Questões de Engenharia de Software do ano 2020

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Considere a lista abaixo, elaborada durante um levantamento de requisitos na Assembleia Legislativa do Amapá, para um sistema hipotético de avaliações internas:


1. Registrar avaliação de colaborador por parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar, em uma única tela, a avaliação de todos os seus colaboradores.

2. Considerar Aspectos Legais: O sistema deve seguir orientações elencadas na Resolução 099/XXXX do Conselho Legislativo do Estado.

3. Registrar autoavaliação de parlamentar: O sistema deve permitir ao parlamentar sua autoavaliação em relação às disposições legais sob as quais atuou no período.

4. Atentar à Segurança: O sistema deve fornecer mecanismos de segurança e autenticação alinhados com os adotados pelo processo XPTO.

5. Impedir acesso direto ao processo XPTO: O sistema deverá mostrar ao usuário que existem formulários de avaliação a serem respondidos e dará a opção de respondê-los depois.


Adotando RFU para requisitos funcionais e RNF para não-funcionais, a classificação correta e respectiva da lista 1 a 5 acima é:

    A) RFU, RFU, RFU, RNF e RNF.

    B) RFU, RNF, RFU, RNF e RNF.

    C) RFU, RNF, RFU, RNF e RFU.

    D) RNF, RNF, RFU, RNF e RFU.

    E) RNF, RFU, RFU, RNF e RNF.

Considere o seguinte Diagrama de Fluxo de Dados:


Os elementos de 1 a 4 representam, correta e respectivamente,


    A) Processo, Relacionamento, Função e Entidade Fraca.

    B) Entidade Externa, Fluxo de Dados, Processo e Depósito de Dados.

    C) ntidade, Dependência, Dicionário de Dados e Depósito de Dados.

    D) Objeto, Fluxo de Dados, Classe e Subclasse.

    E) Classe, Objeto, Extensão e Estereótipo.

Em uma empresa de desenvolvimento de software, o arquiteto de solução é único e compartilhado entre todos os projetos que ela faz. Com isso, considerando que todos os projetos necessitam do arquiteto para auxiliar na validação dos modelos de dados e de software projetados, as atividades desse arquiteto devem ser planejadas conforme a disponibilidade desse recurso, sem exceder a carga horária da jornada de trabalho, podendo alterar o caminho crítico inicialmente traçado. Essa técnica é conhecida como

    A) nivelamento de recursos.

    B) estabilização de recursos.

    C) sobrecarga de recursos.

    D) espera.

    E) antecipação.

A Engenharia de Requisitos é um termo cunhado para descrever as atividades relacionadas à investigação e definição de escopo de um sistema de software, ou seja, trata-se do processo de descobrir, analisar, documentar e verificar as funções e restrições do sistema. Para auxiliar o levantamento de requisitos, existe um conjunto de técnicas de levantamento de dados que podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente, a depender das características do projeto. Assinale a alternativa que apresenta somente técnicas para descoberta de requisitos:

    A) Sprint; Caso de Uso; Etnografia.

    B) Entrevista; Caso de Uso; Etnografia.

    C) Sprint; Refatoração; Etnografia.

    D) JAD; Refatoração; Etnografia.

    E) Entrevista; JAD; Refatoração.

A Linguagem de Modelagem Unificada UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem padrão para a elaboração da estrutura de projetos de software. Também é muito utilizada para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software. Em outras palavras, na área de Engenharia de Software, a UML é uma linguagem de modelagem que permite representar um sistema de forma padronizada com intuito de facilitar a compreensão. Qual das alternativas listam apenas exemplos dos principais tipos de diagramas UML?

    A) Classe; Espiral; Sequência.

    B) Classe; Espiral; Iterativo-incremental.

    C) Classe; Caso de Uso; Sequência.

    D) Classe; Caso de Uso; Espiral.

    E) Classe; Caso de Uso; Iterativo-incremental.

O método ágil Extreme Programming ou XP é um dos métodos ágeis mais conhecidos. Sobre as características desse método, é correto afirmar:

    A) o planning game é uma reunião que ocorre a cada iteração com o objetivo de discutir o que foi feito na última iteração.

    B) o código fonte que será executado no ambiente de produção é desenvolvido em pares, sendo que o par se alterna nos papéis de condutor e navegador.

    C) é importante tentar prever o que o cliente deseja e executar antes mesmo de comunicá -lo, mostrando proatividade na resolução de possíveis problemas.

    D) o código fonte de cada página pertence a um membro da equipe. Qualquer alteração a ser realizada precisa ser informada ao respectivo membro.

O Scrum é um framework dentro do qual as pessoas podem tratar e resolver problemas de forma ágil. O coração do Scrum são suas sprints. Segundo o Scrum Guide, em um projeto que adota Scrum, a autoridade de cancelar uma sprint cabe ao

    A) Time scrum.

    B) Scrum Master.

    C) Product Owner.

    D) Team manager.

Uma ferramenta útil para desenvolvimento de um projeto em equipe é o controle de versão. Subversion é um sistema de controle de versão livre/open-source muito popular. Para submeter as alterações efetuadas em um projeto, o usuário deverá usar o comando

    A) svn copy

    B) svn update

    C) svn add

    D) svn commit

O git é um sistema de controle de versão muito utilizado em desenvolvimento de sistemas de software. Sobre o git, é correto afirmar:

    A) O comando git push é utilizado para envio das alterações confirmadas no diretório local para o repositório remoto.

    B) O comando git clone faz a cópia apenas dos arquivos, sendo as informações do repositório inicializadas como no comando git init.

    C) O comando git add faz a confirmação das alterações de forma definitiva.

    D) O comando git checkout faz uma atualização do diretório local com o diretório remoto.

Uma ferramenta útil para desenvolvimento de um projeto em equipe é o controle de versão. Subversion é um sistema de controle de versão livre/open-source muito popular. Para submeter as alterações efetuadas em um projeto, o usuário deverá usar o comando

    A) svn commit

    B) svn update

    C) svn add

    D) svn copy

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