Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Telecomunicações - Propagação nas diferentes faixas de frequencias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A respeito de propagação de ondas eletromagnéticas na faixa de radiofrequência, julgue o próximo item. Em sistemas de comunicação móvel em áreas urbanas, desvanecimento em pequena escala consiste em pequenas variações da intensidade média do sinal para certa distância de separação entre o transmissor e o receptor, ao passo que desvanecimento em grande escala consiste em flutuações bruscas da amplitude do sinal recebido pelo terminal móvel em deslocamentos de distâncias muito curtas (ou em curtos intervalos de tempo).
Engenharia de Telecomunicações - Interferência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da coexistência de serviços e técnicas de mitigação de interferências, julgue os itens de 57 a 60. No caso de interferências prejudiciais causadas por emissões indesejáveis de estações base dos serviços de comunicação que operam na faixa de 700 MHz sobre a recepção do sinal do SBTVD por meio de antena externa, uma das técnicas de mitigação é a instalação de filtros adicionais na saída do transmissor da estação base para que haja melhoria do ACLR (adjacent channel leakage ratio).
Engenharia de Telecomunicações - Interferência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da coexistência de serviços e técnicas de mitigação de interferências, julgue os itens de 57 a 60. No contexto da implantação, no Brasil, dos sistemas de comunicação que operam na faixa de 700 MHz, é possível que ocorram interferências prejudiciais geradas pelos transmissores do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), como saturação na recepção das estações móveis, das estações base, das estações nodais ou das estações repetidoras de serviços de radiocomunicações.
Engenharia de Telecomunicações - Interferência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da coexistência de serviços e técnicas de mitigação de interferências, julgue os itens de 57 a 60. No caso de variações abruptas do sinal emitido pelos sistemas de comunicação que operam na faixa de 700 MHz, os receptores do SBTVD poderão estar sujeitos à degradação da recepção do sinal de TV motivada pelo comportamento instável de seu controle automático de ganho.
Engenharia de Telecomunicações - Interferência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca da coexistência de serviços e técnicas de mitigação de interferências, julgue os itens de 57 a 60. A técnica de redução da potência de transmissão da estação do SBTVD consiste em utilizar a potência mínima necessária para a prestação do serviço de TV digital de maneira adequada. Essa é uma das alternativas disponíveis para mitigação da interferência, como, por exemplo, no caso de estações do SBTVD causarem a saturação do receptor da estação base do sistema de comunicação que opera na faixa de 700 MHz.
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Uma maneira de aumentar a robustez de um sistema de comunicação digital é pelo uso de técnicas de espalhamento espectral, que podem ser divididas em dois grandes grupos: DS (direct sequence), usada em redes Wi-Fi, padrão IEEE 802.11a; e FH (frequency hopping), usada no sistema LTE. No método DS, o espectro do sinal é espalhado de um fator igual à relação entre a taxa de bits e a taxa de chips; no outro método, o espalhamento é comparativamente menor, pois os saltos em frequência não fazem uso de sequências pseudoaleatórias.
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Considere que duas mensagens analógicas de mesma largura de banda sejam transmitidas com a utilização de QAM e que haja um desvio na fase das portadoras locais no demodulador síncrono em relação à portadora do transmissor. Nesse caso, ocorrerá o surgimento de crosstalk entre os canais modulados em fase e em quadratura, que pode ser eliminado mediante a aplicação de um filtro passa-baixas.
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Em um sistema de transmissão digital que emprega modulação delta adaptativa, altera-se de maneira dinâmica o passo de quantização utilizado: reduz-se o passo de quantização para mitigar o ruído de sobrecarga e aumenta-se o passo de quantização para combater os efeitos do ruído granular.
Engenharia de Telecomunicações - Multiplexação e múltiplo acesso - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Um acesso DAMA (demand-assigned multiple access) pode ser combinado com técnicas de multiplexação FDMA (frequency-division multiple access) e TDMA (time-division multiple access). Comparados ao acesso FAMA (fixed-assigned multiple access), os sistemas DAMA são mais eficientes quando o tráfego apresenta características de transmissão em rajada (bursts).
Engenharia de Telecomunicações - Transmissão e Recepção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue os seguintes itens. Codificadores de voz paramétricos, tais como os fundamentados em CELP (code-excited linear prediction), permitem uma redução significativa na taxa de transmissão quando comparados com codificadores por forma de onda, como os baseados na Lei-A. Essa característica é explorada por diferentes sistemas de comunicação, incluindo-se os que fazem uso de VoIP (voice over IP).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...