Lista completa de Questões de Engenharia de Pesca para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As pescarias artesanais de camarão marinho, na costa do estado do Pará, são realizadas nos estuários, reentrâncias e águas rasas próximas à costa, e sobre a questão é correto afirmar:
As operações de pesca são desenvolvidas com aparelhos de pesca móveis (zangaria) e com pequenas redes de arrasto de abertura fixa (puçá de arrasto) operadas mecanicamente.
As principais espécies capturadas são o camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis), o camarãobranco (Litopenaeus schmitti) e o camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri).
A intensidade de ocorrência das espécies independe do local, da época do ano e das variações de salinidade.
Pequenas embarcações, com comprimentos até 12 metros, e propulsão a motor são utilizadas para arrasto dos puçás.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Pargo (Lutjanus purpureus) é uma espécie nectônica demersal que habita áreas costeiras e oceânicas de fundos rochosos e/ou coralino. Sobre o pargo, é correto afirmar:
desova em águas rasas e os jovens habitam, exclusivamente, em águas profundas.
no continente americano é encontrado apenas no Norte e Nordeste do Brasil.
na costa Norte e Nordeste do Brasil pode ser capturado em profundidades que vão desde 25 metros até cerca de 300 metros.
no norte do Brasil, é capturado pelas empresas de pesca com espinheis verticais (pargueiras) e armadilhas tipo covos (manzuás), manejados com auxílio de guincho hidráulico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é uma espécie de peixe de grande importância para o estado do Pará. Sobre a piramutaba assinale a opção correta:
A pesca comercial ocorre apenas no estuário do rio Amazonas.
Piramutabas sexualmente maduras são encontradas, em freqüências relativamente altas, no município de Santarém, estado do Pará.
As piramutabas começam a desovar no seu primeiro ano de vida.
No estuário do rio Amazonas operam as frotas de pesca artesanal e industrial.
Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Nas condições propostas, é correto afirmar que o número de tanques-rede por hectare é muito elevado, podendo vir a causar eutroficação da água no local, o que comprometeria o sucesso do cultivo.Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A ração a ser usada apresenta um teor adequado de proteína, mas, para se garantir maior eficiência, a taxa de alimentação deveria ser elevada para 5% do peso vivo da biomassa por dia.Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
O período de quatro meses de engorda é muito curto para que as tilápias atinjam 700 g cada. Seria necessário um tempo mínimo de 6 meses para se atingir essa massa.Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Por tratar-se de peixe exótico, o cultivo de tilápias está proibido em algumas áreas no Brasil. Na região Nordeste, porém, não existem restrições ao seu cultivo.Um aqüicultor recebeu do governo federal autorização para implantar um projeto de cultivo de tilápias em tanques-rede ou gaiolas, em uma área de dois hectares, no açude Castanhão, no Ceará, considerado excelente para se desenvolver essa atividade. O aqüicultor pretende colocar, nessa área, 400 tanques-rede de 4 m3 cada. Seu objetivo é que cada tanque produza, a cada período de 4 meses, 500 kg de tilápias, cada uma pesando 700 g. Para isso, cada m3 de tanque será povoado com 200 alevinos de 50 g cada um, já prevista a mortalidade durante o processo de engorda. Os peixes receberão uma ração extrusada com 42% de proteína bruta, na base de 3% do peso vivo da biomassa por dia. As tilápias a serem utilizadas serão da variedade conhecida como chitralada ou tailandesa.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
A variedade tailandesa é uma versão melhorada da tilápiado- nilo (Oreochromis niloticus), hoje, uma das mais utilizadas em cultivos.Um agropecuarista resolveu implantar, em sua propriedade, um viveiro para piscicultura escavado em terra, sem revestimento, com uma área de 1 hectare de espelho d'água. Povoou o viveiro com 20.000 alevinos de carpa comum (Cyprinus carpio) e construiu, sobre o viveiro, uma pocilga, onde foram colocados 120 leitões para engorda. Nesse sistema de cultivo, denominado suinopiscicultura, o objetivo é engordar os peixes utilizando apenas as fezes dos porcos. A expectativa é que os peixes atinjam um peso individual médio de 700 g em um ano, partindo-se de alevinos com um peso médio de 2 g cada.
Por volta do nono mês do cultivo, verificou-se que as carpas não estavam mais se alimentando na área embaixo da pocilga, onde chegavam bolhas à superfície da água, além de mau cheiro. Observou-se também que os peixes freqüentemente se agrupavam na entrada de água do viveiro, buscando oxigênio.
Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista o desenvolvimento da suinopiscicultura no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Bolhas subindo à superfície da água na área embaixo da pocilga indicam a formação de gás sulfídrico, comum nas condições apresentadas e tóxico para os peixes.Um agropecuarista resolveu implantar, em sua propriedade, um viveiro para piscicultura escavado em terra, sem revestimento, com uma área de 1 hectare de espelho d'água. Povoou o viveiro com 20.000 alevinos de carpa comum (Cyprinus carpio) e construiu, sobre o viveiro, uma pocilga, onde foram colocados 120 leitões para engorda. Nesse sistema de cultivo, denominado suinopiscicultura, o objetivo é engordar os peixes utilizando apenas as fezes dos porcos. A expectativa é que os peixes atinjam um peso individual médio de 700 g em um ano, partindo-se de alevinos com um peso médio de 2 g cada.
Por volta do nono mês do cultivo, verificou-se que as carpas não estavam mais se alimentando na área embaixo da pocilga, onde chegavam bolhas à superfície da água, além de mau cheiro. Observou-se também que os peixes freqüentemente se agrupavam na entrada de água do viveiro, buscando oxigênio.
Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista o desenvolvimento da suinopiscicultura no Brasil, julgue os itens que se seguem.
As fezes frescas de suínos chegam a apresentar 40% dos ingredientes da ração não digeridos, os quais podem ser aproveitados pelos peixes.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...