Lista completa de Questões de Engenharia de Petróleo e Gás da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O preço internacional do barril de petróleo subiu 10% ao mês, em cada um dos dois primeiros meses do ano e caiu 10% ao mês em cada um dos dois meses seguintes. Ao fim desses quatro meses, o preço do barril de petróleo sofreu variação de, aproximadamente,
menos 4%.
menos 2%.
0%.
mais 2%.
mais 4%.
Suponha que o custo de produção de energia por kilowatt/hora seja uma função linear do custo do carvão, em centavos de dólar por milhão de Btu. Os resultados parciais a seguir foram obtidos a partir da produção de 12 moinhos.
Nesse modelo de regressão linear simples, o coeficiente de determinação que representa o quanto da variável dependente é explicada pela variável independente é
9/10
3/4
5/7
1/3
1/35
A partir desses dados , conclui-se que os resíduos do modelo
seguem o comportamento de um ruído branco.
não seguem o comportamento de um ruído branco, apresentando valor anormal no lag 6.
não seguem o comportamento de um ruído branco, apresentando valores anormais nos lags 6 e 10.
não seguem o comportamento de um ruído branco, apresentando valores anormais nos lags 6, 10 e 16.
não seguem o comportamento de um ruído branco, apresentando valores anormais nos lags 6, 7, 10 e 16.
A produção de etanol combustível no Brasil é feita predominantemente a partir da fermentação de matérias-primas sacaríneas, como o caldo de cana-de-açúcar e o melaço, que é um resíduo da fabricação de açúcar. Nos Estados Unidos, a matéria-prima mais empregada é o milho. Relacione as matérias-primas apresentadas na coluna da esquerda com a sua composição.
A relação correta é:
I S , II R , III P
I R , II Q , III P
I P , II Q , III S
I Q , II R , III S
I Q , II S , III P
Estão corretas APENAS as afirmações
I e II.
I e III.
II e III.
II e III.
III e IV.
No pré-tratamento de material lignocelulósico por via ácida empregando ácido sulfúrico, foram obtidos 100 m3 de hidrolisado rico em pentoses, cujo valor de pH era igual a 2,0. Visando a aproveitar este hidrolisado para a produção de etanol de segunda geração a partir da fermentação das pentoses, foi necessária a neutralização. Para tal, utilizou-se hidróxido de cálcio.
A partir dessas informações e assumindo que a acidez do hidrolisado foi decorrente exclusivamente da dissociação do ácido sulfúrico, qual foi a quantidade de hidróxido de cálcio utilizada na neutralização?
58 Kg
76 Kg
98 Kg
116 Kg
152 Kg
Na logística de distribuição de etanol combustível, é(são) utilizado(s) o(s) modal(ais)
rodoviário somente, independente das características do fluxo de distribuição.
dutoviário e rodoviário para longas distâncias, independente das características do fluxo de distribuição.
rodoviário e ferroviário, somente nos fluxos primários de distribuição.
aquaviário, apenas para a exportação.
aquaviário, dutoviário, rodoviário e ferroviário, dependendo da região do país e das características do fluxo de distribuição.
A cogeração de energia na produção de bioetanol no Brasil apresenta uma alta eficiência.
PORQUE
Na produção de bioetanol ocorre o aproveitamento da energia térmica que é utilizada nas etapas de separação de células provenientes do mosto fermentado e na retificação para a obtenção do álcool anidro.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Na produção de biodiesel por transesterificação, para cada 100 kg de óleo são obtidos 105 kg de biodiesel, para 100% de conversão do óleo. Uma determinada indústria produz mensalmente 10.080 toneladas de biodiesel a partir de óleo de soja, sendo atingida uma conversão na reação de transesterificação de 80% do óleo em relação à massa inicial adicionada ao reator. Considerando-se que a produtividade da soja e o teor de óleo no grão são de 2,5 toneladas/hectare e 20% em massa, respectivamente, a produção mensal apontada equivale a uma área plantada, em hectares, de, no mínimo,
24.000
30.000
36.000
48.000
60.000
De acordo com dados publicados no Anuário Estatístico da Agroenergia, a produção de bioetanol combustível no Brasil passou de cerca de 11 bilhões de litros (safra 2000- 2001) para cerca de 27 bilhões de litros (safra 2008-2009). Esse aumento expressivo da produção nesse período é atribuído à(ao)
demanda do mercado interno exclusivamente, impulsionada pelo aumento das vendas de carros flex fuel.
demanda do mercado interno, impulsionada pelo aumento das vendas de carros flex fuel e à demanda do mercado internacional.
alta expressiva do preço do etanol no mercado internacional.
queda expressiva do preço do açúcar, associada à forte alta do etanol no mercado internacional, havendo um maior direcionamento do uso da cana para a produção de etanol.
aumento do preço do etanol nos postos de combustíveis exclusivamente, havendo um maior direcionamento do uso da cana para a produção de etanol.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...