Lista completa de Questões de Engenharia de Tráfego do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia de Tráfego - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Assinale a alternativa que contém apenas as marcas viárias com poder de regulamentação.
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Assinale a alternativa que apresenta a atribuição cuja competência é exclusiva dos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição.
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As contagens volumétricas visam determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por um ou vários pontos selecionados do sistema viário, numa determinada unidade de tempo e classificam- se em: globais, direcionais e classificatórias. Para o cálculo de capacidade, determinação de intervalos de sinais, justificação de controles de trânsito, estudos de acidentes, previsão de faixas adicionais e projeto geométrico de interseções, deve(m)-se utilizar
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Para a elaboração de um projeto de geometria de interseção, está correta a seguinte informação:
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Sobre a implantação de sinalização semafórica de regulamentação, está correta a seguinte afirmação:
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A figura a seguir representa um gabarito de raio mínimo para um veículo de projeto com máquina tratora e reboque.
A área necessária para atender ao deslocamento do veículo está compreendida entre a trajetória descrita pelo
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As distâncias básicas de visibilidade que devem ser consideradas no projeto de uma via são as distâncias de visibilidade de parada, as de tomada de decisão, as de ultrapassagem e aquelas a serem respeitadas nas interseções e são determinadas através da fórmula geral:
A velocidade a ser utilizada nos cálculos é a velocidade
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Os detalhes dos levantamentos topográficos para projetos viários devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução. O tipo de levantamento topográfico utilizado para fins licitatórios é o levantamento
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Dos gatilhos que deflagram intervenções de restauração de pavimentos, estão os defeitos que se desenvolvem pelo arrancamento do material da camada de revestimento de um pavimento, com origem dentro ou próximo desta camada. Esses defeitos superficiais são denominados
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Os itens I e II são características de níveis de serviços para vias urbanas.
I. Nível de serviço em que ocorre a queda de velocidade média devido aos atrasos e conflitos entre veículos nas interseções, porém com 70% da velocidade de fluxo livre e onde os motoristas não sofrem incômodos operacionais.
II. Nível de serviço aproximando-se no fluxo instável. Velocidade média cai para 40% da velocidade de fluxo livre. Atrasos nas interseções tornam-se grandes.
Assinale a alternativa que corresponde à caracterização dos níveis de serviço dos itens I e II respectivamente.
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