Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As redes Wi-Max (padrão IEEE 802.16)
proporcionam um serviço de melhor esforço do tipo oferecido em redes IP, por não suportarem QoS.
servem como backbone para pontos de acesso de redes WLAN (IEEE 802.11), não permitindo que terminais móveis (notebooks, terminais celulares, etc) possam conectá-las diretamente.
preveem a utilização da modulação BPSK para compensar o efeito de multipercurso e desvanecimento do sinal.
proporcionam cobertura a assinantes que não têm visada direta quando operam no modo mesh.
utilizam, na sua camada física, a transmissão do tipo Frequency Hopping (Salto de Frequência) para mitigar o efeito de desvanecimento de multipercurso.
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
40 e 80
40 e 20
20 e 80
20 e 40
20 e 20
O protocolo do padrão IEEE 802.16 (com visada), publicado em abril de 2002, pelo IEEE, visava ao desenvolvimento de um padrão para redes metropolitanas sem fio, em banda larga (WMAN Wireless Metropolitan Área Network) para faixa de frequência entre 10 e 66 GHz. Esse padrão
apresenta a subcamada de convergência de serviços específicos em sua camada de enlace de dados, que define a interface para camada de rede, oferecendo suporte a protocolos baseado em pacotes, e ao ATM.
apresenta quatro classes de serviço, em sua subcamada MAC, porém nenhuma delas destinada à taxa de bits constante, utilizada para transmissão de voz não compactada, por exemplo.
apresenta o padrão OFDM como uma das opções em sua camada física, de forma a evitar a utilização de um esquema de modulação adaptativa.
opera apenas nas bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) não licenciadas, sendo um dos fatores responsáveis por sua grande disseminação.
suporta apenas a alocação de banda através da duplexação por divisão de tempo (TDD), não suportando a alocação por divisão de frequência (FDD).
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
conversor Buck
conversor Boost
conversor Flyback
conversor CC-CA
regulador de tensão
Em relação ao padrão IEEE 802.16a, utilizado na faixa de 2 a 11 GHz, afirma-se que
utiliza a modulação OFDM, com 64 subportadoras, como uma das especificações possíveis de sua interface aérea, permitindo apenas comunicação com linha de visada (LOS) através dessa modulação.
suporta apenas topologia em malha em sua implementação, não sendo possível a implementação de uma topologia ponto-multiponto.
permite apenas a implementação de larguras de canais fixos de 20, 25 e 28 MHz, não atendendo a requisições de canais variáveis.
implementa a modulação setorizada, não permitindo, assim, o suporte a sistema de antenas inteligentes e a codificação para correção de erro.
permite a modulação de portadora única, como uma das especificações possíveis para a sua interface aérea, implementando um esquema de modulação adaptativa similar ao padrão IEEE 802.16 na faixa de 10-66 GHz.
Engenharia de Telecomunicações - Eletrônica analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Sobre dispositivos semicondutores de potência, considere as afirmativas a seguir.
I - O diodo e o SCR são dispositivos que são capazes de conduzir corrente em apenas um sentido e bloquear a condução no sentido oposto.
II - Ao contrário do diodo, o SCR pode ser operado como uma chave, onde a tensão de porta permite comandar a abertura e o fechamento da chave.
III - Assim como um SCR, um DIAC funciona como uma chave comandada por um sinal aplicado ao terminal de porta, sendo capaz de conduzir nos dois sentidos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Atualmente, roteadores vêm sendo utilizados em redes de computadores padrão Wireless, operando com as seguintes características:
Frequência de operação de 2,4 e/ou 5 MHz;
Método de transmissão MIMO/OFDM;
Taxas típicas de transmissão de 150 a 300 Mbps.
Esse padrão é conhecido como
IEEE-802.11a
IEEE-802.11g
IEEE-802.11n
IEEE-802.12g
IEEE-802.12n
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Alguns sistemas de telecomunicações atuais empregam um esquema de modulação adaptativo, no qual a técnica de modulação utilizada depende das condições do canal no instante da transmissão. Considere que, em um dado intervalo de tempo, o canal se encontra extremamente ruidoso. O tipo de modulação digital que deve ser escolhido para a transmissão nesse intervalo, por apresentar maior robustez ao efeito do ruído, é
BPSK
QPSK
QAM-16
QAM-32
QAM-64
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Seja W [Hz] a largura de banda de um canal de transmissão que não apresenta distorção em sua faixa de passagem. Empregando-se a modulação 4-ASK para transmitir mensagens através desse canal de comunicação, a máxima velocidade de transmissão, expressa em bits por segundo (bps), que teoricamente pode ser atingida sem provocar o efeito de interferência entre símbolos, é igual a
W
2 W
3 W
4 W
5 W
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A constelação de uma modulação digital é uma representação do sinal modulado muito empregada para calcular parâmetros importantes de um sistema de transmissão, sobretudo de sistemas cujo canal é modelado por Ruído Aditivo Gaussiano Branco (AWGN). Energia média de símbolo, probabilidades de erro de bit e de símbolo e distância mínima da constelação são alguns desses parâmetros. Aumentando-se a distância mínima da modulação M-PSK, mantendo-se a variância do ruído no receptor,
aumenta-se a eficiência espectral.
aumenta-se a probabilidade de erro de símbolo.
reduz-se a eficiência espectral.
reduz-se a probabilidade de erro de símbolo.
reduz-se a energia média de símbolo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...