Questões de Engenharia Civil da IF PI

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da IF PI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para os carregamentos abaixo representados, os gráficos A e B correspondem, respectivamente a:

  • A.

    Esforço Normal e Momento Fletor.

  • B.

    Esforço Normal e Esforço Cortante.

  • C.

    Esforço Cortante e Momento Fletor

  • D.

    Esforço Cortante e Esforço Normal.

  • E.

    Momento Fletor e Esforço Cortante.

Em relação à resistência dos materiais, é correto afirmar:

  • A.

    Tensão tangencial é tensão resultante da aplicação de uma força que atua perpendicular à seção transversal da peça.

  • B.

    Módulo de resiliência é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, se eleva o valor da tensão até o limite de proporcionalidade.

  • C.

    Tensão admissível é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, o valor da tensão se eleva até o limite de ruptura.Tensão admissível é a energia que o corpo armazena, por unidade de volume, quando, a partir do zero, o valor da tensão se eleva até o limite de ruptura.

  • D.

    Módulo de elasticidade representa o valor máximo da tensão abaixo da qual o material obedece à lei de Hooke.

  • E.

    Material frágil é aquele que apresenta grandes deformações antes de se romper, ao contrário do material dúctil.

Em relação aos requisitos e critérios de desempenho de uma estrutura, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Durabilidade: Sob as condições ambientais à época do projeto, quando submetida à manutenção/ conservação, a estrutura deve manter sua capacidade funcional durante sua vida útil.

  • B.

    Sob a ação de cargas gravitacionais, temperatura, vento, recalques de fundação (NBR 6122), os componentes estruturais não devem apresentar deslocamentos superiores aos preconizados em norma; nem fissuras com aberturas maiores que os limites da NBR 6118, NBR 9062, etc... ou abertura superior a 0,6 mm.

  • C.

    Quando submetida a impacto de corpo mole, a estrutura não deve sofrer ruptura ou transpassamento e nem causar danos aos componentes a eles acoplados.

  • D.

    O desempenho estrutural é garantido por meio da garantia da estabilidade e resistência estrutural, ou seja, do controle das deformações ou fissurações do sistema estrutural.

  • E.

    Como forma de avaliar o desempenho estrutural, o desaprumo da edificação não deve ser considerado junto à ação do vento, devendo-se observar o pior caso.

Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:

I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;

II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;

III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;

IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.

Estão corretos os itens:

  • A.

    II, III e IV

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    I, II e III

  • E.

    I, II, III e IV

Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.

I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).

II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.

III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.

IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.

V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.

Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e IV.

As bases empregadas na construção da infraestrutura de um pavimento podem ser agrupadas em duas categorias. São elas: rígidas e flexíveis. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos tipos de bases rodoviárias:

  • A.

    A base de solo cimento consiste em uma base construída com agregados graúdos (ex.: brita), com vazios preenchidos por material granular mais fino.

  • B.

    A base de macadame hidráulico é uma camada composta por pedra britada e material de enchimento introduzido nos vazios, com auxílio de água.

  • C.

    A base de macadame betuminoso emprega o cimento portland como material aglutinante e de preenchimento de vazios.

  • D.

    O solo betume é um tipo de base estabilizado que emprega brita para a correção da granulométrica do solo, sem a adição de aglutinante.

  • E.

    A base de solo brita pode ser estabilizada de forma natural somente com a mistura granulométrica do solo, sem adição de material graúdo.

O dimensionamento de um pavimento consiste em determinar as camadas do pavimento com capacidade de resistir às cargas do tráfego urbano sem a ocorrência de rupturas, deformações e desgastes significantes. Diante desse contexto, assinale SOMENTE a alternativa que enumera somente as afirmações corretas a respeito do dimensionamento de rodovias.

I O método de índice de grupo efetua o dimensionamento de pavimentos com base na granulométrica do solo e em índices físicos (LL, IP), sendo recomendado para o dimensionamento de projetos de rodovias de grande intensidade de tráfego.

II O número N empregado no dimensionamento de pavimentos é determinado com base no período de vida útil do projeto, no volume diário médio de tráfego e em fatores de carga, de eixo e climáticos.

III O fator de carga é usado para transformar o volume de tráfego veicular no número de passagens de eixos equivalentes.

IV O método usado pelo DNIT para o dimensionamento de pavimentos flexíveis determina a espessura das camadas, considerando o índice de suporte do subleito rodoviário, o número N do tráfego projetado e o coeficiente de equivalência estrutural dos materiais empregados.

V O método PCA dimensiona pavimentos rígidos como função do consumo da resistência à fadiga de placas de concreto submetidas à ação repetida de carga de tráfego durante a vida útil do pavimento.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e IV.

Em um projeto de Arquitetura é especificada a taxa de ocupação que é a razão entre:

  • A.

    A área da projeção horizontal de uma edificação e a área total do terreno.

  • B.

    A área do pavimento térreo e a área total do terreno.

  • C.

    A área do maior dos subsolos e a área total do terreno.

  • D.

    A área total da edificação e a área total do terreno.

  • E.

    A área do pavimento tipo e a área total do terreno.

A seguir são apresentadas afirmações a respeito do método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNER (atual DNIT). Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta a respeito desse método de dimensionamento de pavimento.

  • A.

    Uma base de solo cimento com coeficiente de equivalência estrutural (k) igual a 1,5, indica que 10 cm dessa base tem comportamento estrutural similar a 15 cm de base composta por material granular (base padrão – k=1).

  • B.

    O dimensionamento do subleito rodoviário deve ter índice de suporte maior que 40 e CBR mínimo de 60, totalizando 100% de capacidade de suporte.

  • C.

    O número N é determinado somente como base no volume médio diário e os fatores de carga e eixo, sendo desnecessária a consideração de condições climáticas locais da obra rodoviária.

  • D.

    Hm e H20 compreendem, respectivamente, a espessura do pavimento acima da camada de base e a espessura total do pavimento, considerando um coeficiente de equivalência estrutural igual a 3.

  • E.

    O método do DNIT dispensa o uso de ábacos para o dimensionamento das camadas de pavimento, uma vez que usa combinações de inequações e coeficientes de equivalência estrutural para definir a espessura das camadas.

Atualmente, um importante fator a considerar nos projetos de edificações é a acessibilidade, cuja definição é:

  • A.

    Facilitação ao acesso e à inclusão, em toda e qualquer edificação, dos equipamentos básicos de conforto.

  • B.

    Facilitação do acesso às edificações, ao espaço, ao mobiliário e ao equipamento urbano para sua utilização com segurança e autonomia.

  • C.

    Garantia da facilitação do acesso aos bens básicos de consumo.

  • D.

    Possibilidade e condição de alcance de uma edificação digna para abrigo.

  • E.

    Possibilidade ou condição de alcance aos meios de locomoção na cidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...