Questões de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)

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O nivelamento geométrico é realizado com nível de luneta e mira. Na caderneta a seguir referente a um nivelamento geométrico, a altitude do ponto 5 (cinco) e a leitura a ser efetuada em ponto P, de altitude 48,305 m, a partir da última estação do nível, são respectivamente:

  • A.

    49,476 e 0,972.

  • B.

    48,777 e 0,972.

  • C.

    48,777 e 0,028.

  • D.

    49,476 e - 0,972.

Em uma poligonal foi adotado como rumo inicial da linha 1-2, o valor de 0º 20' NE. Calculando-se o rumo dessa mesma linha no fechamento, resultou o valor de 0º 30' NW. O erro de fechamento angular é:

  • A.

    0º 50' no sentido anti-horário.

  • B.

    0º 10' no sentido horário.

  • C.

    0º 50' no sentido horário.

  • D.

    0º 10' no sentido anti-horário.

Dois pontos A e B estão afastados horizontalmente no terreno de 25,00 m e, possuem cotas 98,20 m e 99,20 m, respectivamente. Em uma planta planialtimétrica, em escala 1:1000 em que os dois pontos estão representados, a curva de nível correspondente a cota 99,00 m passa:

  • A.

    entre os pontos A e B, a uma distância gráfica de 2,0 cm do ponto B.

  • B.

    entre os pontos A e B, a uma distância gráfica de 2,0 cm do ponto A.

  • C.

    entre os pontos A e B, a uma distância gráfica de 5,0 cm do ponto B.

  • D.

    entre os pontos A e B, a uma distância gráfica de 0,5 cm do ponto A.

A planta de um levantamento topográfico foi confeccionada na escala 1:2000. O erro cometido ao determinar o comprimento de um objeto representado nesta planta, considerando-se a NBR 13.133, a qual estabelece a precisão gráfica ou erro de grafismo como sendo 0,2 mm é de:

  • A.

    40 cm.

  • B.

    2 m.

  • C.

    4 m.

  • D.

    4 cm .

A caderneta abaixo apresenta os ângulos medidos em uma poligonal topográfica. O azimute calculado da direção EF é:

  • A.

    233º 32' 00".

  • B.

    233º 42' 00".

  • C.

    332º 42' 00".

  • D.

    332º 32' 00".

As características dos agregados que devem ser levadas em conta nos serviços de pavimentação são:

  • A.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • B.

    Granulometria, forma, absorção de água, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limite de contração, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • C.

    Granulometria, forma, limite de liquidez, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

  • D.

    Granulometria, forma, índice de plasticidade, resistência ao choque e ao desgaste, durabilidade, limpeza, adesividade, massa específica aparente e densidade real e aparente do grão.

As etapas que compreendem os estudos geotécnicos para o projeto de pavimentação são:

  • A.

    Estudos do subleito e estudos de tráfego.

  • B.

    Estudos de tráfegos e estudos de impacto ambiental.

  • C.

    Estudos do subleito e estudos de ocorrência de materiais para pavimentação.

  • D.

    Estudos de impacto ambiental e estudos do subleito.

Os critérios adotados na classificação das emulsões asfálticas são:

  • A.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o tempo de cura e o percentual de gasolina nela contido.

  • B.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), o índice de penetração e o tempo de cura.

  • C.

    O índice de penetração, o tempo e cura e a carga elétrica das partículas.

  • D.

    A velocidade de ruptura (tempo de evaporação da água), a carga elétrica das partículas e o teor de asfalto nela contido.

Qual das alternativas abaixo apresenta os ligantes betuminosos adotados na imprimação?

  • A.

    Alcatrões.

  • B.

    Asfaltos diluídos de baixa viscosidade.

  • C.

    Emulsões asfálticas de cura lenta.

  • D.

    Emulsão asfálticas de cura rápida.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os materiais do subleito para serem utilizáveis em pavimentação devem apresentar que valores quanto ao CBR (ISC) e a expansão?

  • A.

    CBR 2% e expansão 2%

  • B.

    CBR 2% e expansão 3%

  • C.

    CBR 7% e expansão 2,5%

  • D.

    CBR  7% e expansão 3,0%

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