Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Telecomunicações - Redes IP - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos protocolos usados em redes de comunicação, julgue os itens subsequentes.
Os protocolos TCP/IP (transmission control protocol/Internet protocol) podem ser utilizados em qualquer estrutura de rede, tal como nas redes ethernet, token-ring, FDDI, PPP, ATM, X.25 e frame relay. O protocolo IP, que corresponde à camada 3 do modelo OSI, tem a função de prover o endereço e o roteamento. O protocolo TCP (camada 4 do modelo OSI) é responsável por estabelecer e gerenciar a conexão e por garantir o transporte da informação de forma confiável.
Learning, Listening, Forwarding e Blocking.
Listening, Learning, Forwarding e Blocking.
Listening, Forwarding, Learning e Blocking.
Blocking, Listening, Learning e Forwarding.
Blocking, Learning, Listening e Forwarding.
O padrão IEEE 802.11 permite que os quadros transmitidos possam ser fragmentados em partes menores, diminuindo assim o efeito do ruído presente no canal sobre a transmissão de dados e aumentando a probabilidade de se obter sucesso na transmissão. A respeito dessa fragmentação, afirma-se que
após a confirmação do recebimento de um fragmento pela estação receptora, será definido um intervalo de tempo entre quadros (interframe space time) denominado DIFS (DCF interframe spacing), após o qual, apenas a estação transmissora estará habilitada a utilizar o canal para dar prosseguimento à transmissão.
a estação transmissora, após a transmissão de um fragmento, aguarda um CTS (Clear to Send) enviado pela estação receptora, confirmando o recebimento do mesmo, para iniciar a transmissão do próximo fragmento.
existe, no quadro de dados transmitidos, espaço disponível para informar à estação receptora se haverá ou não fragmentos posteriores e, também, a numeração do fragmento e do quadro ao qual ele pertence.
ocorrendo erro na transmissão de um fragmento, o quadro inteiro, ao qual ele pertence, deve ser retransmitido pela estação transmissora.
o tamanho do fragmento foi fixado pelo padrão IEEE 802.11, não podendo ser alterado pela estação base que controla uma determinada célula.
Quanto ao padrão IEEE 802.11g, afirma-se que
opera na mesma faixa de frequência que o padrão IEEE 802.11a.
utiliza a modulação OFDM, similar à utilizada pelo padrão IEEE 802.11b.
mantém compatibilidade de comunicação com os equipamentos dos padrões IEEE 802.11a e IEEE 802.11b.
apresenta, como técnica de transmissão permitida em sua camada física, tanto o DSSS (espalhamento espectral por sequência direta) com sequência Barker, quanto o DSSS com código CCK (complemantary code keying).
utiliza em sua subcamada MAC um protocolo CSMA/CD, não empregando a detecção de canal virtual.
As capacidades teóricas de transmissão por canal, em Mbps, dos padrões Wi-Fi IEEE 802.11a, IEEE 802.11b e IEEE 802.11g, são, respectivamente,
2 , 11 e 54
2 , 54 e 54
11 , 11 e 54
11 , 54 e 54
54 , 11 e 54
Os sistemas Wi-Fi dividem o espectro em canais de frequência, permitindo que múltiplos Pontos de Acesso operem próximos sem provocar interferência mútua. Considerando-se equipamentos Wi-Fi fabricados seguindo as normas norte-americanas, a quantidade máxima de Pontos de Acessos que podem operar no padrão IEEE 802.11g, sem provocar interferência mútua, é
2
3
4
5
6
As redes Wi-Max (padrão IEEE 802.16)
proporcionam um serviço de melhor esforço do tipo oferecido em redes IP, por não suportarem QoS.
servem como backbone para pontos de acesso de redes WLAN (IEEE 802.11), não permitindo que terminais móveis (notebooks, terminais celulares, etc) possam conectá-las diretamente.
preveem a utilização da modulação BPSK para compensar o efeito de multipercurso e desvanecimento do sinal.
proporcionam cobertura a assinantes que não têm visada direta quando operam no modo mesh.
utilizam, na sua camada física, a transmissão do tipo Frequency Hopping (Salto de Frequência) para mitigar o efeito de desvanecimento de multipercurso.
O protocolo do padrão IEEE 802.16 (com visada), publicado em abril de 2002, pelo IEEE, visava ao desenvolvimento de um padrão para redes metropolitanas sem fio, em banda larga (WMAN Wireless Metropolitan Área Network) para faixa de frequência entre 10 e 66 GHz. Esse padrão
apresenta a subcamada de convergência de serviços específicos em sua camada de enlace de dados, que define a interface para camada de rede, oferecendo suporte a protocolos baseado em pacotes, e ao ATM.
apresenta quatro classes de serviço, em sua subcamada MAC, porém nenhuma delas destinada à taxa de bits constante, utilizada para transmissão de voz não compactada, por exemplo.
apresenta o padrão OFDM como uma das opções em sua camada física, de forma a evitar a utilização de um esquema de modulação adaptativa.
opera apenas nas bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) não licenciadas, sendo um dos fatores responsáveis por sua grande disseminação.
suporta apenas a alocação de banda através da duplexação por divisão de tempo (TDD), não suportando a alocação por divisão de frequência (FDD).
Em relação ao padrão IEEE 802.16a, utilizado na faixa de 2 a 11 GHz, afirma-se que
utiliza a modulação OFDM, com 64 subportadoras, como uma das especificações possíveis de sua interface aérea, permitindo apenas comunicação com linha de visada (LOS) através dessa modulação.
suporta apenas topologia em malha em sua implementação, não sendo possível a implementação de uma topologia ponto-multiponto.
permite apenas a implementação de larguras de canais fixos de 20, 25 e 28 MHz, não atendendo a requisições de canais variáveis.
implementa a modulação setorizada, não permitindo, assim, o suporte a sistema de antenas inteligentes e a codificação para correção de erro.
permite a modulação de portadora única, como uma das especificações possíveis para a sua interface aérea, implementando um esquema de modulação adaptativa similar ao padrão IEEE 802.16 na faixa de 10-66 GHz.
Atualmente, roteadores vêm sendo utilizados em redes de computadores padrão Wireless, operando com as seguintes características:
Frequência de operação de 2,4 e/ou 5 MHz;
Método de transmissão MIMO/OFDM;
Taxas típicas de transmissão de 150 a 300 Mbps.
Esse padrão é conhecido como
IEEE-802.11a
IEEE-802.11g
IEEE-802.11n
IEEE-802.12g
IEEE-802.12n
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...