do pavimento tipo e a área total do terreno.
A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.
Uma base de solo cimento com coeficiente de equivalência estrutural (k) igual a 1,5, indica que 10 cm dessa base tem comportamento estrutural similar a 15 cm de base composta por material granular (base padrão k=1).
O dimensionamento do subleito rodoviário deve ter índice de suporte maior que 40 e CBR mínimo de 60, totalizando 100% de capacidade de suporte.
O número N é determinado somente como base no volume médio diário e os fatores de carga e eixo, sendo desnecessária a consideração de condições climáticas locais da obra rodoviária.
Hm e H20 compreendem, respectivamente, a espessura do pavimento acima da camada de base e a espessura total do pavimento, considerando um coeficiente de equivalência estrutural igual a 3.
O método do DNIT dispensa o uso de ábacos para o dimensionamento das camadas de pavimento, uma vez que usa combinações de inequações e coeficientes de equivalência estrutural para definir a espessura das camadas.
Atualmente, um importante fator a considerar nos projetos de edificações é a acessibilidade, cuja definição é:
Facilitação ao acesso e à inclusão, em toda e qualquer edificação, dos equipamentos básicos de conforto.
Facilitação do acesso às edificações, ao espaço, ao mobiliário e ao equipamento urbano para sua utilização com segurança e autonomia.
Garantia da facilitação do acesso aos bens básicos de consumo.
Possibilidade e condição de alcance de uma edificação digna para abrigo.
Possibilidade ou condição de alcance aos meios de locomoção na cidade.
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