Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2012

Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma indústria manufatureira utiliza a filosofia de controle Just in Time no planejamento e no controle da produção. Nesse sentido, essa filosofia consiste em:

  • A.

    A produção de um produto é feita em grandes quantidades antes de se produzir outro tipo de produto, criando grande volume de produtos estocados.

  • B.

    As filas na linha de produção são geradas pelos materiais em processo.

  • C.

    O fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “empurrado” para o estágio seguinte.

  • D.

    O fluxo de produção é balanceado, e os tempos de setup são reduzidos.

  • E.

    Um grande número de fornecedores, vistos como concorrentes e que seguem regras de mercado, são utilizados.

Uma fábrica de motocicletas produz três modelos diferentes: MTL-750, MTP-250 e MTC-125. O modelo MTL-750 pode ser montado em 3 horas, o MTP-250, em duas horas, e o MTC-125, em 1,5 horas. A área de montagem da fábrica tem disponibilidade de 800 horas de pessoal de montagem por semana. A demanda para os três modelos obedece à proporção 2:3:2, respectivamente. O número de unidades produzidas por semana está entre

  • A.

    150 e 200

  • B.

    300 e 400

  • C.

    450 e 500

  • D.

    550 e 700

  • E.

    800 e 900

Uma gráfica tem uma linha de produção que opera 24 horas por dia e 5 dias por semana. Os registros para uma semana de produção mostram que foram perdidas 5 horas, devido à manutenção preventiva, e 2 horas para amostragens de qualidade. A proporção entre o volume de produção conseguido por uma operação em horas e a sua capacidade de projeto, também em horas, está compreendida entre

  • A.

    0,50 e 0,54

  • B.

    0,60 e 0,65

  • C.

    0,70 e 0,76

  • D.

    0,80 e 0,87

  • E.

    0,90 e 0,96

No arranjo físico por processo, os recursos transformadores similares são agrupados juntos na operação de produção. Uma das vantagens desse tipo de arranjo físico é ter o(a)

  • A.

    posicionamento das máquinas para a execução de todas as operações em uma peça

  • B.

    custo unitário baixo para grandes volumes de produção

  • C.

    item trabalhado em posição fixa

  • D.

    utilização baixa dos recursos

  • E.

    flexibilidade alta de mix de produtos

A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é uma filosofia de negócios, introduzida pelo Dr. Eliyahu M. Goldratt, baseada na aplicação de princípios científicos e de raciocínio lógico para orientar as organizações. Entre os princípios básicos da Teorias das Restrições, tratados como axiomas, cita-se a

  • A.

    utilidade

  • B.

    atratividade

  • C.

    consistência

  • D.

    lucratividade

  • E.

    inconstância

  • A.

    (5, 4)

  • B.

    (3, 6)

  • C.

    (4, 4)

  • D.

    (7, 5)

  • E.

    (2, 7)

O estudo dos objetivos empresariais, da gestão dos fluxos produtivos e da capacidade permitiu o desenvolvimento do OPT (Optimized Production Technology). Essa técnica de gestão da produção e operações tem o propósito de gerar mais dinheiro para a organização, através do correto gerenciamento dos materiais e dos recursos de produção. Como consequência, definiram-se diversos princípios do OPT. Todas as afirmativas em relação aos princípios do OPT apresentadas a seguir estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Balanceamento do fluxo e não da capacidade.

  • B.

    Programação de atividades e capacidade produtiva devem ser consideradas simultânea e não sequencialmente.

  • C.

    Gargalos na produção não só determinam o fluxo do sistema, mas também definem seus estoques.

  • D.

    Lotes de processamento devem ser fixos e invariáveis.

  • E.

    Uma hora ganha num recurso gargalo é uma hora ganha para o sistema global.

Um programa de marketing combina todos os elementos do mix de marketing em um programa integrado, desenvolvido para alcançar os objetivos de marketing da organização por meio de entrega de valor aos consumidores. Dessa forma, conclui-se que o mix de marketing é um conjunto das seguintes variáveis:

  • A.

    praça, preço, produto e promoção

  • B.

    qualidade, logística, variedade e venda

  • C.

    controle, planejamento e programação

  • D.

    cliente, empresa e mercado

  • E.

    cliente, custo e investimento

Determinada técnica, composta de um conjunto simples de simbologia, traça o fluxo de informações sobre clientes, funcionários, equipamentos ou materiais em um processo. Sua finalidade é colocar em evidência a origem, o processamento e o destino da informação e dos registros físicos. Essa técnica é conhecida como

  • A.

    matriz padronizada

  • B.

    diagrama de Ishikawa

  • C.

    plano mestre

  • D.

    organograma

  • E.

    fluxograma

  • A.

    criar, monitorar e informar.

  • B.

    chefiar, delegar e produzir.

  • C.

    empreender, controlar e negociar.

  • D.

    controlar, liderar, organizar e planejar.

  • E.

    orientar, escutar, encorajar e motivar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...