Questões de Engenharia de Software do ano 2021

Lista completa de Questões de Engenharia de Software do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um diagrama de implantação UML, uma das formas de demonstrar que um artefato está contido em um nó é por meio de um relacionamento de dependência entre ambos. Essa dependência deve utilizar o estereótipo

    A) «deploy».

    B) «manifest».

    C) «realize».

    D) «entity».

    E) «extend».

No diagrama de classes UML, uma diferença entre associações do tipo agregação e composição é:

    A) a agregação é sempre uma associação binária, enquanto composições são N-árias, com N ? 3.

    B) a agregação designa uma associação entre classes em que um objeto-todo é complementado por informações contidas em objetos-parte, enquanto a composição designa uma especialização.

    C) na agregação, estabelece-se uma relação entre superclasse e subclasse, enquanto a composição designa uma associação entre classes em que um objeto-todo é complementado por informações contidas em objetos-parte.

    D) na agregação, tanto os objetos-todo quanto os objetos-parte são persistentes, enquanto na composição eles são não persistentes.

    E) na agregação, um objeto-parte pode existir sem um objeto-todo, enquanto na composição um objeto-parte deve estar sempre vinculado a um único objeto-todo.

Considere o seguinte diagrama de casos de uso UML:




Em relação à associação existente entre os casos de uso A e B, é correto afirmar que

    A) o caso de uso B é uma especialização do caso de uso A.

    B) o caso de uso B poderá ser chamado a partir de A mediante alguma condição.

    C) o caso de uso B é uma generalização do caso de uso A.

    D) a execução do caso de uso A obrigatoriamente implica na execução do caso de uso B.

    E) se trata de uma associação de casos de uso do tipo inclusão.

Ao modelar um processo com um Diagrama de Atividades, um analista de sistemas encontrou o seguinte caso: um pacote, ao chegar a um restaurante, é analisado (atividade A), quando se detecta se ele deve ser guardado na geladeira (atividade B) ou no armário (atividade C). Após guardado, o pacote deve ser pago (atividade D), e o estoque, atualizado (atividade E) — sendo estas duas atividades realizadas em paralelo —, encerrando-se o processo quando essas duas últimas atividades estiverem completas.
Qual a representação desse processo segundo um diagrama de atividades em UML?

    A)



    B)



    C)



    D)



    E)



O Guia Geral MPS de Software 2020, versão de maio de 2020, declara que o Processo de Engenharia de Requisitos tem por propósito definir, gerenciar e manter atualizados os requisitos das partes interessadas e do produto, garantindo que inconsistências entre os requisitos, os planos e os produtos de trabalho sejam identificadas e tratadas.
Além disso, tal guia explicita que, no Processo de Engenharia de Requisitos, é esperado que os requisitos sejam validados a partir do nível

    A) F

    B) B

    C) C

    D) D

    E) E

“O Scrum é um arcabouço que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.”
SCHWABER, K. ; SUTHERLAND, J. O Guia do Scrum, O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Nov. 2020. p 3. Adaptado.
Para cumprir seu objetivo, o Scrum se baseia em quatro eventos formais, contidos dentro de um evento de maior duração: a Sprint.
Tais eventos formais implementam os três pilares empíricos do Scrum, que são

    A) compromisso, abertura e adaptação

    B) respeito, coragem e foco

    C) respeito, inspeção e adaptação

    D) transparência, compromisso e respeito

    E) transparência, inspeção e adaptação

Para levantar os requisitos de um novo projeto, foram realizadas entrevistas individuais com as partes interessadas para determinar o verdadeiro problema a ser resolvido. Após determinar qual era o problema, não ficou claro qual seria a solução necessária, e tanto a equipe quanto as partes interessadas concordaram que seria importante utilizar uma técnica de criatividade adequada para desenvolver requisitos inovadores.
Foi escolhida a técnica conhecida como “Six Thinking Hats”, ou “Seis Chapéus do Pensamento”, ou, ainda, “Técnica dos Seis Chapéus”, que apresenta, entre outras vantagens, a possibilidade de

    A) identificação antecipada de riscos e de contramedidas que possam ser desenvolvidas.

    B) persuasão de partes interessadas, que podem estar muito convencidas de sua própria opinião.

    C) coleção de muitas ideias de forma colaborativa, em uma pequena quantidade de tempo.

    D) obtenção de informações operacionais que não podem ser expressadas facilmente.

    E) uso de analogias para facilitar o tratamento do problema sem o viés cognitivo trazido pelas opiniões pessoais sobre o futuro da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...