Questões de Engenharia Civil da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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A função da camada de ligação, também conhecida como binder, em um pavimento flexível com revestimento asfáltico, é

  • A. bloquear a penetração lateral das águas subsuperficiais existentes na estrutura do solo.
  • B. enrijecer a estrutura do pavimento, com o objetivo de atenuar significativamente as cargas transmitidas ao subleito.
  • C. garantir a drenagem das água subsuperficiais que penetrem na estrutura do pavimento pelas suas laterais.
  • D. proporcionar flexibilidade à estrutura do pavimento, por apresentar uma composição granulométrica mais aberta que a capa asfáltica.
  • E. proporcionar flexibilidade à estrutura do pavimento, por apresentar uma composição granulométrica mais fechada que a capa asfáltica.

A camada de sub-base, em um pavimento rígido de concreto de cimento portland, tem, entre outras, a finalidade de

  • A. complementar a atuação da base na dissipação de cargas para o subleito e garantir a drenagem, em relação à água infiltrada através do pavimento.
  • B. controlar a deformação do pavimento, de forma associada à base, evitando que esta apresente camadas espessas.
  • C. eliminar a possibilidade do bombeamento de solos finos e plásticos e incrementar a transferência de carga nas juntas.
  • D. substituir, de forma parcial, a camada de base, sendo essa substituição definida por um estudo econômico que avalia a disponibilidade de materiais de jazidas naturais para sua constituição.
  • E. funcionar como camada de bloqueio, evitando a ascensão de umidade do solo sob a forma de vapor.

As distâncias de transporte dos empréstimos e bota-foras devem ser consideradas

  • A. como a somatória dos percursos totais dos veículos, do ponto de extração ao ponto de depósito do material escavado.
  • B. como a distância em linha reta entre os centros de gravidade de extração e o centro de gravidade de depósito.
  • C. como a distância média percorrida pelos veículos de transporte de material.
  • D. de centro de gravidade de extração a centro de gravidade de depósito, considerando o percurso de ida e volta.
  • E. de centro de gravidade de extração a centro de gravidade de depósito, considerando apenas o percurso de ida.

A viga da figura a seguir está submetida a três cargas concentradas de 10 kN.

O momento fletor máximo na viga é

  • A. 30 kNm.
  • B. 60 kNm.
  • C. 90 kNm.
  • D. 105 kNm.
  • E. 135 kNm.

No manejo ambiental de obras de pavimentação asfáltica, entre os cuidados a serem considerados, está:

  • A. acionar os equipamentos de controle de poluição de ar imediatamente após o início de operação da usina de asfalto.
  • B. exigir do empreiteiro um programa de queimadas controladas, quando estas forem necessárias para a adequada exploração de uma jazida de agregados.
  • C. exigir a instalação de filtros para elementos particulados no misturador de asfalto.
  • D. no caso de aquisição de agregados, exigir a apresentação da licença ambiental de operação da pedreira/ areal, cuja cópia deve ser arquivada junto ao Livro de Ocorrências da Obra.
  • E. não permitir a instalação de usinas de asfalto a quente a uma distância inferior a 500 m, medidos a partir da base da chaminé, de residências, hospitais, clínicas, entre outros.

Um engenheiro civil foi contratado para dimensionar uma laje retangular maciça de concreto armado, com medidas de 8 m por 4 m, e que suporte veículos de peso total menor ou igual a 30 kN. Se suas extremidades forem apoiadas em vigas, e a taxa de armadura em relação ao volume de concreto for de 50 kg/m3, a quantidade mínima de aço a ser utilizada nessa laje é

  • A. 240 kg.
  • B. 195 kg.
  • C. 160 kg.
  • D. 128 kg.
  • E. 112 kg.

Em um empreendimento rodoviário, os impactos ambientais são analisados a partir

  • A. do impacto socioeconômico do empreendimento rodoviário.
  • B. da vida útil prevista para o empreendimento, considerado o tempo de atuação sobre o bioma em que se insere.
  • C. dos parâmetros geométricos da classe de rodovia que se pretende implantar.
  • D. dos volumes de terraplenagem estimados no anteprojeto da obra.
  • E. de dois atributos principais: magnitude e importância.

Para o dimensionamento de vigas de concreto armado são levados em consideração os seus níveis de deformação, denominados Estádios. No Estádio III de deformações,

  • A. o diagrama de tensão normal é linear ao longo da seção.
  • B. as fissuras de tração na flexão no concreto não são visíveis.
  • C. as tensões nas fibras mais comprimidas são proporcionais às deformações, correspondendo ao trecho linear do diagrama tensão-deformação do concreto.
  • D. o aço e o concreto trabalham juntos para resistir aos esforços de tração.
  • E. a fibra mais comprimida do concreto começa a escoar, atingindo a deformação específica de 3,5 ‰.

Um dos principais fatores que determinam a altura do trilho e seu peso linear é

  • A. a bitola adotada no projeto.
  • B. a carga por eixo da composição ferroviária.
  • C. a capacidade de suporte do lastro ferroviário.
  • D. o comportamento elástico do material constituinte do dormente.
  • E. a velocidade operacional da via.

Para o dimensionamento de estruturas de aço, o espaçamento entre parafusos que ligam uma chapa a um perfil ou a outra chapa, em contato contínuo, em elementos pintados ou não, sujeitos à corrosão, não pode exceder a ____________ vezes a espessura da parte ligada menos espessa, nem a __________ mm. Os valores que preenchem as lacunas são, respectivamente,

  • A. 18 ... 220
  • B. 24 ... 300
  • C. 12 ... 320
  • D. 15 ... 350
  • E. 20 ... 400
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