Questões de Engenharia de Telecomunicações da COPESE / UFPI

Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações da COPESE / UFPI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, a “era de ouro” do rádio acontece nos anos 1940, sendo caracterizada pela oferta de uma programação voltada especialmente para o entretenimento e informação, na qual predominavam os programas de auditórios, radionovelas, radiojornais e programas humorísticos. Sobre os programas veiculados pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro na fase de apogeu do rádio brasileiro frente ao público ouvinte, é CORRETO afirmar:

    A) A primeira radionovela transmitida pela emissora, “Em busca da felicidade”, não fez sucesso por se tratar de uma novela cubana.

    B) O “Repórter Esso”, com seu slogan “Testemunha ocular da história”, foi um dos radiojornais que dava em primeira mão as principais notícias do Brasil e do mundo e que não teve sucesso porque a maioria da população ainda era analfabeta.

    C) O programa humorístico “Balança mas não cai” alcançou altos índices de audiência e apresentava uma crônica do cotidiano dos moradores de um edifício.

    D) Os programas de calouros foram insignificantes para a promoção dos cantores e para a assinatura de contrato de calouro com uma emissora de rádio.

    E) Os programas de auditório, que criaram e alimentaram o fenômeno dos fãs-clubes, não influenciavam a carreira dos cantores e das cantoras da rádio, que possuíam contratos firmados com as emissoras e altos salários.

A instalação da radiodifusão no Brasil é considerada por um grupo de autores como sendo no ano de 1923, com a inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Na fase de implantação da radiodifusão brasileira, é INCORRETO afirmar que o rádio

    A) possuía um cunho nitidamente erudito, educativo, cultural e altruísta.

    B) nascia como meio de comunicação de massa e não da elite.

    C) surgiu como um empreendimento de intelectuais e cientistas.

    D) oferecia uma programação voltada para transmissão de ópera, recitais de poesias, concertos, palestras culturais.

    E) era um empreendimento não comercial de grupos aficionados do rádio que utilizava o meio para diversão dos membros daquelas “sociedades” ou “clubes”.

A cobertura da localidade outorgada de emissoras de Radiodifusão é fiscalizada pela ANATEL. Sendo assim, o local e/ou as dependências de instalação de uma Estação Transmissora de emissora de radiodifusão sonora regulamentada pela ANATEL deve(rão):

    A) Ser instaladas em local que assegure o atendimento dos requisitos mínimos de cobertura da localidade de outorga, estabelecidos nas correspondentes normas técnicas dos serviços.

    B) Ser constituídos somente dos equipamentos de transmissão necessários para assegurar a prestação do serviço correspondente.

    C) Ser instaladas em qualquer localidade por motivos de ordem técnica, visando a melhor atender aos equipamentos de transmissão e aos respectivos sistemas irradiantes.

    D) Ter dimensões suficientes para, dentro das normas de boa engenharia, abrigar todos os equipamentos dispensáveis e serem dotadas de todas as instalações necessárias para adequadas condições de trabalho do pessoal que ali exerce suas atividades.

    E) Ter o sistema irradiante instalado em qualquer local sem que tenha a obrigatoriedade de analisar as possibilidades de interferências do sistema proposto sobre o serviço de estações de radiodifusão instaladas ou com sua instalação autorizada.

O “Repórter Esso” foi criado em 1941, no Brasil, tendo como patrocinadora a empresa norte-americana Standard Oil of New Jersey, produção da United Press Associations e supervisionado pela McCann-Erickson Corporation. Em 1968, o jornal foi extinto deixando um grande legado para a história do jornalismo brasileiro. Considerado um dos marcos do radiojornalismo brasileiro, o “Repórter Esso” contribuiu para

    A) a introdução no Brasil de um modelo de texto longo, adjetivado, opinativo, apresentando um noticiário denso e estruturado.

    B) o desenvolvimento de uma linguagem jornalística de cunho popular, parcial e vibrante.

    C) a promoção de noções de edição que sugeria a distribuição das notícias excepcionalmente locais e nacionais.

    D) a criação de uma rotina de produção voltada apenas para leitura ao microfone das notícias dos jornais impressos.

    E) a implantação da síntese noticiosa, transmitida com pontualidade, o texto sucinto, direto, vibrante.

Por radiodiofusão entende-se a “transmissão de ondas de radiofrequência que, por sua vez, são moduladas e se propagam eletromagneticamente através do espaço”. Já por Radiocomunicação entende-se:

    A) Recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas.

    B) Transmissão de radiofrequência, que é modulada eletromagneticamente e que se propaga por meio de antenas de retransmissão.

    C) Emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção.

    D) Possibilidade de retransmitir sinais à distância com a utilização de antenas e fios.

    E) Sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, composto basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita.

“Uma nova ameaça surgiu com a disseminação das emissoras FM nos anos 1970. Muitos acreditavam que a novidade levaria ao fim do AM no Brasil. Mais uma vez, a bolsa de apostas falhou. [...] Uma nova ameaça surgiu no início do século XXI com o crescimento da Internet. A crise que se avizinhava levou a um dos mais prestigiados jornalistas, Heródoto Barbeiro (2001), a dizer que o meio só teria permanência ao migrar para a Internet, porque fora dela pouca comunicação existiria no mundo” (BIANCO, 2016, p. 37). Sobre o impacto da chegada da Internet para o rádio, é INCORRETO afirmar:

    A) O rádio encontrou na internet um meio para expandir seu alcance e reconquistar sua audiência.

    B) Significou a conquista de novas possibilidades de interação com o público e a diversificação das formas de entrega de produtos e serviços.

    C) O rádio entra no ambiente de convergência que molda a comunicação contemporânea.

    D) O rádio entra na era multimídia sem experimentar novas linguagens e softwares.

    E) O rádio entra na era multimídia ampliando seu poder de penetração e ao mesmo tempo experimenta novas linguagens.

“A ANATEL poderá, a qualquer época, determinar a interrupção imediata do funcionamento da emissora quando estiver causando interferências prejudiciais a outros serviços autorizados, ou for constatada na instalação da emissora, situação que possa causar riscos à vida humana” (RESOLUÇÃO Nº 67, de 12 de novembro de 1998). Uma vez identificadas pela ANATEL interferências prejudiciais a outros serviços autorizados por uma emissora,

    A) a interrupção vigorará até que seja corrigida a situação que a motivou.

    B) a emissora perde a outorga de funcionamento completamente.

    C) a emissora é multada.

    D) a interrupção vigorará até que seja paga multa e corrigida a situação que a motivou.

    E) a emissora tem um prazo de 24 horas para corrigir a(s) causa(s) da(s) interferência(s) prejudicial(is) a outros serviços autorizados.

A modalidade de serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM) opera com modulação em frequência na faixa de:

    A) 80 KHz a 160 KHz.

    B) 50 MHz a 108 MHz.

    C) 87,8 MHz a 108 MHz

    D) 80 MHz a 107 MHz.

    E) 87,8 KHz a 108 KHz.

No Piauí a radiodifusão surgiu com a implantação dos serviços de alto-falantes espalhados pela cidade. Somente em 1938 foi implantada a primeira emissora de rádio no estado. Assinale a opção que corresponde à cidade onde foi criada essa emissora.

    A) Parnaíba.

    B) Teresina.

    C) Altos.

    D) Campo Maior.

    E) Floriano.

A primeira transmissão de uma emissora de rádio no Brasil, deu-se em 7 de setembro de 1922 pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette-Pinto. O fato que marcou esse evento histórico foi:

    A) O discurso de abertura da exposição internacional do centenário da independência do Brasil pelo presidente Epitácio Pessoa.

    B) A notícia, pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro, da fundação da rádio Clube de Pernambuco, transmitida a partir de um estúdio improvisado na ponte d’Uchoa em Recife.

    C) Um programa de auditório transmitido para rádios receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

    D) A ópera “O guarani” transmitida pela rádio Sociedade do Rio de Janeiro para alto falantes instalados na exposição do centenário da independência.

    E) Uma rádio-novela transmitida pela radio Sociedade do Rio de Janeiro, na inauguração de seus transmissores e de sua antena instalada no morro do corcovado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...